2
1 Coríntios 2.1-5
TEMA: Deus comprovou que a minha mensagem é verdadeira pelas poderosas coisas que Ele fez, não por eu ter falado de uma forma que fizesse com que as pessoas me estimassem.
Meus irmãos cristãos, quando vim ter com vocês eu lhes proclamei a mensagem que Deus me tinha revelado. Mas não a proclamei com palavras que pudessem levar as pessoas a me estimarem altamente, e argumentei de uma forma que os descrentes iriam achar pouco sábia. Procedi assim porque tinha resolvido falar somente de Jesus Cristo. Mais especificamente, eu lhes contei o que Ele tinha realizado por nós ao ser morto, pregado {quando O mataram, pregando-O} numa cruz. Além disso, quando estive com vocês, não me senti em condições de fazer o que Cristo queria que eu fizesse. Eu tinha medo de não poder fazê-lo, e por causa disso tremi muito. Quando eu pregava e lhes ensinava, não usava palavras que os descrentes acham [IRO] sábias para convencê-los de que a minha mensagem era verdadeira. Pelo contrário, o Espírito de Deus comprovou que ela era verdade pelos milagres realizados. Eu ensinava e pregava dessa forma para que vocês pudessem crer na minha mensagem, não por terem ouvido palavras que as pessoas consideram [IRO] sábias, mas por terem testemunhado o poder de Deus.
1 Coríntios 2.6-16
TEMA: Os descrentes não acham sábia a minha mensagem, pois eu digo aquilo que o Espírito de Deus me revela.
Comunico uma mensagem que as pessoas espiritualmente maduras consideram sábia, e não uma mensagem que os descrentes acham sábia. Também comunico uma mensagem que os governantes incrédulos do mundo não consideram sábia. Não importa, pois eles vão perder seu poder. Pelo contrário, eu falo daquilo que Deus sabiamente planejou. É algo que os seres humanos desconheciam anteriormente, pois não tinha sido revelado {Deus não o tinha revelado} antes. Mas Deus determinou, antes de criar o mundo, que através do Seu sábio plano Ele iria beneficiar/abençoar-nos grandemente.
Nenhum desses descrentes que governam este mundo conhecia esse plano tão sábio. Se o tivessem conhecido, eles não teriam pregado na cruz o nosso maravilhoso Senhor. Mas para nós cristãos, estas palavras que estão escritas {que um profeta escreveu} são verdadeiras:
As coisas que ninguém viu jamais,
as coisas que ninguém jamais ouviu,
as coisas que ninguém achava que fossem possíveis de acontecer,
são as coisas que Deus já preparou para aqueles que O amam.
10 Deus fez com que Seu Espírito revelasse essas coisas a nós (inc) cristãos. O Espírito Dele pode fazer isso porque conhece a fundo o significado de todas as coisas. Ele conhece até aquelas coisas relacionadas a Deus que são muito difíceis de entender. 11 Somente um indivíduo mesmo (OU, o Espírito de uma pessoa) sabe o que está pensando. Semelhantemente, somente o Espírito de Deus sabe o que Deus está pensando. 12 Não foram as ideias ensinadas pelos incrédulos que nós aceitamos. Pelo contrário, foi o Espírito que veio de Deus que recebemos, para que pudéssemos saber das coisas livremente feitas por Deus {que Deus tem feito livremente} para nos ajudar. 13 São essas as coisas das quais lhes falo. Ao fazer assim, não lhes explico coisas que alguém que é considerado sábio [IRO] pelos outros tenha me ensinado. Pelo contrário, eu lhes explico coisas que o Espírito de Deus me ensinou, e explico essas verdades espirituais a pessoas cujo pensamento é orientado pelo Espírito Dele. 14 Os descrentes rejeitam as coisas que o Espírito de Deus nos (inc) ensina, pois acham essas coisas tolas. Eles não podem entendê-las, pois é pelo Espírito de Deus que somos capacitados {é o Espírito de Deus que nos capacita} a avaliar essas coisas de uma forma certa, e eles não têm o Espírito de Deus. 15 Nós, que temos o Espírito de Deus, podemos julgar corretamente o valor de todas as coisas que o Espírito revela, mas não podemos ser julgados, corretamente, pelos incrédulos {os incrédulos não podem julgar-nos corretamente}. 16 Aquilo que um profeta/Isaías escreveu confirma isso. Ele escreveu:
Ninguém / Quem [RHQ] sabe o que o Senhor está pensando.?
Ninguém / Quem [RHQ] pode instruí-lo.?
Mas nós cristãos podemos pensar sobre as coisas [MTY] como Cristo pensa sobre elas.