Números   
 1
 1 No primeiro dia do segundo mês do segundo ano*No nosso calendário seria 15 de abril. depois que os israelitas saíram do Egito, o Senhor deu as seguintes ordens a Moisés, no Tabernáculo,†O Tabernáculo pode ser traduzido por “Tenda do Encontro”, “Tenda da Congregação” ou “Santuário”. Alguns diferenciam a tenda interior ou o santuário de todo o Tabernáculo, que incluía as paredes exteriores. no deserto do Sinai:   2 “Façam um recenseamento, você e Arão, de toda a comunidade de Israel, por grupos de famílias e por famílias, contando todos os homens, um por um,   3 com vinte anos de idade ou mais, que estão aptos para ir à guerra em Israel, organizados segundo as suas divisões.‡Ou “segundo os seus exércitos”.   4 Um homem de cada tribo, o chefe de grupo de famílias, ajudará vocês.   5 Estes são os nomes dos homens que vão ajudar vocês na contagem:  
“de Rúben, Elizur, filho de Sedeur;   
 6 de Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai;   
 7 de Judá, Naassom, filho de Aminadabe;   
 8 de Issacar, Natanael, filho de Zuar;   
 9 de Zebulom, Eliabe, filho de Helom;   
 10 dos filhos de José: de Efraim, Elisama, filho de Amiúde; de Manassés, Gamaliel, filho de Pedazur;   
 11 de Benjamim, Abidã, filho de Gideoni;   
 12 de Dã, Aiezer, filho de Amisadai;   
 13 de Aser, Pagiel, filho de Ocrã;   
 14 de Gade, Eliasafe, filho de Deuel;   
 15 de Naftali, Aira, filho de Enã”.   
 16 Esses foram os líderes das tribos dos seus antepassados, chefes dos grupos de famílias, escolhidos dentre a comunidade de Israel.   
 17 Então, Moisés e Arão reuniram os líderes escolhidos   18 e convocaram toda a comunidade no primeiro dia do segundo mês§Isto é, 15 de abril.; reuniram todos os homens de Israel de vinte anos de idade ou mais para fazer a contagem por grupos de famílias e por famílias, um por um, pelo nome.   19 Fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés e assim os contaram no deserto do Sinai.   
 20 Dos descendentes de Rúben, o filho mais velho de Israel: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   21 Foram contados ao todo da tribo de Rúben 46.500 homens.   
 22 Dos descendentes de Simeão: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   23 Foram contados ao todo da tribo de Simeão 59.300 homens.   
 24 Dos descendentes de Gade: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   25 Foram contados ao todo da tribo de Gade 45.650 homens.   
 26 Dos descendentes de Judá: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   27 Foram contados ao todo da tribo de Judá 74.600 homens.   
 28 Dos descendentes de Issacar: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   29 Foram contados ao todo da tribo de Issacar 54.400 homens.   
 30 Dos descendentes de Zebulom: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   31 Foram contados ao todo da tribo de Zebulom 57.400 homens.   
 32 Dos filhos de José:  
Dos descendentes de Efraim: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   33 Foram contados ao todo da tribo de Efraim 40.500 homens.   
 34 Dos descendentes de Manassés: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   35 Foram contados ao todo da tribo de Manassés 32.200 homens.   
 36 Dos descendentes de Benjamin: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   37 Foram contados ao todo da tribo de Benjamin 35.400 homens.   
 38 Dos descendentes de Dã: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   39 Foram contados ao todo da tribo de Dã 62.700 homens.   
 40 Dos descendentes de Aser: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   41 Foram contados ao todo da tribo de Aser 41.500 homens.   
 42 Dos descendentes de Naftali: Todos os homens de vinte anos ou mais que eram aptos para ir para a guerra foram relacionados, segundo a sua origem, cada um de acordo com o seu grupo de famílias e na sua família.   43 Foram contados ao todo da tribo de Naftali 53.400 homens.   
 44 Esses foram os homens contados por Moisés e Arão e pelos doze líderes*Ou “cabeças”. das tribos de Israel, cada um representando a sua família.   45 Todos os homens israelitas de vinte anos ou mais que estavam aptos para ir para a guerra, de acordo com as suas famílias,   46 somaram um total de 603.550 homens.   
 47 Este total, porém, não incluiu os levitas,   48 porque o Senhor disse a Moisés:   49 “Você não deve fazer o recenseamento da tribo de Levi nem relacione o número de levitas no total geral dos israelitas.   50 Mas diga aos levitas que se responsabilizem pelo cuidado do Tabernáculo, das tábuas da aliança, de todos os utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles levarão o Tabernáculo e todos os seus utensílios, e acamparão junto a ele.   51 Sempre que o Tabernáculo tiver de ser removido, só os levitas poderão desmontar e armar o Tabernáculo. Qualquer estranho não autorizado que se aproximar do Tabernáculo morrerá.   52 Cada tribo de Israel terá o seu próprio acampamento e armará as suas tendas separadamente, segundo as suas divisões, e nesse lugar ficará a bandeira da tribo.   53 Mas os levitas armarão o seu acampamento ao redor do Tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, para cuidar do Tabernáculo e para que a comunidade de Israel não seja atingida pela ira de Deus”.   
 54 Então os filhos de Israel obedeceram a tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés.   
*1:1 No nosso calendário seria 15 de abril.
†1:1 O Tabernáculo pode ser traduzido por “Tenda do Encontro”, “Tenda da Congregação” ou “Santuário”. Alguns diferenciam a tenda interior ou o santuário de todo o Tabernáculo, que incluía as paredes exteriores.
‡1:3 Ou “segundo os seus exércitos”.
§1:18 Isto é, 15 de abril.
*1:44 Ou “cabeças”.