﻿2 Coríntios.
6.
Como cooperadores, também exortamos vocês a não receberem em vão a graça de Deus. 
Pois ele diz: “No tempo favorável, ouvi você, e no dia da salvação ajudei você”. Eis agora o tempo favorável; eis agora o dia da salvação. 
Não damos motivo de tropeço em coisa alguma, para que o ministério não seja desacreditado. 
Pelo contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus: com muita perseverança, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, 
nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas noites sem dormir, nos jejuns; 
na pureza, no conhecimento, na paciência, na bondade, no Espírito Santo, no amor sem hipocrisia, 
na palavra da verdade, no poder de Deus; com as armas da justiça à direita e à esquerda; 
na honra e na desonra, na má fama e na boa fama; tidos como enganadores, mas sendo verdadeiros; 
como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como moribundos, mas eis que vivemos; como castigados, mas não mortos; 
como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada tem, mas possui tudo. 
Falamos abertamente a vocês, coríntios; nosso coração se alargou. 
Da nossa parte, não falta espaço para vocês; a falta de espaço está nos próprios afetos de vocês. 
Como retribuição — falo como a filhos —, alarguem também o coração. 
Não se prendam a um jugo desigual com os incrédulos. Pois que parceria existe entre a justiça e a maldade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas? 
Que harmonia existe entre Cristo e Beliar? Ou que parte tem o crente com o incrédulo? 
Que acordo existe entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos templo do Deus vivo, como Deus disse: “Habitarei neles e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 
Por isso, saiam do meio deles e separem-se, diz o Senhor. Não toquem em coisa impura, e eu receberei vocês. 
Serei Pai para vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-Poderoso. 
