14
Atos 14.1-3
TEMA: Paulo e Barnabé pregam o evangelho e fazem milagres em Icônio.
Em Icônio, Paulo e Barnabé foram, como de costume, à sinagoga/sala de reuniões dos judeus e falaram de forma convincente sobre o Senhor Jesus. Como resultado, muitos judeus e também gentios/não-judeus passaram a crer em Jesus. Mas alguns dos judeus recusaram dar fé/acreditar na àquela/aquela mensagem e mandaram que os gentios/não-judeus tampouco a acreditassem. Eles disseram aos não judeus que não era verdade a mensagem acerca de Jesus. Como resultado, alguns dos não judeus se zangaram com os cristãos dali. Portanto, Paulo e Barnabé passaram bastante tempo lá, falando com ousadia em nome do Senhor. O Senhor Jesus os capacitava a fazer muitos milagres. Assim, ele comprovou às pessoas que era verdade a mensagem sobre como o Senhor nos salva de uma forma que nem merecemos.
Atos 14.4-7
TEMA: Antes de o povo poder atacar os apóstolos, estes fogem a Listra e Derbe.
As pessoas que moravam na cidade de Icônio discordavam fortemente entre si no tocante à mensagem sobre Jesus. Algumas das pessoas concordavam com os judeus [SYN] que não acreditavam naquela mensagem. Outras pessoas concordavam com os dois apóstolos. Então os gentios/não-judeus e os líderes judaicos [SYN] que se opunham a Paulo e Barnabé conversaram entre si sobre possíveis maneiras de maltratarem Paulo e Barnabé. Alguns dos homens graúdos/importantes daquela cidade consentiram em ajudá-los. Juntos, eles resolveram matar Paulo e Barnabé, apedrejando-os. Mas Paulo e Barnabé ouviram sobre o conluio/a trama, portanto saíram com pressa para o distrito de Licaônia. Foram às cidadezinhas de Listra e Derbe, naquele distrito, e à região vizinha. Enquanto estavam naquela região, comunicavam continuamente às pessoas a mensagem sobre o Senhor Jesus.
Atos 14.8-10
TEMA: Deus capacita Paulo a curar um aleijado
Certa vez, enquanto Paulo pregava aos habitantes de Listra, havia lá sentado um homem aleijado das pernas. Tinha nascido assim coxo do ventre da mãe, portanto nunca havia andado. Ele escutava a Paulo enquanto este falava do Senhor Jesus. Paulo olhou fixamente ao homem e viu na cara/no rosto dele a confiança de poder ser curado {que o Senhor Jesus poderia curá-lo}. 10 Portanto Paulo gritou ao homem: “Fique de pé!” Ao ouvir isso, o homem imediatamente se pôs de pé num pulo e passou a andar normalmente.
Atos 14.11-18
TEMA: Os apóstolos impedem as pessoas de cultuá-los.
11 Quando a multidão viu o que Paulo tinha feito, as pessoas achavam que Paulo e Barnabé eram os deuses que eles costumavam adorar. Por isso gritaram, alvoroçadas, na sua própria língua licaônica: “Olhem! Esses homens devem realmente ser os deuses que nós (incl) cultuamos! Eles se disfarçaram de seres humanos e desceram do céu para nos ajudar!” 12 Essas pessoas começaram a dizer que Barnabé seria o Deus principal, que se chamava Júpiter e Paulo seria Mercúrio, mensageiro/porta voz dos demais deuses. Eles pensavam/disseram isso porque era Paulo quem falava. 13 Do lado de fora do portão da cidade ficava um templo em que as pessoas adoravam a Júpiter. O sacerdote residente ouviu o que Paulo e Barnabé tinham feito e, por isso, ele foi ao portão da cidade. Muitas pessoas já se tinham congregado ali. Ele trouxe uns/dois bois com coroas de flores ao redor do pescoço. O sacerdote e demais pessoas pretendiam matar os bois para uma cerimônia de adoração em homenagem a Paulo e Barnabé. 14 Mas quando os apóstolos, Barnabé e Paulo, ouviram disso e entenderam que as pessoas os consideravam deuses e desejavam sacrificar os bois em culto de louvor a eles, ficaram muito aflitos e rasgaram as roupas. Foram correndo para dentro da multidão, gritando: 15 “Homens, vocês não devem matar esses bois para nos adorarem/por que vocês estão procedendo assim!? [RHQ] Não somos deuses. Somos apenas seres humanos, como vocês mesmos. Viemos para cá comunicar-lhes uma nova mensagem muito boa. Viemos falar-lhes do Deus todo-poderoso/vivo. Ele deseja que vocês deixem de adorar outros deuses, pois eles não podem ajudá-los. Este verdadeiro Deus criou o céu, a terra, os mares e tudo que existe. 16 Nos anos já passados, todos vocês gentios/não-judeusadoravam quaisquer deuses que desejassem cultuar. Deus permitia que assim fizessem, pois vocês não conheciam a Ele. 17 Mas Ele nos tem mostrado [LIT] que age bondosamente para conosco (incl). É Ele quem faz a chuva cair e as plantas crescerem. Ele lhes dá bastante comida para comerem e faz com que vocês fiquem muito felizes”. 18 As pessoas ouviram o que Paulo dizia, mas continuavam achando que deveriam sacrificar esses bois em louvor a Paulo e Barnabé. Mas finalmente, resolveram não fazê-lo.
Atos 14.19-20a
TEMA: Alguns judeus incitam a multidão a apedrejar Paulo em Listra.
19 Depois disso, porém, alguns judeus chegaram da Antioquia e Icônio e persuadiram muitos dos habitantes de Listra de que não era verdade a mensagem que Paulo lhes pregava. As pessoas que deram fé/acreditaram naquilo que aqueles judeus alegavam se zangaram com Paulo. Essas pessoas deixaram que os judeus jogassem pedras nele repetidamente até ele cair no chão, sem sentidos. Todos acharam que ele tinha morrido, portanto o arrastaram para fora da cidade e o deixaram deitado ali. Mas alguns dos cristãos de Listra os tinham seguido para fora da cidade. 20 Eles chegaram e se colocaram ao redor de Paulo, no local onde ele estava deitado no chão. Paulo recuperou os sentidos! Então ele ficou de pé e voltou para a cidade, em companhia dos cristãos.
Atos 14.20b-23
TEMA: Os apóstolos visitam os cristãos novamente e nomeiam líderes.
No dia seguinte, Paulo e Barnabé saíram da cidadezinha de Listra e viajaram até a cidadezinha de Derbe. 21 Eles ficaram lá durante alguns dias e contavam repetidamente a boa mensagem sobre Jesus às pessoas. Muitas destas se tornaram cristãos. Depois disso, Paulo e Barnabé iniciaram a viagem de volta. Eles foram novamente a Listra. Depois foram dali até Icônio, e passaram então à Antioquia, na província de Pisídia. 22 Em cada cidadezinha, eles ajudavam os cristãos [SYN] a se fortalecerem espiritualmente e os instavam a continuarem confiando no Senhor Jesus. Avisavam os cristãos: “É preciso que suportemos (incl) frequente sofrimento às mãos das outras pessoas antes de Deus reinar para sempre sobre nós”. 23 Paulo e Barnabé nomeavam líderes para cada congregação. Antes de saírem Paulo e Barnabé de cada cidadezinha, eles convocavam os cristãos e passavam algum tempo orando e jejuando/orando sem comer. Então Paulo e Barnabé entregavam esses líderes e outros cristãos ao Senhor Jesus, em quem eles tinham crido, para que Ele cuidasse deles.
Atos 14.24-28
TEMA: Paulo e Barnabé apresentam relatório aos cristãos na Antioquia da Síria.
24 Depois de viajarem Paulo e Barnabé pelo distrito de Pisídia, eles se dirigiram ao sul, ao distrito de Panfilia. 25 Naquele distrito, eles chegaram à cidadezinha de Perge e pregaram a mensagem de Deus acerca do Senhor Jesus aos habitantes lá. Depois disso, eles foram até o litoral, à cidadezinha de Atália. 26 Lá eles embarcaram num navio e voltaram à cidadezinha de Antioquia na província de Síria. Era ali que Paulo e Barnabé tinham sido nomeados/enviados {onde os cristãos tinham nomeado/enviado Paulo e Barnabé} a pregar em outros lugares. Os cristãos tinham pedido que Deus ajudasse bondosamente Paulo e Barnabé. E agora Paulo e Barnabé acabavam de completar o trabalho ao qual foram enviados. 27 Portanto, ao chegarem a Antioquia, eles convocaram os cristãos para lhes apresentar um relatório. Então Paulo e Barnabé lhes relataram tudo que Deus os tinha ajudado a fazer. Mais especificamente, eles lhes contaram como Deus tinha capacitado [IDM] muitos gentios/não-judeus a crerem em Jesus. 28 Então Paulo e Barnabé ficaram durante vários/alguns meses na Antioquia com os demais cristãos.