﻿Gênesis.
4.
Adão teve relações com Eva, sua mulher. Ela engravidou e deu à luz Caim, e disse: “Com a ajuda do SENHOR, tive um filho”. 
Depois deu à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. 
Passado algum tempo, Caim levou ao SENHOR uma oferta dos frutos da terra. 
Abel também levou uma oferta: as primeiras crias do seu rebanho e a gordura delas. O SENHOR olhou com agrado para Abel e para a sua oferta, 
mas não olhou com agrado para Caim e para a sua oferta. Caim ficou muito irado, e seu semblante caiu. 
O SENHOR perguntou a Caim: “Por que você está irado? Por que seu semblante caiu? 
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não fizer o bem, o pecado está à espreita, à porta. Ele quer ter você, mas você deve dominá-lo”. 
Caim falou com seu irmão Abel. Quando estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. 
O SENHOR perguntou a Caim: “Onde está Abel, seu irmão?” Ele respondeu: “Não sei. Sou eu o guardião do meu irmão?” 
Deus disse: “O que você fez? A voz do sangue do seu irmão clama a mim desde o solo. 
Agora você é maldito e banido do solo que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. 
Quando você cultivar o solo, ele já não lhe dará a sua força. Você será fugitivo e errante pela terra”. 
Caim disse ao SENHOR: “Meu castigo é maior do que posso suportar. 
Hoje tu me expulsas deste solo, e ficarei escondido da tua presença. Serei fugitivo e errante pela terra, e quem me encontrar me matará”. 
O SENHOR lhe disse: “Por isso, quem matar Caim será castigado sete vezes”. E o SENHOR deu a Caim um sinal, para que ninguém que o encontrasse o matasse. 
Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na terra de Node, a leste do Éden. 
Caim teve relações com sua mulher. Ela engravidou e deu à luz Enoque. Caim estava construindo uma cidade, à qual deu o nome de seu filho Enoque. 
A Enoque nasceu Irade. Irade gerou Meujael; Meujael gerou Metusael; e Metusael gerou Lameque. 
Lameque tomou para si duas mulheres: uma se chamava Ada, e a outra, Zilá. 
Ada deu à luz Jabal, que foi o pai dos que vivem em tendas e criam gado. 
Seu irmão se chamava Jubal, que foi o pai de todos os que tocam lira e flauta. 
Zilá também deu à luz Tubalcaim, que forjava todo tipo de ferramentas de cobre e de ferro. A irmã de Tubalcaim se chamava Naamá. 
Lameque disse às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam a minha voz; mulheres de Lameque, escutem as minhas palavras. Matei um homem por me ferir, um jovem por me golpear. 
Se Caim é vingado sete vezes, Lameque será vingado setenta e sete vezes”. 
Adão voltou a ter relações com sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem chamou Sete, pois disse: “Deus me concedeu outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”. 
A Sete também nasceu um filho, a quem ele chamou Enos. Naquele tempo se começou a invocar o nome do SENHOR. 
