24
 1 Não tenha inveja dos homens perversos! Não deseje a companhia deles;   2 porque eles passam o tempo todo planejando novas maneiras de fazer o mal e enganar os outros.   
 3 Com a sabedoria se constrói a casa, e com prudência ela se consolida.   
 4 Conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.   
 5 Para vencer na vida, a sabedoria vale muito mais que a força bruta, e o bom senso muito mais que a valentia.   
 6 Nunca vá para a batalha sem pedir conselhos a vários homens sábios; bons conselheiros sempre nos ajudam a vencer.   
 7 A sabedoria é elevada demais para o homem sem juízo; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada a dizer.   
 8 Aquele que planeja o mal contra os outros será conhecido como criador de problemas.   
 9 Os planos malvados do insensato são pecados, e quem vive zombando de tudo e de todos é odiado pela sociedade.   
 10 Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, sua força será limitada.   
 11 Liberte as pessoas que estão sendo levadas à morte; socorra os que caminham tropeçando para o lugar onde serão mortos.   
 12 Não fuja da responsabilidade, dizendo: “Não sabia o que estava acontecendo!” Deus conhece os seus pensamentos; ele sabe muito bem o que se passa no seu coração e dará a cada um a recompensa merecida pelos seus atos.   
 13 Meu filho, coma mel porque você sabe como o mel é gostoso e faz bem ao seu corpo.   
 14 Saiba que a sabedoria é para a alma o que o mel é para o corpo; se você se tornar um sábio, terá um futuro brilhante e realizará todos os seus sonhos.   
 15 Você, homem perverso, não tente destruir o justo à traição! Não pense em destruir a sua casa,   16 porque ainda que o justo caia sete vezes, ele sempre terá forças para começar novamente a vida. Mas os perversos serão arrastados pela calamidade.   
 17 Você, homem justo, não fique alegre quando o perverso for castigado por Deus, nem vibre quando ele tropeçar,   18 para que o Senhor não fique sabendo e se desagrade, e desvie dele a sua ira.   
 19 Não fique preocupado com o sucesso dos maus, nem inveje as riquezas dos perversos,   20 porque para eles o futuro é negro e sem esperança.   
 21 Meu filho, tema o Senhor e o rei; nunca faça parte de grupos revoltosos,   22 porque eles serão destruídos repentinamente. Você faz ideia da destruição que Deus e o rei podem causar?   
 23 Aqui estão alguns outros provérbios, escritos pelos sábios:  
É errado tomar partido quando se julga um caso, seja em favor do pobre ou do rico.   
 24 Quem diz ao perverso: “Você está livre porque é inocente!” será amaldiçoado e desprezado por muitos povos.   
 25 Mas o juiz honesto, que condena o perverso conforme a justiça, será amado pelo povo e abençoado por Deus.   
 26 Você quer mostrar amor e consideração por alguém? Responda sempre a verdade com delicadeza.*Ou “A resposta sincera é como um beijo nos lábios”.   
 27 Cuide primeiro de seus negócios, defina sua situação financeira e depois comece a construir sua casa e formar sua família.   
 28 Não prejudique seu próximo sem motivo, contando mentiras sobre ele.   
 29 Não pense consigo mesmo: “Agora vou me vingar de tudo que ele fez de errado comigo”.   
 30 Passei pelo sítio do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo,   31 e vi que tudo estava coberto de mato e espinheiros. Havia ervas daninhas por toda parte, e o muro de pedras estava em ruínas.   
 32 Vi aquilo tudo, pensei um pouco e aprendi esta lição:   
 33 “Para quem sempre dorme um pouco mais, para quem sempre quer tirar uma soneca, para quem só pensa em cruzar os braços e descansar e ficar à toa,   34 a pobreza chegará de repente, como um ladrão, e a fome atacará de surpresa, como um ladrão armado”.