8
 1 Ouça, você não está ouvindo a sabedoria chamar? Não ouve o discernimento*Ou “a verdadeira compreensão”. da vida   2 convidando a todos, no alto dos montes, nas estradas e encruzilhadas, nas praças e ruas da cidade,   3 à porta de cada casa, à entrada da cidade, portas adentro? Ouça bem o que ela diz:   
 4 “Escutem bem, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz.   5 Vocês inexperientes,†Ou “simples”. procurem entender a prudência; vocês tolos, a verdadeira compreensão.   6 Ouçam, porque os meus conselhos são valiosos e muito importantes. E todos eles são verdadeiros e justos.   7 Sim, eu lhes anunciarei a verdade, porque eu detesto a mentira e a maldade.   8 Todos os meus conselhos são justos; não há neles a menor mentira ou maldade.   9 Aqueles que têm discernimento entendem minhas palavras e percebem que elas são absolutamente certas.   10 Prefiram a minha instrução à prata, e o meu conhecimento ao ouro mais puro,   11 pois a sabedoria vale mais que pedras preciosas; você pode imaginar qualquer tipo de riqueza, mas isso não pode se comparar com o valor da sabedoria.   
 12 “Eu sou a sabedoria, e meu companheiro é o bom senso;‡Ou “a prudência”. tenho o conhecimento que vem com os conselhos.   13 Temer§Ou “respeitar e obedecer”. o Senhor significa odiar o mal; por isso eu, a sabedoria, odeio o orgulho e a arrogância, o mau caminho e todo o tipo de falar perverso.   14 O conselho e a verdadeira sabedoria*Ou “compreensão da vida”. me pertencem. Eu possuo o entendimento e a verdadeira força   15 e é por meu intermédio que os reis governam e os juízes julgam com justiça.   16 Sim, por meio de mim governam os nobres, todos os juízes da terra.   17 Amo todos os que me amam; quem me procura sempre me encontra.   18 Eu possuo riquezas e honra, prosperidade e justiça sem fim.   19 O que eu ofereço vale mais que o ouro, do que ouro puro; o que ofereço é mais precioso do que a prata fina.   20 Meus caminhos são retos; são caminhos de justiça;   21 e quem me ama receberá muitas riquezas. Encherei os cofres de quem me segue.   
 22 “Eu estava junto com o Senhor quando ele criou o universo. Já existia antes da criação do mundo, antes das suas obras mais antigas.   23 Fui formada desde a eternidade, desde o princípio do tempo, antes de existir a terra.   24 Eu já existia quando ainda não havia abismos, antes da criação das fontes e nascentes de água.   25 Antes de serem formadas as grandes montanhas e as colinas eu já existia.   26 O Senhor ainda não havia criado a terra, os campos e planícies, nem mesmo o pó da terra, e eu já existia.   27 Eu estava junto dele quando criou o céu e traçou a linha do horizonte sobre a superfície do abismo,   28 quando formou as nuvens para a chuva em cima e estabeleceu as fontes do abismo,   29 quando criou os limites do mar, para que as águas não desobedecessem à sua ordem, quando colocou os alicerces da terra.   30 Eu estava junto com o Senhor e fui o seu arquiteto! Nós éramos uma constante alegria um para o outro,   31 e eu tinha grande prazer com o mundo que ele criou e a humanidade que morava nele.   
 32 “Por isso, meus filhos, ouçam-me: Felizes são aqueles que guardam os meus caminhos.   33 Ouçam os meus conselhos e serão sábios; não os desprezem!   34 Quem me ouve e obedece, quem procura viver sempre ao meu lado, esse será muito feliz!   35 Porque todo aquele que me acha, acha a vida e recebe a aprovação do Senhor.   36 Mas quem me rejeita, faz um grande mal a si mesmo; todos os que me odeiam†Ou “me aborrecem”. amam a morte”.