2
 1 Você não tem desculpa quando julga os outros. Quando você afirma que alguém é mau e deveria ser castigado, você está falando de si mesmo, pois faz essa mesma coisa, e está condenando a si mesmo.   2 E sabemos que Deus, com justiça, castigará qualquer um que fizer coisas como essas.   3 Você pensa que Deus julgará e condenará os outros por fazê-las, e poupará você quando as fizer também?   4 Será que você não compreende quão paciente ele está sendo com você? Ou você não se incomoda com isso? Não vê que ele tem esperado todo esse tempo sem castigá-lo, a fim de dar tempo para que abandone o pecado? Sua bondade tem a finalidade de levá-lo ao arrependimento.   
 5 Mas, você não quer ouvir; assim, você está guardando um castigo terrível para si mesmo, devido à sua teimosia em recusar-se a abandonar seus pecados; pois virá o dia da ira, quando Deus será o justo Juiz do mundo inteiro.   6 Ele dará a cada um o que suas obras merecem.   7 Ele dará a vida eterna àqueles que pacientemente fazem a vontade de Deus, procurando a glória invisível, a honra e a vida eterna que ele oferece.   8 Porém haverá ira e indignação para aqueles que são egoístas e lutam contra a verdade divina e andam em maus caminhos.*Ou “seguem a injustiça”.   9 Haverá tristeza e angústia para todo ser humano que pratica o mal; primeiro para os judeus, depois para os gregos, para aqueles que continuarem pecando.   10 Mas haverá glória, honra e paz para todos quantos praticarem o bem: primeiro para os judeus, depois para os gregos.   11 Isso porque Deus trata a todos com igualdade.†Ou “em Deus não há parcialidade”.   
 12 Deus punirá o pecado em qualquer situação. Ele castigará os pagãos quando pecarem, embora eles nunca tenham ouvido a respeito da Lei. E Deus castigará aqueles que pecarem sob a Lei; pela Lei eles serão julgados.   13 Porque não são aqueles que ouvem a Lei que são justos‡Ou “aceitos”. aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes são considerados justos.   14 Na verdade, os gentios§Isto é, os não judeus. não têm a Lei. Mas, quando fazem pela própria vontade o que a Lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham lei.   15 Eles mostram, pela sua maneira de agir, que no fundo de seus corações sabem fazer a diferença entre o certo e o errado. A Lei está escrita dentro deles; a sua própria consciência e os seus pensamentos mostram que isso é verdade, pois às vezes os acusam e às vezes os desculpam.   16 Não há dúvida alguma de que chegará o dia quando Deus, por meio de Jesus Cristo, julgará a vida íntima de todos, seus pensamentos e seus motivos mais secretos, de acordo com o grande plano de Deus que eu anuncio.   
 17 Vocês, os judeus, pensam que tudo vai bem entre vocês e Deus por ele ter-lhes dado sua Lei; orgulham-se de Deus.   18 Sim, vocês bem sabem qual é a vontade de Deus; vocês conhecem o certo e o errado, porque foram instruídos pela Lei.   19 Estão tão seguros do caminho para Deus que poderiam apontá-lo a um cego. Pensam que são luz para aqueles que estão perdidos na escuridão.   20 E pensam poder instruir as pessoas insensatas e simples e até mesmo ensinar às crianças tudo quanto se refere a Deus porque realmente vocês conhecem sua Lei, que é a expressão do conhecimento e da verdade.   
 21 Vocês, que ensinam aos outros, por que não ensinam a si mesmos? Dizem aos outros para não roubar, mas vocês mesmos roubam?   22 Vocês afirmam que está errado cometer adultério, mas vocês mesmos adulteram? Vocês dizem: “Não se ora aos ídolos”, mas roubam as coisas do templo.   23 Vocês, que têm tanto orgulho de conhecer a Lei, desonram a Deus, quebrando a Lei?   24 Não é de admirar que as Escrituras digam: “Os gentios*Ou “não judeus”. blasfemam†Ou “falam mal”. de Deus por causa de vocês”.   
 25 A circuncisão‡A circuncisão era uma cerimônia religiosa em que era cortada a pele, chamado prepúcio, do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, como um sinal da aliança que Deus havia feito com Israel. Veja Gn 17.9‑14; Gl 5.2. Também no restante do Novo Testamento. tem valor se vocês, que são judeus, obedecem à Lei; mas se vocês não cumprem a Lei, é como se vocês não tivessem sido circuncidados.§Ou “você é perfeitamente igual aos pagãos”.   26 E se os que não são circuncidados obedecem à Lei, será que eles não serão considerados circuncidados?*Ou “Será que Deus não lhes dará todos os direitos que planejou dar aos judeus?”.   27 De fato, aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à Lei, condenará vocês que, tendo a Lei e a circuncisão, não obedecem à Lei.   
 28 Vocês, na realidade, não são judeus só porque nasceram de pais judeus ou porque passaram pela cerimônia da circuncisão para serem admitidos no judaísmo.   29 Não! Judeu verdadeiro é qualquer um cujo coração seja reto diante de Deus. Deus não procura aqueles que cortam seu corpo através da circuncisão física, mas procura aqueles cujos corações e mentes foram mudados pelo Espírito e não pela Lei escrita. Qualquer um que tiver esse tipo de mudança em sua vida receberá o louvor de Deus e não de homens.   
*2:8 Ou “seguem a injustiça”.
†2:11 Ou “em Deus não há parcialidade”.
‡2:13 Ou “aceitos”.
§2:14 Isto é, os não judeus.
*2:24 Ou “não judeus”.
†2:24 Ou “falam mal”.
‡2:25 A circuncisão era uma cerimônia religiosa em que era cortada a pele, chamado prepúcio, do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, como um sinal da aliança que Deus havia feito com Israel. Veja Gn 17.9‑14; Gl 5.2. Também no restante do Novo Testamento.
§2:25 Ou “você é perfeitamente igual aos pagãos”.
*2:26 Ou “Será que Deus não lhes dará todos os direitos que planejou dar aos judeus?”.