Gálatas
1
Essa carta foi escrita por Paulo, um apóstolo não escolhido por qualquer organização humana ou autoridade humana.* Literalmente, “nem por meio de homens e nem por meio de pessoa alguma.” Muito pelo contrário: fui escolhido por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que ressuscitou Jesus dos mortos. Todos os irmãos e irmãs que se encontram aqui comigo se unem para enviar essa carta às igrejas da Galácia e enviam saudações a todos.
Que a graça e a paz de Deus, o Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!
Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos libertar deste mundo de maldade, cumprindo, assim, a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja dada glória, agora e sempre! Amém!
Eu estou realmente chocado com a rapidez com que vocês abandonaram a Deus que, pela graça de Cristo, os chamou. Vocês estão se voltando para um tipo diferente de evangelho que, de forma alguma, pode ser considerado evangelho. Algumas pessoas daí têm confundido vocês e desejam desacreditar o evangelho de Cristo. Mas se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo que venha do céu, anunciar qualquer outro tipo de “evangelho” Paulo, claramente, não acha que isso seja o evangelho, de forma alguma. Então, talvez, se devesse usar entre aspas, com sentido irônico: “evangelho.”, além daquele que nós já anunciamos a vocês, que seja amaldiçoado! Eu repito o que já dissemos antes: se alguém divulgar qualquer outro tipo de “evangelho” Como em 1:8., além daquele que nós já anunciamos para vocês, que seja amaldiçoado!
10 De quem vocês acreditam que eu queira aprovação? A aprovação das pessoas ou a aprovação de Deus? Vocês realmente acreditam que eu queira agradar às pessoas? Se quisesse agradar às pessoas eu não seria um servo de Cristo!
11 Meus irmãos, creio que seja melhor falar mais claramente em relação ao evangelho que anuncio. Para começar, ele não foi algo criado por qualquer ser humano. 12 Eu não o recebi de qualquer pessoa e ninguém me ensinou sobre ele. Foi o próprio Jesus Cristo quem o revelou para mim. 13 Vocês ouviram histórias a meu respeito, quando eu era um seguidor da religião judaica. Sabem como eu, fanaticamente, perseguia a igreja de Cristo e como tentava destrui-la de todas as formas. 14 Eu superava meus companheiros da minha idade na prática da religião judaica, pois eu seguia, com fervor, as tradições dos meus ancestrais.
15 Mas Deus, que me escolheu desde antes do meu nascimento, em sua graça, chamou-me para servi-lo. Ele ficou feliz 16 em revelar seu Filho a mim, para que eu pudesse anunciar o evangelho para as nações§ Ou “gentios.”, e eu não consultei ninguém para saber se deveria aceitar. 17 Eu não fui a Jerusalém para conversar com aqueles que foram apóstolos antes de mim. Em vez disso, fui para a região da Arábia e, depois, voltei para Damasco. 18 Depois de três anos, fui até Jerusalém para visitar Pedro, e fiquei com ele por duas semanas. 19 Eu não vi nenhum outro apóstolo, com exceção de Tiago, o irmão do Senhor. 20 Quero garantir a vocês, diante de Deus, que eu não minto a respeito de nada que escrevo nessa carta para vocês. 21 Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22 Durante esse tempo, os seguidores nas igrejas da Judeia não me conheciam pessoalmente. 23 Eles apenas ouviram o que as pessoas diziam sobre mim: “O homem que costumava nos perseguir, agora está anunciando a fé que certa vez ele tentou destruir!” 24 E eles, então, louvavam a Deus por minha causa.
 

*1:1 Literalmente, “nem por meio de homens e nem por meio de pessoa alguma.”

1:8 Paulo, claramente, não acha que isso seja o evangelho, de forma alguma. Então, talvez, se devesse usar entre aspas, com sentido irônico: “evangelho.”

1:9 Como em 1:8.

§1:16 Ou “gentios.”