﻿1 Coríntios.
2.
Eu também, irmãos, quando fui até vocês, não fui com superioridade de palavras ou de sabedoria ao lhes anunciar o testemunho de Deus. 
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 
E estive entre vocês em fraqueza, temor e muito tremor. 
Minha palavra e minha pregação não se basearam na persuasão da sabedoria, mas na demonstração do Espírito e de poder, 
para que a fé de vocês não se apoiasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 
No entanto, falamos sabedoria entre os maduros, mas uma sabedoria que não é desta era nem dos governantes desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 
Pelo contrário, falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta que Deus predestinou antes das eras para a nossa glória. 
Nenhum dos governantes desta era a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 
Mas, como está escrito: “As coisas que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem chegaram ao coração humano são as que Deus preparou para os que o amam”. 
Pois Deus as revelou a nós por meio do Espírito, porque o Espírito examina todas as coisas, até as profundezas de Deus. 
Pois quem, dentre as pessoas, conhece as coisas de uma pessoa, a não ser o espírito dela que nela está? Assim também ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para conhecermos o que Deus nos deu gratuitamente. 
Dessas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo Espírito, explicando coisas espirituais com palavras espirituais. 
Mas a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ela são loucura; e não pode entendê-las, porque se discernem espiritualmente. 
Mas a pessoa espiritual discerne todas as coisas, e ela mesma não é julgada por ninguém. 
Pois “quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?” Mas nós temos a mente de Cristo. 
