A Primeira Carta de Paulo aos Coríntios
1
Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo* “Cristo” significa “Ungido”. pela vontade de Deus, e nosso irmão Sóstenes, para a assembléia de Deus que está em Corinto - aqueles que são santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo em todos os lugares, tanto o deles como o nosso: Graça a vós e paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Agradeço sempre ao meu Deus a graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus, que em tudo fostes enriquecidos por Ele, em todo discurso e todo conhecimento - even como o testemunho de Cristo foi confirmado em vós - de modo que vos atrasais em nenhum dom, esperando a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, que também vos confirmará até o fim, sem culpa no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Deus é fiel, através de quem você foi chamado à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor.
10 Agora eu vos peço, irmãos, pelo nome de nosso Senhor, Jesus Cristo, que todos falem a mesma coisa, e que não haja divisões entre vós, mas que sejam aperfeiçoados juntos na mesma mente e no mesmo julgamento. 11 Pois foi-me relatado a vocês, meus irmãos, por aqueles que são da família de Chloe, que há contendas entre vocês. 12 Agora quero dizer isto, que cada um de vocês diz: “Eu sigo Paulo”, “Eu sigo Apolo”, “Eu sigo Cephas”, e, “Eu sigo Cristo”. 13 Cristo está dividido? Paulo foi crucificado por vocês? Ou você foi batizado em nome de Paulo? 14 Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio, 15 para que ninguém diga que eu os batizei em meu próprio nome. 16 (Eu também batizei a casa de Stephanas; além deles, não sei se batizei algum outro). 17 Pois Cristo me enviou não para batizar, mas para pregar a Boa Nova - não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não ficasse vazia. 18 Pois a palavra da cruz é loucura para aqueles que estão morrendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Pois ela está escrita,
“Destruirei a sabedoria dos sábios”.
Eu trarei o discernimento do discernimento a nada”. Isaías 29:14
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o debatedor desta era? Deus não fez tolo a sabedoria deste mundo? 21 Por ver que na sabedoria de Deus, o mundo através de sua sabedoria não conhecia Deus, foi o bom prazer de Deus através da tolice da pregação para salvar aqueles que acreditam. 22 Para os judeus pedem sinais, os gregos buscam a sabedoria, 23 mas nós pregamos Cristo crucificado, uma pedra de tropeço para os judeus e a loucura para os gregos, 24 mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus; 25 porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
26 Pois vocês vêem sua vocação, irmãos, que não muitos são sábios segundo a carne, não muitos poderosos e não muitos nobres; 27 mas Deus escolheu as coisas tolas do mundo para envergonhar aqueles que são sábios. Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os que são fortes. 28 Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as coisas desprezadas, e as coisas que não existem, para que Ele possa trazer a nada as coisas que existem, 29 para que nenhuma carne se vanglorie diante de Deus. 30 Por causa dele, você está em Cristo Jesus, que foi feito para nós sabedoria de Deus, e justiça e santificação, e redenção, 31  que, como está escrito, “Aquele que se vangloria, que se glorie no Senhor”. Jeremias 9:24

*1:1 “Cristo” significa “Ungido”.

1:19 Isaías 29:14

1:31 Jeremias 9:24