A carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos na província de Galácia que chamamos Gálatas
1
Gálatas 1:1-5
TEMA: Eu, Paulo, como apóstolo escolhido por Deus, mando esta carta às igreja na Galácia, pedindo para vocês a bênção de Deus.
Eu, Paulo, escrevo esta carta a vocês. Desejo lembrar-lhes que sou um apóstolo. Não é porque um grupo de pessoas me nomeou, nem porque um ser humano me enviou para ser um apóstolo. Pelo contrário, foram Jesus Cristo e Deus nosso Pai celestial, que fez com que Jesus se tornasse novamente vivo após ter morrido, que me nomearam e me enviaram para ser um apóstolo. Todos os irmãos crentes que estão aqui comigo aprovam esta mensagem que estou escrevendo. Estou mandando esta carta às congregações situadas na província de Galácia. Peço/Oro que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo possam ajudar vocês bondosamente, fazendo com que tenham paz no seu interior.
Cristo se ofereceu como sacrifício para que pudesse tirar a culpa de nossos pecados. Ele procedeu assim para poder nos capacitar para deixar de fazer as coisas más que praticam as pessoas que não o conhecem. Ele fez isso porque Deus, que é nosso Pai, assim o quis. Peço/Oro que as pessoas possam louvar para sempre a Deus. Que assim seja/Amém!
Gálatas 1.6-10
TEMA: Estou decepcionado por vocês terem acreditado em uma mensagem distinta das boas notícias sobre Cristo e peço a Deus que castigue eternamente aqueles que estão ensinando tal mensagem.
Estou muito decepcionado [IRO] que, pouco depois de confiarem em Cristo, vocês estejam se afastando de Deus, que os escolheu para que pudessem possuir aquilo que Cristo nos proporciona/dá livremente. Também estou decepcionado pelo fato de vocês acreditarem logo em uma mensagem diferente, que alguns chamam “boas notícias”. A mensagem deles não é verdadeira. O que realmente acontece é que certos indivíduos estão criando confusão na mente de vocês. Eles desejam transformar a boa mensagem— que Cristo revelou/sobre Cristoe estão criando uma outra mensagem. Mas mesmo que nós (excl) apóstolos ou um anjo do céu lhes contássemos uma mensagem distinta da boa mensagem que lhes contamos antes, apelo a Deus para ele castigar tal pessoa para sempre. Como eu lhes disse anteriormente, assim lhes digo uma vez mais: Já que alguém está lhes dizendo o que alega ser uma boa mensagem, mas que é uma mensagem distinta da boa mensagem que eu lhes comuniquei, apelo a Deus para ele destruir essa pessoa. 10 Eu disse isso porque [RHQ] não desejo que os seres humanos me aprovem, ao contrário daquilo que alguns dizem sobre mim. É Deus aquele que espero que me aprove. Especificamente, não digo nem faço [RHQ] coisas apenas para agradar as pessoas. Se fossem apenas aos seres humanos que eu estivesse tentando impressionar/agradar, eu não seria simultaneamente alguém que serviria voluntária e integralmente a Cristo.
Gálatas 1:11-12
TEMA: Foi Jesus Cristo, não algum ser humano, que me revelou a mensagem que preguei.
11 Meus irmãos crentes, quero que vocês saibam que a mensagem sobre Cristo que está sendo proclamada por mim {que proclamo às pessoas} não foi criada por nenhum indivíduo. 12 Não recebi esta mensagem de um mensageiro humano, e não me foi ensinada {nenhum ser humano me ensinou}. Pelo contrário, Jesus Cristo a revelou a mim.
Gálatas 1.13-24
TEMA: Durante dezessete anos após Deus me revelar o seu Filho, não tive nenhum contato com os apóstolos.
13 As pessoas já lhes disseram como eu me comportava antigamente, quando praticava a religião judaica. Elas lhes disseram que eu fazia continuamente coisas muito prejudiciais aos grupos de crentes que Deus estabeleceu e que eu tentava destruir aquelas pessoas. 14 Eu praticava a religião judaica mais assiduamente que muitos outros judeus da minha idade. Eu tentava, com muito mais entusiasmo, convencer outras pessoas a obedecerem às tradições guardadas por meus antepassados. 15 Contudo, antes de eu nascer, Deus me tinha escolhido. Ele me escolheu para viver eternamente de uma maneira que eu nem merecia. 16 Quando ele quis que eu soubesse que Jesus é Filho dele, para poder comunicar aos outros a mensagem sobre seu Filho nas regiões onde moram os não judeus, eu não me dirigi imediatamente a nenhum ser humano [SYN] para ganhar mais compreensão dessa mensagem. Eu a recebi diretamente de Cristo! 17 Eu não fui imediatamente a Jerusalém com esse propósito, para aqueles que eram apóstolos antes de mim. Em vez disso, fui à região da Arábia, ao deserto. Mais tarde voltei mais uma vez à cidade de Damasco. 18 Então, três anos após Deus ter-me revelado esta boa mensagem, fui a Jerusalém para me encontrar com Pedro. Mas fiquei apenas quinze dias com ele, não o suficiente para ele me ensinar a fundo sobre Cristo. 19 Vi também o Tiago, irmão de nosso Senhor Jesus e líder dos crentes lá, mas não vi nenhum outro apóstolo. 20 Deus sabe que isto que lhes estou escrevendo é a pura verdade [LIT]! 21 Após sair de Jerusalém, fui à região da Síria e à região da Cilícia. 22 Naquele tempo, os membros das congregações cristãs na província da Judeia ainda não me conheciam [SYN] pessoalmente. 23 Eles somente ouviram outras pessoas falarem várias vezes sobre mim: “Paulo, aquele que antigamente nos fazia coisas prejudiciais, está agora contando a mesma mensagem que nós cremos e que antes ele tentava—destruir/obrigar as pessoas a deixarem de acreditar!” 24 E eles louvavam a Deus por causa daquilo que me aconteceu.