31
 1 Estes são os sábios ditados do rei Lemuel, lições importantes que sua mãe lhe ensinou quando ele ainda era um garoto.   
 2 “Ó meu filho, filho do meu ventre, filho que eu consagrei ao Senhor, este é o meu conselho:   3 Não jogue fora sua vida com mulheres, e seu vigor com aquelas que acabam destruindo reis.   
 4 “Não convém aos reis, ó Lemuel, beber muito vinho, não convém aos governantes misturar bebidas fortes.   5 Um rei que bebe muito acaba esquecendo suas obrigações, confunde as leis e não julga com justiça os fracos e pobres de seu país.   6 As bebidas fortes são para os doentes, que estão a um passo da morte; o vinho é o companheiro de quem está desiludido da vida,   7 porque ele bebe para esquecer sua pobreza e não se lembrar da sua infelicidade.   8 Use as palavras para ajudar outras pessoas, especialmente os que são fracos e pobres e não podem cuidar de si mesmos.   9 Use sua autoridade para fazer justiça e ajudar os pobres e necessitados.   
 10 “Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas.   11 O marido dessa mulher fiel e dedicada está sempre tranquilo, pois ela nunca deixará faltar nada para ele.   12 Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar dele, nunca o mal.   13 Ela compra a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.   14 De lugares distantes ela traz comida para o lar com os navios mercantes.   15 Antes de o sol raiar ela já está em pé, preparando a primeira refeição da família e planejando o serviço de suas servas.   16 Ela sabe negociar! Compra um terreno e planta uma horta com o dinheiro que ganhou com seu trabalho.   17 Ela está sempre disposta e não foge do trabalho pesado.   18 Ela sabe que seu trabalho ajuda a sustentar a família, e ela trabalha até altas horas da noite.   
 19 “Com a agulha e a linha ela faz roupas   20 e ajuda os pobres e necessitados.   21 Quando chega o inverno, ela não precisa se preocupar porque já preparou roupas quentes para toda a família.   22 Ela mesma faz as cobertas, e seus vestidos são de linho fino e de púrpura.   23 Seu marido é conhecido e respeitado em sua cidade; será eleito para cargos importantes da sua terra.   
 24 “Ela faz roupas de linho e as vende, e fornece cintos para os comerciantes.   25 Suas grandes virtudes são a energia e a honra. Ela não se preocupa com o futuro.   26 Fala com sabedoria e ensina e corrige com amor.   27 Ela cuida muito bem da sua casa e nunca dá lugar à preguiça.   28 Seus filhos a respeitam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:   29 ‘Pode haver muitas esposas exemplares neste mundo, mas eu tenho certeza que nenhuma delas é melhor que você’ ”.   
 30 Os encantos de uma mulher podem ser apenas uma ilusão, e a beleza não dura para sempre. A verdadeira beleza, a verdadeira honra de uma mulher está em temer*Ou “amar e obedecer”. o Senhor.   
 31 A mulher que fizer isso será elogiada diante de todos; receberá a recompensa merecida.