A Terceira Carta de João
1
O ancião para Gaio, o amado, a quem amo em verdade.
Querido, rezo para que prospereis em todas as coisas e sejais saudável, mesmo quando vossa alma prospera. Pois eu me alegrei muito quando irmãos vieram e testemunharam sobre sua verdade, mesmo quando você caminha na verdade. Não tenho maior alegria do que esta: ouvir falar de meus filhos caminhando na verdade.
Amado, você faz um trabalho fiel em tudo o que realiza para aqueles que são irmãos e estranhos. Eles testemunharam sobre seu amor antes da assembléia. Você fará bem em enviá-los em sua jornada de uma maneira digna de Deus, porque por causa do Nome que eles saíram, não tirando nada dos gentios. Portanto, devemos receber tais, para que possamos ser companheiros de trabalho pela verdade.
Escrevi para a assembléia, mas Diotrephes, que adora ser o primeiro entre eles, não aceita o que dizemos. 10 Portanto, se eu vier, chamarei a atenção para seus atos que ele faz, acusando-nos injustamente com palavras maliciosas. Não contente com isso, ele não recebe os próprios irmãos, e aqueles que o fariam, ele proíbe e expulsa da assembléia.
11 Amados, não imitem o que é mau, mas o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus. Aquele que faz o mal não tem visto Deus. 12 Demétrio tem o testemunho de todos, e da própria verdade; sim, nós também testemunhamos, e vocês sabem que nosso testemunho é verdadeiro.
13 Eu tinha muitas coisas para lhe escrever, mas não estou disposto a escrever-lhe com tinta e caneta; 14 mas espero vê-lo em breve. Então falaremos cara a cara.
A paz seja com você. Os amigos o saúdam. Cumprimentem os amigos pelo nome.