João
1
No começo, aquele que é a Palavra já existia.* Em outras palavras, a Palavra existia desde a eternidade passada. O conceito da Palavra significa mais do que letras que formam uma palavra: é a mente divina, a expressão de Deus, o aspecto ativo da divindade que fala para a existência, como em Gênesis 1:1. Ele estava com Deus e era Deus. No início, ele estava com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele. Sem ele, nada do que existe teria sido feito. A vida estava nele, a vida que era a luz de todos. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a apagaram. A palavra no original também pode significar “dominaram” ou “compreenderam.”
Deus enviou um homem, chamado João. Ele veio como uma testemunha para explicar sobre a luz para que, por meio dele, todos acreditassem na mensagem. João não era a luz, mas ele veio falar a respeito da luz.
A luz verdadeira veio ao mundo para iluminar todas as pessoas. 10 Ele estava no mundo e, apesar do mundo ter sido feito por meio dela, o mundo não a conheceu. Ou “não o reconheceu.” 11 Ele romveio para o seu próprio povo, mas eles não o aceitaram.§ Ou “Ele veio para a sua própria casa, mas o seu próprio povo não o acolheu.” 12 Mas, para todas as pessoas que o aceitaram e creram nele, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 13 Esses são os filhos nascidos não da maneira convencional, não como o resultado do desejo humano ou da decisão de um pai, mas nascidos de Deus. 14 Ele se tornou um ser humano e viveu entre nós, e vimos a sua glória, a glória do Filho único* Literalmente, “monogenous” – único de sua espécie. Refere-se mais à posição e ao caráter único do que ao nascimento. do Pai, cheio de graça e de verdade.
15 João deu o seu testemunho a respeito dele, dizendo: “Este é aquele sobre quem eu lhes falei quando eu disse: ‘Aquele que virá depois de mim é mais importante do que eu, pois ele já existia antes de mim.’ ” 16 Todos nós somos beneficiados por sua natureza generosa, presenteando-nos com bênçãos e mais bênçãos. 17 A lei foi dada por Moisés. A graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18 E embora ninguém nunca tenha visto Deus, apenas o Filho único, que está próximo ao Pai, mostrou-nos quem é Deus. Ou “nos fez conhecer a Deus.”
19 Foi isso que João afirmou publicamente, quando os anciãos do povo enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntar: “Quem é você?” 20 João disse alto e claro, sem hesitar: “Eu não sou o Messias.”
21 Eles perguntaram: “Então, quem é você? Elias?” Ele respondeu: “Não, não sou.” “Você é o Profeta?” No pensamento judaico, esperava-se a vinda de um profeta especial antes do Fim. João respondeu: “Não.”
22 Eles perguntaram: “Bem, então, quem é você? Precisamos dar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que tem a dizer sobre você?”
23 23 Usando as palavras do profeta Isaías, ele disse: “Eu sou uma voz, gritando no deserto: ‘Preparem um caminho reto para o Senhor!’ ”§ Isaías 40:3.
24 Os sacerdotes e levitas* “Sacerdotes e levitas”: implícito no versículo 19., enviados pelos fariseus, 25 perguntaram-lhe: “Por que, então, você está batizando se você não é o Messias, nem Elias ou o Profeta?”
26 João respondeu: “Eu batizo com água, mas, no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele vem depois de mim, mas eu não sou digno nem mesmo de tirar as suas sandálias.” 28 Tudo isso aconteceu no povoado de Betânia, do outro lado do rio Jordão, onde João estava batizando as pessoas.
29 No dia seguinte, João viu Jesus se aproximando e disse: “Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 É sobre ele que eu falava, quando disse: ‘Um homem que vem depois de mim é mais importante do que eu, pois ele já existia antes de mim.’ 31 Eu mesmo não sabia quem ele era, mas eu vim batizando com água para que ele pudesse ser revelado a Israel.”
32 João continuou seu testemunho sobre Jesus, dizendo: “Eu vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e pousando sobre ele. 33 Eu não o teria reconhecido, se Deus, que me enviou para batizar com água, não tivesse me dito: ‘O homem em quem você vir o Espírito descer e pousar é quem batizará com o Espírito Santo.’ 34 Eu vi isso acontecer e afirmo que esse é o Filho de Deus.”
35 No dia seguinte, João estava lá, parado com dois dos seus discípulos. 36 Ele viu Jesus passando e disse: “Aí está o Cordeiro de Deus!” 37 Quando os dois discípulos ouviram o que ele disse, foram atrás de Jesus.
38 Jesus se virou e viu que eles o seguiam. Ele perguntou: “O que vocês estão procurando?” Eles responderam: “Rabi (que significa ‘Mestre’), onde você mora?”
39 Ele lhes disse: “Venham e vejam!” Então, eles foram com ele e viram onde Jesus estava morando. Era aproximadamente quatro horas da tarde, e os dois discípulos passaram o restante do dia com Jesus.
40 André, o irmão de Simão Pedro, era um desses dois discípulos que tinham ouvido o que João Batista dissera, e seguiu Jesus. 41 A primeira coisa que ele fez foi procurar seu irmão Simão, a quem disse: “Nós encontramos o Messias!” (que significa “Cristo”). Cristo significa “o Ungido.” 42 Ele levou Simão até Jesus. Olhando diretamente para Simão, Jesus disse: “Você é Simão, filho de João. Mas, agora você será chamado de Cefas”, que significa “Pedro”. Cefas e Pedro significam “rocha” ou “pedra.”
43 No dia seguinte, Jesus decidiu ir para a Galileia. Lá, ele encontrou Filipe e lhe disse: “Siga-me!” 44 Filipe era de Betsaida, a mesma cidade de André e Pedro.
45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Nós encontramos aquele a respeito de quem Moisés escreveu na lei e sobre quem os profetas também falaram, Jesus de Nazaré, o filho de José.”
46 “De Nazaré? E algo bom pode vir de lá?”, perguntou Natanael. Filipe respondeu: “Apenas venha e veja!”
47 Quando Jesus viu Natanael se aproximando, disse a respeito dele: “Vejam! Aqui está um verdadeiro israelita! Não há falsidade nele.”
48 Natanael perguntou: “Como você sabe quem eu sou?” Jesus respondeu: “Eu o vi debaixo da figueira, antes de Filipe chamá-lo.”
49 Natanael exclamou: “Rabi, você é o Filho de Deus, o rei de Israel!”
50 “Você acredita nisso só porque eu disse que eu o vi debaixo da figueira?” Jesus respondeu. “Você verá muito mais do que isso!” 51 Então, Jesus disse: “Eu lhes digo que isto é verdade: vocês todos irão ver o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”§ Referindo-se à experiência de Jacó em Gênesis 28:12, com o termo “Filho do Homem” substituindo a palavra “escada.”
 

*1:1 Em outras palavras, a Palavra existia desde a eternidade passada. O conceito da Palavra significa mais do que letras que formam uma palavra: é a mente divina, a expressão de Deus, o aspecto ativo da divindade que fala para a existência, como em Gênesis 1:1.

1:5 A palavra no original também pode significar “dominaram” ou “compreenderam.”

1:10 Ou “não o reconheceu.”

§1:11 Ou “Ele veio para a sua própria casa, mas o seu próprio povo não o acolheu.”

*1:14 Literalmente, “monogenous” – único de sua espécie. Refere-se mais à posição e ao caráter único do que ao nascimento.

1:18 Ou “nos fez conhecer a Deus.”

1:21 No pensamento judaico, esperava-se a vinda de um profeta especial antes do Fim.

§1:23 Isaías 40:3.

*1:24 “Sacerdotes e levitas”: implícito no versículo 19.

1:41 Cristo significa “o Ungido.”

1:42 Cefas e Pedro significam “rocha” ou “pedra.”

§1:51 Referindo-se à experiência de Jacó em Gênesis 28:12, com o termo “Filho do Homem” substituindo a palavra “escada.”