﻿Daniel.
3.
O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro com cerca de vinte e sete metros de altura e dois metros e meio de largura. Ele a ergueu na planície de Dura, na província da Babilônia. 
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados e todas as autoridades das províncias para que viessem à dedicação da estátua que ele havia erguido. 
Os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados e todas as autoridades das províncias se reuniram para a dedicação da estátua que o rei Nabucodonosor havia erguido. Ficaram em pé diante da estátua que Nabucodonosor havia erguido. 
O arauto proclamou em alta voz: “A vocês, povos, nações e gente de todas as línguas, é dada esta ordem: 
quando ouvirem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda espécie de música, prostrem-se e adorem a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. 
Quem não se prostrar e não a adorar será lançado imediatamente numa fornalha de fogo ardente”. 
Por isso, assim que todos os povos ouviram o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério e de toda espécie de música, todos os povos, nações e gente de todas as línguas se prostraram e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor havia erguido. 
Naquele momento, alguns caldeus se aproximaram e fizeram acusações maldosas contra os judeus. 
Eles disseram ao rei Nabucodonosor: “Ó rei, viva para sempre! 
Você, ó rei, emitiu um decreto segundo o qual todo aquele que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda espécie de música deveria se prostrar e adorar a estátua de ouro. 
Quem não se prostrasse e não a adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente. 
Mas há alguns judeus que você nomeou para cuidar dos negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Esses homens não fazem caso de você, ó rei. Não servem aos seus deuses nem adoram a estátua de ouro que você ergueu”. 
Então Nabucodonosor, cheio de ira e furor, mandou trazer Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados à presença do rei. 
Nabucodonosor lhes perguntou: “É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vocês não servem aos meus deuses nem adoram a estátua de ouro que ergui? 
Agora, se estão dispostos, quando ouvirem o som da trombeta, da flauta, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda espécie de música, prostrem-se e adorem a estátua que fiz. Mas, se não a adorarem, serão lançados imediatamente numa fornalha de fogo ardente. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos?” 
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Nabucodonosor, não precisamos lhe dar uma resposta sobre esse assunto. 
Se assim for, o nosso Deus, a quem servimos, pode nos livrar da fornalha de fogo ardente e nos livrará das suas mãos, ó rei. 
Mas, se não, saiba, ó rei, que não serviremos aos seus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que você ergueu”. 
Então Nabucodonosor ficou cheio de furor, e a expressão do seu rosto mudou contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ele ordenou que aquecessem a fornalha sete vezes mais do que de costume. 
Ordenou também a homens fortes e valentes do seu exército que amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente. 
Então aqueles homens foram amarrados com seus mantos, suas calças, seus turbantes e suas outras roupas e lançados na fornalha de fogo ardente. 
Como a ordem do rei era urgente e a fornalha estava extremamente quente, as chamas mataram os homens que haviam levado Sadraque, Mesaque e Abede-Nego até a fornalha. 
E os três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram amarrados dentro da fornalha de fogo ardente. 
Então o rei Nabucodonosor ficou espantado, levantou-se depressa e perguntou aos seus conselheiros: “Não lançamos três homens amarrados no fogo?” Eles responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 
Ele disse: “Mas eu vejo quatro homens soltos, andando no meio do fogo, sem nenhum ferimento! E o aspecto do quarto é semelhante ao de um filho dos deuses”. 
Nabucodonosor se aproximou da porta da fornalha de fogo ardente e disse: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam e venham aqui!” Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo. 
Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se reuniram e viram que o fogo não havia tido poder sobre o corpo daqueles homens. O cabelo deles não estava chamuscado, seus mantos não tinham sofrido alteração, e nem cheiro de fogo havia neles. 
Nabucodonosor disse: “Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou seu anjo e livrou seus servos que confiaram nele! Eles desobedeceram à ordem do rei e entregaram seus corpos para não servir nem adorar nenhum outro deus, a não ser o seu Deus. 
Por isso, decreto que qualquer pessoa, de qualquer povo, nação ou língua, que disser uma blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego será despedaçada, e sua casa será transformada em monturo, pois não há outro deus que possa livrar dessa maneira”. 
Então o rei fez prosperar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia. 
