﻿Josué.
13.
Josué era velho, de idade avançada. O SENHOR lhe disse: “Você envelheceu e está em idade avançada, mas ainda resta muitíssima terra por possuir. 
Esta é a terra que resta: todos os territórios dos filisteus e todo o território dos gesuritas, 
desde o Sior, que fica diante do Egito, até a fronteira de Ecrom, ao norte, território considerado dos cananeus: os domínios dos cinco governantes filisteus de Gaza, Asdode, Asquelom, Gate e Ecrom; e os aveus 
ao sul; toda a terra dos cananeus e Meara, que pertence aos sidônios, até Afeca, até a fronteira dos amorreus; 
a terra dos gebalitas e todo o Líbano, a leste, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até a entrada de Hamate; 
todos os habitantes da região montanhosa, desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios. Eu os expulsarei de diante dos filhos de Israel. Apenas distribua essa terra por sorteio como herança a Israel, como lhe ordenei. 
Agora reparta esta terra como herança entre as nove tribos e a meia tribo de Manassés”. 
Com a outra metade, os rubenitas e os gaditas receberam a herança que Moisés lhes deu do outro lado do Jordão, a leste, como lhes havia dado Moisés, servo do SENHOR: 
desde Aroer, à beira do ribeiro Arnom, e a cidade que fica no meio do vale, e todo o planalto de Medeba até Dibom; 
todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, até a fronteira dos filhos de Amom; 
Gileade, o território dos gesuritas e dos maacatitas, todo o monte Hermom e toda Basã até Salca; 
e todo o reino de Ogue em Basã, que reinou em Astarote e Edrei. Ele era um dos sobreviventes dos refains. Moisés os derrotou e expulsou. 
Mas os filhos de Israel não expulsaram os gesuritas nem os maacatitas, e Gesur e Maaca vivem no meio de Israel até hoje. 
Somente à tribo de Levi ele não deu herança. As ofertas apresentadas pelo fogo ao SENHOR, Deus de Israel, são a sua herança, como ele lhe havia dito. 
Moisés deu uma herança à tribo dos filhos de Rúben, segundo os seus clãs. 
Seu território ia desde Aroer, à beira do ribeiro Arnom, e a cidade que fica no meio do vale, e todo o planalto junto a Medeba: 
Hesbom e todas as suas cidades no planalto, Dibom, Bamote-Baal, Bete-Baal-Meom, 
Jaza, Quedemote, Mefaate, 
Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale, 
Bete-Peor, as encostas do Pisga e Bete-Jesimote, 
e todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom. Moisés o derrotou, bem como os chefes de Midiã: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, príncipes de Seom que habitavam naquela terra. 
Os filhos de Israel também mataram à espada Balaão, filho de Beor, o adivinho, entre os que foram mortos. 
A fronteira dos filhos de Rúben era o Jordão com a sua margem. Esta foi a herança dos filhos de Rúben, segundo os seus clãs: as cidades e suas aldeias. 
Moisés deu uma herança à tribo de Gade, aos filhos de Gade, segundo os seus clãs. 
Seu território incluía Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos filhos de Amom até Aroer, que fica diante de Rabá; 
e desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim, e desde Maanaim até a fronteira de Lidebir; 
e, no vale, Bete-Harã, Bete-Ninra, Sucote e Safom, o restante do reino de Seom, rei de Hesbom; o Jordão com a sua margem, até a extremidade do mar de Quinerete, do outro lado do Jordão, a leste. 
Esta foi a herança dos filhos de Gade, segundo os seus clãs: as cidades e suas aldeias. 
Moisés deu uma herança à meia tribo de Manassés. Ela pertenceu à meia tribo dos filhos de Manassés, segundo os seus clãs. 
Seu território ia desde Maanaim e incluía toda Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair em Basã, sessenta cidades; 
e metade de Gileade, Astarote e Edrei, cidades do reino de Ogue em Basã. Tudo isso foi dado aos filhos de Maquir, filho de Manassés, à metade dos filhos de Maquir, segundo os seus clãs. 
Estas são as heranças que Moisés distribuiu nas planícies de Moabe, do outro lado do Jordão, a leste de Jericó. 
Mas à tribo de Levi Moisés não deu herança. O SENHOR, Deus de Israel, ele mesmo é a herança deles, como lhes havia dito. 
