25
Abraão casou-se com outra mulher, chamada Quetura. Ela deu à luz os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Os dois filhos de Jocsã foram Sabá e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. Os filhos de Midiã foram Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda.
Abraão deu tudo o que tinha para Isaque. Mas deu presentes aos filhos que teve com suas concubinas e, ainda em vida, separou-os de Isaque, enviando-os para a terra do oriente.
Abraão viveu 175 anos. Morreu depois de ter tido uma velhice avançada e feliz, e foi reunido aos seus antepassados. Seus filhos, Isaque e Ismael, enterraram o pai na caverna de Macpela, perto de Manre, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, 10 campo que Abraão tinha comprado dos heteus. Foi ali que Abraão e Sara, sua mulher, foram enterrados. 11 Depois que Abraão morreu, Deus abençoou Isaque, seu filho; Isaque morava agora próximo a Beer-Laai-Roi.
12 São estes os descendentes de Ismael, filho de Abraão com a egípcia Hagar, serva de Sara.
13 A relação dos nomes dos filhos de Ismael está por ordem de nascimento: Nebaiote, o filho mais velho de Ismael, Quedar, Adbeel, Mibsão; 14 Misma, Dumá, Massá, 15 Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedemá. 16 Estes doze filhos de Ismael vieram a ser os fundadores das doze tribos que receberam os seus nomes. 17 Ismael viveu 137 anos de idade. Morreu e foi reunido aos seus antepassados. 18 Seus descendentes se espalharam por toda a região desde Havilá até Sur, que fica próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para a Assíria. Eles viviam separados dos outros descendentes de Abraão.*Ou “Eles viveram em hostilidade com todos os seus irmãos”.
19 São estas as gerações de Isaque, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaque. 20 Isaque tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca. Ela era filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã do arameu Labão.
21 Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, pois ela não podia ter filhos. O Senhor atendeu às orações de Isaque, e sua mulher Rebeca ficou grávida.Isso aconteceu cerca de 20 anos depois do casamento. Compare v. 20 e 26. 22 Os filhos lutavam no ventre dela, pelo que disse: “Por que isso está acontecendo comigo?” E foi consultar o Senhor.
23 O Senhor respondeu:
“Os filhos que estão no seu ventre formarão duas nações rivais. Uma será mais forte do que a outra, e o mais velho servirá ao mais novo”.
24 E quando se cumpriu o tempo, ela deu à luz gêmeos. 25 O primeiro a sair veio todo coberto de pelos e cabelos ruivos; por isso deram a ele o nome de Esaú.Esaú significa “peludo”, “cabeludo”. 26 Em seguida veio o irmão, segurando o calcanhar de Esaú. Por isso deram a ele o nome de Jacó.§Jacó quer dizer “suplantador” ou “o que agarra o calcanhar”, ou “o que age traiçoeiramente”. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz.
27 Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos. Jacó, no entanto, era do tipo tranquilo e ficava nas tendas. 28 O filho favorito de Isaque era Esaú, por causa das saborosas caças; o filho favorito de Rebeca era Jacó.
29 Um dia, Jacó estava preparando um ensopado de lentilhas, quando Esaú chegou em casa. Ele estava exausto 30 e pediu a Jacó: “Por favor, dê-me um pouco desse ensopado vermelho. Estou faminto!” Por isso Esaú também foi chamado de Edom.*Edom significa vermelho.
31 Jacó respondeu: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”.Ou “direito de primogenitura”.
32 Esaú disse: “Se estou morrendo de fome, que me adianta esses direitos?”
33 Então Jacó disse: “Jure primeiro”. Esaú fez um juramento, vendendo os seus direitos de filho mais velho a Jacó.
34 Então Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas. Ele comeu, bebeu e foi embora.
Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho.

*25:18 Ou “Eles viveram em hostilidade com todos os seus irmãos”.

25:21 Isso aconteceu cerca de 20 anos depois do casamento. Compare v. 20 e 26.

25:25 Esaú significa “peludo”, “cabeludo”.

§25:26 Jacó quer dizer “suplantador” ou “o que agarra o calcanhar”, ou “o que age traiçoeiramente”.

*25:30 Edom significa vermelho.

25:31 Ou “direito de primogenitura”.