O Evangelho que foi escrito por
Marcos
1
Marcos 1:1-8
TEMA: As boas notícias sobre Jesus o Messias, o Filho de Deus, começaram quando João, o batizador, anunciou a chegada de Jesus conforme foi profetizado.
1-2 As boas notícias sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, começam exatamente como o profeta Isaías profetizou, quando ele escreveu aquilo que Deus disse a seu Filho. Ele escreveu assim, “Escutem, vou mandar meu mensageiro adiante de você; e, bem como as pessoas preparam o caminho para uma pessoa importante, ele vai preparar as pessoas para que estejam prontas receber você. Ele vai chamar às pessoas que vão aonde ele está no deserto, ‘Como as pessoas preparam o caminho para um oficial importante, preparem-se para receber o Senhor, e como as pessoas endireitam as veredas para um oficial importante, aprontem-se para a chegada Dele’ ”. João, que as pessoas chamavam o Batizador, aquele mensageiro vaticinado/dito anteriormente por Isaías, saiu para o deserto e pregava que, para Deus perdoar os pecados delas, as pessoas precisavam se arrepender antes de serem batizadas. Um bom número de pessoas que moravam na cidade de Jerusalém e em outras partes do distrito da Judeia foram ao deserto, onde João estava. Ali essas pessoas confessavam as coisas ruins que tinham feito, e João as batizava no Rio Jordão. Bem como o profeta Elias tinha feito, João vestia roupas rudes feitas de pelo de camelo; usava cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel. Ele pregava:
- Daqui a pouco vai vir um homem muito importante; comparado com ele, eu não sou nada. Nem mereço ser escravo dele, ajoelhando-me para descalçar as sandálias dele. Eu passo água em vocês quando batizo, mas Ele vai pôr seu Espírito Santo dentro de vocês.
Marcos 1.9-13
TEMA: Deus mostrou que Jesus era Filho de Deus pela vinda do Espírito Santo sobre ele, pela própria declaração dele mesmo (Deus Pai), pela sua tentação às mãos de Satanás e pelos cuidados dos anjos por ele.
Durante aquele tempo, quando João estava pregando, Jesus veio da vila de Nazaré, no distrito da Galileia. Ele foi aonde João estava pregando e foi batizado por João no Rio Jordão. 10 Imediatamente depois que Jesus saiu da água, ele viu que Deus tinha aberto o céu e que o Espírito de Deus vinha sobre ele em forma de pomba. 11 E Deus falou com ele do céu, dizendo: -
Você é meu Filho que muito amo; estou bem contente com você.
12 E imediatamente o Espírito de Deus mandou Jesus ao deserto. 13 Ali ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias e morava entre os animais selvagens. Mas os anjos cuidavam dele.
Marcos 1:14-15
TEMA: Depois que João foi preso, Jesus veio pregando as boas notícias que vieram de Deus.
14 Depois que os soldados prenderam o João porque ele tinha ralhado com o Rei Herodes por causa do pecado deste, Jesus foi ao distrito da Galileia. Então ele pregava as boas notícias que vieram de Deus. 15 Ele dizia:
- que o momento escolhido por Deus acaba de chegar, e está chegando o momento quando Deus vai reinar supremo, arrependam-se e creiam nas boas notícias para não serem rejeitados por Deus!
Marcos 1:16-20
TEMA: Jesus mostrou sua autoridade quando chamou quatro homens e eles o seguiram imediatamente.
16 Ao caminhar Jesus pelo Lago Galileia, viu dois homens, Simão e seu irmão menor André. Eles estavam jogando suas redes de pescar no lago, pois eles ganhavam dinheiro pela pesca e a venda de peixes.
17 Então Jesus disse a eles:
- Bem como vocês costumavam pegar peixes, venham comigo e eu farei vocês pregadores para que essas pessoas também possam ser meus discípulos.
18 Imediatamente, eles largaram o trabalho com as redes e acompanharam Jesus. 19 Depois de andarem um pouco mais, Jesus viu outros homens; dois deles eram Tiago e seu irmão menor João, os quais eram filhos de Zebedeu. Eles estavam num barco, consertando suas redes.
20 E imediatamente, ele chamou os dois para irem com ele. Eles deixavam seu pai Zebedeu, que ficou no barco com os empregados, e se foram com Jesus.
Marcos 1.21-28
TEMA: As pessoas ficavam admiradas por causa de Jesus expulsar um demônio de um homem.
21 Jesus e os discípulos chegaram na vila de Cafarnaum. No próximo sábado, após entrar na sinagoga, Jesus começou a ensinar as pessoas ali reunidas. 22 Elas se admiravam do ensino dele, pois ensinava com autoridade; especificamente, ele não ensinava somente o que os outros ensinavam, como os professores da lei que Deus tinha dado a Moisés.
23 De repente, enquanto ele ensinava, apareceu na sinagoga um homem dominado por um espírito mau. O homem gritou:
24 – Jesus, que vem da vila de Nazaré, nós não temos nada em comum. Portanto, não mexa conosco, os espíritos maus! Não nos destrua ainda! Sei quem é você. Sei que você é o Santo que vem de Deus.
25 Jesus repreendeu o espírito mau, dizendo: -
Fique calado! Saia desse homem!
26 O espírito mau sacudiu o homem; gritou em voz alta, e depois saiu do homem e do local. 27 Todas as pessoas ali reunidas ficaram espantadas, e passaram a falar entre si, dizendo: -
É incrível! Ele ensina de uma maneira nova e com autoridade; não somente faz coisas milagrosas como também manda nos espíritos maus e eles lhe obedecem!
28 As pessoas contaram imediatamente a muitos outros, por todo o distrito da Galileia, o que Jesus tinha feito.
Marcos 1.29-31
TEMA: Jesus curou a sogra de Pedro.
29 Depois de saírem da sinagoga, Jesus, Simão e André, em companhia de Tiago e João, foram logo para casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama porque tinha febre. Alguém informou Jesus da doença dela. 31 Ele foi ter com ela e a levantou pela mão. Ela ficou boa da febre na hora, e passou a servir uma refeição a eles.
Marcos 1.32-34
TEMA: Jesus curou muitas pessoas e expulsou muitos espíritos maus da gente.
32 À tardinha, depois do pôr-do-sol, algumas pessoas levaram a Jesus muitos doentes e outros que tinham espíritos maus. 33 Parecia que todos os habitantes da vila estavam reunidos à porta da casa. 34 E Jesus curou muitos doentes de todo tipo de doenças e expulsou muitos espíritos maus das pessoas; ele não deixava os espíritos maus falarem sobre ele, porque eles sabiam que ele tinha vindo de Deus.
Marcos 1.35-39
TEMA: Jesus viajou pela Galileia, pregando e expulsando espíritos maus da gente.
35 Jesus se levantou bem cedo no dia seguinte, enquanto ainda estava escuro. Ele saiu da casa e da vila, e foi para um lugar onde não havia gente; lá ele começou a orar. 36 Simão e seus companheiros foram procurar Jesus e lá o encontraram. Logo eles disseram a ele:
37 Já que muitas pessoas de Cafarnaum estão procurando você, volte conosco para ajudá-las.
38 Ele disse a eles: – Não, vamos às vilas que ficam perto daqui para eu pregar lá também, pois foi para pregar a muitas pessoas que vim ao mundo.
39 Ele andava por todo o distrito da Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando espíritos maus das pessoas.
Marcos 1.40-45
TEMA: Jesus cura um leproso e faz com que ele se relacione novamente com as pessoas.
40 Um dia um leproso veio a Jesus. Ele se ajoelhou diante de Jesus e fez o seguinte pedido a ele: -
Se você quiser me curar, faça por favor, pois sei que é capaz de fazer.
41 Por ter pena dele, Jesus deixou de lado os tabus contra contatos com leprosos, estendeu a mão e tocou no leproso; depois disse a ele: -
Já que estou disposto a curar você, seja curado!
42 Imediatamente o homem deixou de ser leproso e foi curado. 43 Para ele fazer as coisas necessárias para garantir contatos com as demais pessoas, Jesus falou severamente com ele antes de o mandar embora.
44 Jesus disse: -
Não conte a ninguém o que aconteceu. Ao invés disso, vá ao sacerdote em Jerusalém e peça para ele fazer um exame em você para verificar a sua cura. Leve para ele aquilo que Moisés mandou que os curados oferecessem, como sacrifício a Deus e também para que os moradores, depois de ouvirem o que o sacerdote diz, possam saber que você foi curado.
45 Porém, depois que o homem se foi e consultou o sacerdote, ele começou a contar a muitas pessoas como Jesus o tinha curado. Como resultado, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma vila por causa das multidões que o cercavam. Ao invés disso, ele ficava fora das vilas, em lugares onde não havia gente. E as pessoas vinham a ele de toda aquela região.