Tiago
1
Esta carta é escrita por Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. E é enviada às doze tribos espalhadas pelo mundo.* Referindo-se às doze tribos de Israel, ou ao povo de Deus espalhado pelo mundo. Muitas felicidades a todos!
Meus amigos, fiquem felizes, mesmo quando surgirem todos os tipos de problemas em seu caminho, pois vocês sabem que a perseverança surge ao enfrentarmos os desafios que colocam à prova a nossa fé em Deus. Façam com que a sua perseverança se fortaleça o máximo possível, pois, assim, vocês se tornarão completamente maduros, sem qualquer tipo de falhas.
Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a Deus, que dá generosamente a todos, sem reservas. Mas, quando pedirem, lembrem-se de ter fé em Deus e não duvidem de forma alguma, pois aquele que duvida se parece com as ondas do mar, que são levadas de um lado para outro pelo vento. Quem é assim não deveria esperar absolutamente nada do Senhor, uma vez que os seus pensamentos seguem em qualquer direção e demonstram a sua falta de firmeza em tudo o que faz.
O irmão que é pobre deveria ter orgulho da alta posição que lhe foi dada. 10 Enquanto o irmão rico deveria “se gabar” da posição humilde que agora têm Referindo-se principalmente ao modo como cada grupo é visto por Deus (1:9-10) e, não necessariamente, a sua posição na sociedade., pois quem é rico desaparecerá como as flores no campo. 11 Pois o sol sobe junto com o vento escaldante e queima a grama. E as flores murcham e a sua beleza é completamente destruída. Tudo o que os ricos alcançam irá desaparecer justamente do mesmo modo.
12 Feliz é aquele que pacientemente suporta a provação, porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida prometida por Deus para aqueles que o amam. 13 Ninguém deve dizer ao ser tentado: “Estou sendo tentado por Deus”, pois Deus não é tentado pelo mal e também não tenta ninguém. 14 As tentações vêm dos nossos próprios desejos perversos, que nos desencaminham e nos aprisionam. 15 Esses desejos nos levam a pecar e, quando o pecado está completamente desenvolvido, ele causa a morte.
16 Meus queridos irmãos, não se enganem. 17 Tudo o que é bom e todo dom perfeito vem do céu, vem do Pai, que foi quem criou as luzes do céu. Ao contrário delas, ele não muda. Ele não varia e nem produz sombras. Tiago parece se referir aos vários movimentos de corpos celestiais e aos eclipses (sombras). 18 Ele escolheu nos dar uma vida nova, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos, entre tudo o que ele criou, um lugar muito especial.§ Acredita-se que se refira ao chamado e à oferta de Deus para nascermos espiritualmente de novo.
19 Amigos, lembrem-se disto: todos deveriam ser rápidos para escutar, mas lentos para falar e para ficarem irritados, 20 pois a raiva humana não reflete o bom caráter de Deus.* Literalmente, “alcança a virtude de Deus.” 21 Então, livrem-se de toda sujeira moral e da maldade. Aceitem, com humildade, a mensagem que foi colocada em seus corações, pois é isso que pode salvá-los. 22 Coloquem em prática o que a mensagem diz; tratem de não apenas escutá-la e se iludirem. 23 Pois quem apenas escuta a mensagem e não a pratica é como a pessoa que olha a sua própria imagem no espelho. 24 Ela se vê, mas, assim que sai da frente do espelho, esquece imediatamente como é a sua aparência. 25 Mas, se você examina a lei perfeita, que traz liberdade, e a segue e pratica, então, será abençoado em tudo o que fizer. Por isso, não faça como a pessoa que apenas a escuta e depois a esquece. 26 Se você acha que é religioso, mas não controla o que diz, você está se enganando, pois a sua religião não tem sentido. 27 Aos olhos de nosso Deus e Pai, a religião pura e verdadeira é esta: auxiliar órfãos e viúvas em suas aflições e evitar ser contaminado com as coisas más deste mundo.
 

*1:1 Referindo-se às doze tribos de Israel, ou ao povo de Deus espalhado pelo mundo.

1:10 Referindo-se principalmente ao modo como cada grupo é visto por Deus (1:9-10) e, não necessariamente, a sua posição na sociedade.

1:17 Tiago parece se referir aos vários movimentos de corpos celestiais e aos eclipses (sombras).

§1:18 Acredita-se que se refira ao chamado e à oferta de Deus para nascermos espiritualmente de novo.

*1:20 Literalmente, “alcança a virtude de Deus.”