﻿João.
2.
No terceiro dia houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. 
Jesus e seus discípulos também foram convidados para o casamento. 
Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”. 
Jesus lhe respondeu: “Mulher, por que você me envolve nisso? Minha hora ainda não chegou”. 
Sua mãe disse aos que serviam: “Façam tudo o que ele lhes disser”. 
Havia ali seis talhas de pedra para água, destinadas à purificação dos judeus, com capacidade aproximada de setenta e cinco a cento e treze litros cada uma. 
Jesus lhes disse: “Encham as talhas de água”. E eles as encheram até a borda. 
Então lhes disse: “Agora tirem um pouco e levem ao encarregado da festa”. E eles levaram. 
Quando o encarregado da festa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha — embora os que haviam tirado a água soubessem —, chamou o noivo 
e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados já se embriagaram, o de qualidade inferior. Você guardou o vinho bom até agora!”. 
Jesus realizou este primeiro sinal em Caná da Galileia, manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele. 
Depois disso, ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ficaram ali poucos dias. 
A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu a Jerusalém. 
No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. 
Fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, tanto as ovelhas como os bois. Espalhou as moedas dos cambistas e virou as mesas. 
E disse aos que vendiam pombas: “Tirem estas coisas daqui! Não façam da casa de meu Pai um mercado!”. 
Seus discípulos se lembraram do que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”. 
Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal você nos mostra, já que faz estas coisas?”. 
Jesus lhes respondeu: “Destruam este santuário, e em três dias eu o levantarei”. 
Os judeus disseram: “Este santuário levou quarenta e seis anos para ser construído, e você o levantará em três dias?”. 
Mas ele falava do santuário de seu corpo. 
Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram do que ele havia dito e creram na Escritura e na palavra que Jesus tinha falado. 
Enquanto ele estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa, muitos creram em seu nome ao verem os sinais que realizava. 
Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos 
e não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do ser humano, pois ele mesmo sabia o que havia no ser humano. 
