﻿1 Coríntios.
8.
Quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento enche de orgulho, mas o amor edifica. 
Se alguém pensa que conhece alguma coisa, ainda não conhece como deveria conhecer. 
Mas, se alguém ama a Deus, é conhecido por ele. 
Portanto, quanto a comer o que foi sacrificado aos ídolos, sabemos que um ídolo nada é no mundo e que não há Deus a não ser um só. 
Pois, ainda que haja os chamados deuses, seja no céu, seja na terra, como há muitos deuses e muitos senhores, 
para nós há um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem existem todas as coisas e por meio de quem nós existimos. 
Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, por estarem até agora habituados ao ídolo, comem o alimento como algo sacrificado a um ídolo; e sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. 
A comida, porém, não nos tornará aceitáveis diante de Deus. Pois, se comemos, nada ganhamos; e, se não comemos, nada perdemos. 
Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não se torne motivo de tropeço para os fracos. 
Pois, se alguém vir você, que tem conhecimento, à mesa num templo de ídolos, a consciência dele, sendo fraca, não será encorajada a comer o que foi sacrificado aos ídolos? 
Pois, pelo seu conhecimento, perde-se quem é fraco, o irmão por quem Cristo morreu. 
E assim, pecando contra os irmãos e ferindo sua consciência fraca, vocês pecam contra Cristo. 
Por isso, se um alimento faz meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. 
