Carta de Paul a Filemon
1
Paulo, prisioneiro de Cristo * “Cristo” significa “Ungido”.Jesus, e Timóteo nosso irmão, para Filemon, nosso amado companheiro de trabalho, para a amada Áfia, para Arquipo nosso companheiro de soldado, e para a assembléia em sua casa: Graça a vós e paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Agradeço sempre ao meu Deus, fazendo menção a você em minhas orações, ouvir de seu amor e da fé que você tem para com o Senhor Jesus e para com todos os santos, para que a comunhão de sua fé se torne efetiva no conhecimento de cada coisa boa que há em nós em Cristo Jesus. Pois temos muita alegria e conforto em teu amor, porque os corações dos santos foram refrescados através de ti, irmão.
Portanto, embora eu tenha toda a ousadia em Cristo para ordenar-vos o que é apropriado, ainda assim, por amor, eu prefiro apelar para vós, sendo um tal de Paulo, o idoso, mas também um prisioneiro de Jesus Cristo. 10 eu vos peço por meu filho Onésimo, de quem me tornei o pai em minhas correntes, Onésimo significa “útil”. 11 que outrora foi inútil para vós, mas agora é útil para vós e para mim. 12 Estou enviando-o de volta. Portanto, recebei-o, isto é, meu próprio coração, 13 a quem desejei manter comigo, para que em vosso nome ele possa me servir nas minhas correntes para a Boa Nova. 14 Mas eu não estava disposto a fazer nada sem seu consentimento, que sua bondade não seria por necessidade, mas por livre arbítrio. 15 Pois talvez ele tenha sido separado de você por um tempo para que você o tivesse para sempre, 16 não mais como escravo, mas mais do que escravo, um irmão amado - especialmente para mim, mas quanto mais para você, tanto na carne quanto no Senhor.
17 Se então você me considerar um parceiro, receba-o como você me receberia. 18 Mas se ele o enganou ou lhe deve alguma coisa, coloque isso na minha conta. 19 Eu, Paul, escrevo isto com minha própria mão: Eu o reembolsarei (para não mencionar que você me deve até mesmo a si mesmo). 20 Sim, irmão, deixe-me ter alegria de você no Senhor. Refresque meu coração no Senhor.
21 Tendo confiança em sua obediência, escrevo-lhe, sabendo que você fará até mesmo além do que eu disser.
22 Também, prepare um quarto de hóspedes para mim, pois espero que através de suas orações eu seja restaurado a você.
23 Epáfras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, vos saúda, 24 como fazem Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus companheiros de trabalho.
25 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com seu espírito. Amém.

*1:1 “Cristo” significa “Ungido”.

1:10 Onésimo significa “útil”.