Marcos
1
Aqui começa o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Exatamente como o profeta Isaías escreveu: “Estou enviando o meu mensageiro antes de você, para preparar o seu caminho. Alguém está gritando no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor! Abram um caminho reto para ele!’ ”* Malaquias 3:1 e Isaías 40:3.
João Batista apareceu no deserto, anunciando um batismo de arrependimento Arrependimento significa uma “mudança de atitude”; mas, aqui também reflete o chamado dos profetas do Antigo Testamento para voltarmos para o Senhor como seu povo e para que renunciemos às falsas ideias religiosas e às práticas do mal. para o perdão dos pecados. Todos os moradores da Judeia e de Jerusalém foram até ele. Eles confessaram os seus pecados e foram batizados no rio Jordão.
João usava uma roupa feita de pelo de camelo e um cinto de couro. Ele comia gafanhotos Muito provavelmente signifique alfarroba, em vez de insetos. e mel silvestre. Isto é o que ele dizia ao povo: “Aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu. Eu não sou digno nem mesmo de tirar as suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.”
Então, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10 Assim que Jesus saiu da água, ele viu os céus se abrirem e o Espírito, como uma pomba, descer e pousar sobre§ Ou “para dentro do.” ele. 11 Uma voz vinda do céu disse: “Você é o meu Filho, a quem eu amo e que me deixa muito feliz.”
12 Logo em seguida, o Espírito o mandou para o deserto, 13 onde ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias. Ele estava entre os animais selvagens, e os anjos cuidaram dele.
14 Mais tarde, após João ser preso, Jesus foi para a Galileia, anunciando as boas novas que vêm de Deus.
15 Jesus dizia: “O tempo anunciado chegou! O Reino de Deus chegou!* Ou “O governo de Deus começou!” O Reino não deve ser visto como um território no senso comum da palavra, mas, sim, como o reinado e a autoridade de Deus sendo restaurados pela chegada de Jesus. Observe também que o tempo verbal indica que o Reino não está simplesmente perto, mas que ele chegou na pessoa de Jesus. Isso acrescenta urgência à resposta de arrependimento. Arrependam-se e creiam no evangelho!”
16 Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o seu irmão André, jogando a rede de pesca na água, pois pescar era o meio de sobrevivência deles. 17 Jesus lhes disse: “Venham e sigam-me e eu lhes ensinarei a pescar pessoas!” 18 Eles imediatamente largaram as redes e o seguiram.
19 Mais adiante, ele viu Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu. Eles estavam em um barco, consertando suas redes. 20 Imediatamente, Jesus os chamou para segui-lo Implícito., e eles deixaram o seu pai Zebedeu no barco, com os empregados contratados, e seguiram Jesus.
21 Eles partiram para Cafarnaum e, no sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinou ali. 22 As pessoas ficaram maravilhadas com a sua forma de ensinar, pois ele falava com autoridade, diferente dos educadores religiosos. “Educadores religiosos” ou “escribas.” Esses eram mais do que “escribas” no sentido estrito. Eles eram homens que tinham autoridade na interpretação das Sagradas Escrituras, e o seu tempo era usado para ensinar as pessoas sobre as exigências da lei religiosa.
23 De repente, ali mesmo na sinagoga, um homem possuído por um espírito mau começou a gritar: 24 “Jesus de Nazaré, por que você está nos incomodando? Você veio para nos destruir? Eu sei quem você é! Você é o Santo que Deus enviou!”
25 Jesus repreendeu o espírito mau, dizendo: “Fique quieto! Saia dele!”
26 O espírito mau gritou, fez o homem ter convulsões e saiu dele.
27 Todos ficaram espantados com o que aconteceu. Eles perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Este novo ensinamento tem tamanha autoridade? Mesmo os espíritos maus lhe obedecem!” 28 A notícia a respeito de Jesus se espalhou rapidamente por toda a região da Galileia.
29 Então, eles saíram da sinagoga e foram para a casa de Simão e de André, junto com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava deitada na cama, com febre. Eles, então, falaram com Jesus a respeito dela. 31 Ele se aproximou dela, segurou a sua mão e a ajudou a se levantar. Ela imediatamente ficou sem febre. Depois, ela preparou a comida para eles.
32 Após o pôr-do-sol naquela tarde, as pessoas trouxeram os doentes e os possuídos por demônios para Jesus curar. 33 Todas as pessoas da cidade se reuniram fora da casa de Simão. 34 Ele curou muitas pessoas que tinham diversas doenças e expulsou muitos demônios. Ele não permitia que os demônios falassem, pois eles sabiam quem ele era.
35 De manhã, bem cedo, enquanto o céu ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi sozinho para um lugar calmo, para orar. 36 Simão e os outros foram procurá-lo. 37 Quando o encontraram, eles lhe disseram: “Todos estão procurando você.”
38 Jesus respondeu: “Nós precisamos ir para outras cidades próximas daqui, para que eu também possa anunciar o evangelho lá. Afinal, foi para isso que eu vim.”
39 Então, ele percorreu toda a Galileia, anunciando seus ensinamentos nas sinagogas e expulsando os demônios.
40 Um leproso veio até ele, pedindo ajuda. O homem se ajoelhou diante de Jesus, dizendo: “Por favor, se você quiser, você pode me curar!” 41 Com pena, Jesus se aproximou, tocou nele e disse: “Sim, eu quero! Você está curado!”
42 A lepra o deixou imediatamente, e ele ficou curado. 43 Jesus o avisou antes de mandá-lo embora: 44 “Cuidado para não contar sobre isso a ninguém. Vá e peça ao sacerdote que o examine. E ofereça o sacrifício que Moisés exigiu por essa purificação, para que as pessoas tenham uma prova”.§ Levítico 14.
45 Mas, o leproso curado foi e disse a todos o que tinha acontecido. Com isso, Jesus não podia mais ir publicamente às cidades. Ele precisou ficar em lugares mais afastados. E pessoas de todas as partes vinham procurá-lo.
 

*1:3 Malaquias 3:1 e Isaías 40:3.

1:4 Arrependimento significa uma “mudança de atitude”; mas, aqui também reflete o chamado dos profetas do Antigo Testamento para voltarmos para o Senhor como seu povo e para que renunciemos às falsas ideias religiosas e às práticas do mal.

1:6 Muito provavelmente signifique alfarroba, em vez de insetos.

§1:10 Ou “para dentro do.”

*1:15 Ou “O governo de Deus começou!” O Reino não deve ser visto como um território no senso comum da palavra, mas, sim, como o reinado e a autoridade de Deus sendo restaurados pela chegada de Jesus. Observe também que o tempo verbal indica que o Reino não está simplesmente perto, mas que ele chegou na pessoa de Jesus. Isso acrescenta urgência à resposta de arrependimento.

1:20 Implícito.

1:22 “Educadores religiosos” ou “escribas.” Esses eram mais do que “escribas” no sentido estrito. Eles eram homens que tinham autoridade na interpretação das Sagradas Escrituras, e o seu tempo era usado para ensinar as pessoas sobre as exigências da lei religiosa.

§1:44 Levítico 14.