3 João
1
Esta carta é escrita pelo presbítero* Geralmente compreendido como se referindo a João, aquele que escreveu esta carta. para Gaio, meu querido amigo, a quem amo de verdade. Meu amigo, eu oro, acima de tudo, para que você esteja indo bem e esteja com boa saúde, pois eu sei que está espiritualmente bem.
Eu fiquei contente quando alguns irmãos chegaram e me disseram sobre o seu comprometimento com a verdade e sobre como você continua a viver no caminho da verdade. Nada me deixa mais feliz do que ouvir como meus queridos amigos estão seguindo a verdade. Meu amigo, você mostra como é digno de confiança em seu trabalho ao cuidar dos irmãos Irmãos cristãos que viajavam, anunciando o evangelho., mesmo daqueles que não conhece. Eles falaram muito bem sobre o seu amor para toda a igreja daqui. Por favor, ajude essas pessoas em sua jornada, de uma forma que agrade a Deus, pois eles viajam em nome do Senhor, sem aceitar qualquer ajuda das pessoas que não creem em Deus. Literalmente, “gentios.” Nós devemos apoiá-los, para que possamos participar do seu trabalho de anunciar a verdade.
Eu escrevi sobre isso para a igreja, mas Diótrefes, que gosta de estar no comando§ Literalmente, “ama ser o primeiro.”, recusa aceitar nossa autoridade. 10 Então, quando eu chegar aí, deixarei claro como ele está agindo. Ele está fazendo acusações maliciosas contra nós. E não satisfeito com isso, ele também se recusa a acolher quaisquer outros irmãos. Também não deixa que qualquer outra pessoa os receba e expulsa da igreja aqueles que os recebem.
11 Meu amigo, imite o que é bom, e não o que é mau. Aqueles que fazem o bem pertencem a Deus. Já os que fazem o mal não conhecem Deus.* Literalmente, “não vê a Deus.”
12 Todos falam bem de Demétrio e até mesmo a verdade fala bem dele! Nós também falamos muito bem dele, e você sabe que falamos a verdade. 13 Ainda tenho muitas coisas para lhe contar, mas não quero fazer isso por carta. 14 Espero vê-lo muito em breve, para que possamos conversar pessoalmente. 15 Que a paz esteja com você! Os amigos daqui mandam saudações para você. Por favor, cumprimente pessoalmente, por mim, cada um dos nossos amigos.
 

*1:1 Geralmente compreendido como se referindo a João, aquele que escreveu esta carta.

1:5 Irmãos cristãos que viajavam, anunciando o evangelho.

1:7 Literalmente, “gentios.”

§1:9 Literalmente, “ama ser o primeiro.”

*1:11 Literalmente, “não vê a Deus.”