2
Meus filhinhos, estou lhes escrevendo isso para que vocês não pequem. Mas, caso aconteça de alguém pecar, temos quem nos defenda diante do Pai – Jesus Cristo, que é verdadeiramente bom e justo. Por meio dele, os nossos pecados são perdoados, não apenas os nossos, mas também os do mundo inteiro. Nós teremos a certeza de conhecê-lo se seguirmos os seus mandamentos. Qualquer um que diz: “Eu o conheço”, mas não faz o que ele diz, está mentindo, e não há verdade nele. Mas, quem segue a palavra de Deus pode ter certeza de estar completamente tomado pelo seu amor. É assim que sabemos que estamos realmente unidos a ele. Quem afirma estar unido a Deus deve viver como Jesus viveu.
Amigos, não escrevo a vocês para lhes anunciar um novo mandamento, mas, sim, um antigo, o qual vocês conhecem desde o começo. Vocês já ouviram falar desse antigo mandamento. Mas, de certa forma, estou anunciando a vocês um novo mandamento, porque a sua verdade é vista em Jesus e também em vocês, já que as trevas estão chegando ao seu fim e a verdadeira luz já está brilhando. Aqueles que dizem que vivem na luz, mas odeiam um irmão cristão* Literalmente, “irmão.”, ainda estão vivendo com a escuridão dentro deles. 10 Aqueles que amam os seus irmãos cristãos vivem na luz e não fazem com que os outros pequem. Literalmente, “não há armadilha.” Em outras palavras, algo que faça os outros cometerem erros. 11 Aqueles que odeiam um irmão em Cristo estão nas trevas, e andam nas trevas. Eles tropeçam em seu caminho e não sabem para onde estão indo, porque as trevas os cegam.
12 Filhos João identifica três grupos: filhos, pais e jovens. Eles provavelmente se refiram a diferentes épocas da experiência cristã e, não, literalmente, a grupos de idades., escrevo a vocês, pois os seus pecados já foram perdoados, por causa do nome de Jesus. 13 Pais, estou lhes escrevendo, pois vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Jovens, estou lhes escrevendo, pois vocês venceram o maligno. 14 Eu escrevo a vocês, filhinhos, pois vocês conhecem o Pai. Eu escrevo a vocês, pais, pois vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Eu escrevo a vocês, jovens, pois vocês são fortes, a mensagem de Deus vive em vocês, e vocês derrotaram o maligno.
15 Não se apaixonem pelo mundo e não desejem as coisas que este mundo lhes oferece. Se vocês amarem o mundo não terão o amor do Pai em vocês. 16 Pois nada que é deste mundo vem de Deus. Os nossos maus desejos, que nos levam a pecar, e que nos fazem desejar tudo o que vemos e a nos orgulhar do que acumulamos em vida nada disso vem do Pai, mas do mundo. 17 O mundo e seus desejos perversos estão chegando ao fim, mas aqueles que cumprem a vontade de Deus viverão para sempre.
18 Meus filhinhos, o fim se aproxima. Como vocês ouviram, o anticristo está vindo. Muitos anticristos já vieram. E é assim que sabemos que o fim está chegando. 19 Eles nos deixaram, mas o lugar deles não era junto a nós, pois se fosse, teriam permanecido conosco. Quando se foram, mostraram que nenhum deles pertencia ao nosso grupo.
20 Mas, vocês foram ungidos§ A unção é o ato de derramar um líquido (geralmente azeite) sobre a cabeça de alguém para indicar que essa pessoa está especialmente abençoada e que foi escolhida para uma função específica (por exemplo, para se tornar rei, como é mostrado no Antigo Testamento). Aqui, ungir se refere à bênção do Espírito Santo que, nas palavras de Jesus, leva a toda a verdade. com a bênção do Espírito Santo e todos vocês conhecem a verdade. 21 Eu não estou escrevendo por vocês não saberem a verdade, mas, justamente porque vocês a conhecem e porque não há mentiras que venham da verdade. 22 Quem mente? Mente qualquer um que nega que Jesus seja o Messias.* Ou Cristo, em grego. Tanto Messias quanto Cristo se referem àquele que é ungido. O anticristo é alguém que nega o Pai e o Filho. 23 Quem rejeita o Filho não tem o Pai; quem aceita o Filho também tem o Pai. 24 Quanto a vocês, cuidem para que o que ouviram desde o começo continue vivo em seus corações. Se o que ouviram desde o começo permanecer vivo em vocês, então, também viverão unidos ao Filho e ao Pai. 25 E o que ele nos prometeu foi a vida eterna!
26 Escrevo isso para alertá-los em relação àqueles que querem tirá-los do caminho da verdade. 27 Mas, Cristo os ungiu com seu Espírito Espírito, encontra-se também no versículo 20., o qual vive em vocês. E, justamente por isso, não é preciso que ninguém os ensine. Por essa unção, o Espírito já lhes ensina tudo o que precisam saber. E o que o Espírito ensina é a verdade, e não a mentira. Então, vivam em Cristo, exatamente como o Espírito lhes ensinou!
28 Então, queridos amigos, continuem a viver em Cristo, para que, quando ele aparecer, nós possamos nos sentir confiantes, e não envergonhados diante dele, em sua vinda. 29 Se vocês sabem que ele é bom e justo Literalmente, “virtuoso.” No entanto, hoje em dia, essa palavra é normalmente usada apenas em um contexto religioso e não tem muito sentido na linguagem cotidiana., então, também sabem que todos os que fazem o que é justo são filhos de Deus.
 

*2:9 Literalmente, “irmão.”

2:10 Literalmente, “não há armadilha.” Em outras palavras, algo que faça os outros cometerem erros.

2:12 João identifica três grupos: filhos, pais e jovens. Eles provavelmente se refiram a diferentes épocas da experiência cristã e, não, literalmente, a grupos de idades.

§2:20 A unção é o ato de derramar um líquido (geralmente azeite) sobre a cabeça de alguém para indicar que essa pessoa está especialmente abençoada e que foi escolhida para uma função específica (por exemplo, para se tornar rei, como é mostrado no Antigo Testamento). Aqui, ungir se refere à bênção do Espírito Santo que, nas palavras de Jesus, leva a toda a verdade.

*2:22 Ou Cristo, em grego. Tanto Messias quanto Cristo se referem àquele que é ungido.

2:27 Espírito, encontra-se também no versículo 20.

2:29 Literalmente, “virtuoso.” No entanto, hoje em dia, essa palavra é normalmente usada apenas em um contexto religioso e não tem muito sentido na linguagem cotidiana.