4
Tiago 4.1-3
TEMA: Vocês estão brigando entre si por causa dos seus desejos maus e vocês nunca terão o que querem porque vocês oram com motivações erradas.
Agora direi a vocês/Vocês sabem—[RHQ] porque vocês estão brigando entre si e criando discórdias uns com os outros. É/Não é [RHQ] porque cada um de vocês só quer fazer aquilo que vocês maldosamente gostam de fazer. [PRS]. Vocês continuam querendo agradar a si mesmos com coisas que são opostas àquilo que Deus quer que façam. Vocês continuamente desejam alguma coisa, mas vocês não recebem o que desejam, e então vocês querem matar [HYP] aqueles que se opõem a vocês. Vocês desejam o que os outros têm, mas são incapazes de conseguir o que desejam, e então vocês brigam e lutam uns com os outros [HYP]. Vocês não têm o que desejam porque vocês não pedem a Deus (Linda, não há a necessidade de usar as palavras “por isso” aqui). Mesmo quando vocês pedem a Deus Ele não dá o que pedem porque vocês pedem pela razão errada. Mais especificamente, vocês estão pedindo coisas para que vocês possam usá-las somente para lhes agradar.
Tiago 4.4-6
TEMA: Vocês são infiéis a Deus e estão agindo como pessoas malvadas, por isso se tornaram inimigos de Deus, mas Deus quer ajudá-los. Ele se opõe aos orgulhosos, mas ajuda aqueles que agem com humildade.
Como uma mulher que é infiel ao seu marido vocês estão sendo infiéis a Deus [MET]. Vocês certamente / Vocês não [RHQ] sabem que aqueles que estão agindo como as pessoas malvadas agem [MTY] (OU, que aqueles que amam os prazeres maus deste mundo) são certamente hostis para com Deus. Por isso, se alguém escolhe agir como as pessoas malvadas fazem [MTY], ele se torna um inimigo de Deus. Vocês, com certeza, não pensam/Vocês pensam [RHQ] que Deus, sem razão, nos disse nas Escrituras que Ele deseja ardentemente que o Espírito que Ele fez com que vivesse em nós nos ajude a invejar! Não, Deus realmente quer muito nos ajudar. Por isso é que alguém disse nas Escrituras: “Deus se opõe aos que são orgulhosos, mas Ele ajuda os que são humildes”.
Tiago 4.7-10
TEMA: Portanto, submetam-se a Deus e resistam ao diabo. Parem de pensar e fazer coisas erradas, e entristeçam-se porque vocês pecaram. De fato, humilhem-se diante de Deus e Ele os exaltará espiritualmente.
Por isso, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e como resultado disso ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus espiritualmente, e como resultado disso Ele se aproximará de vocês. Vocês, que são pecadores, parem de fazer o mal e façam somente o bem [SYN, MET]. Vocês que não podem decidir se vocês se dedicarão a Deus, parem de pensar erradamente e tenham somente pensamentos puros [MTY]. Sejam pesarosos e chorem/se entristeçam [DOU] porque vocês fizeram o que é errado. Não riam [DOU], regozijando-se somente naquilo que vocês egoisticamente desejam. Ao invés disso, fiquem tristes porque vocês fizeram o que é errado. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e como resultado disso Ele os honrará.
Tiago 4.11-12
TEMA: Parem de falar mal uns contra os outros, condenando, assim, a si mesmos. Só Deus tem o direito de condenar outros.
11 Meus companheiros cristãos, parem de falar mal um contra o outro, pois aqueles que falam mal contra um companheiro cristão e condenam um que é tão chegado quanto seu próprio irmão, estão falando contra aquilo que Deus nos mandou [MTY] fazer, isto é, amar ao próximo, e eles estão dizendo que não precisamos fazer o que Deus mandou. Se você diz que não precisa fazer o que Deus mandou, você não está obedecendo a Deus. Ao invés disso, você está asseverando que você tem autoridade para julgar outros. 12 Mas, na realidade, há somente um quem tem autoridade para dizer às pessoas o que é direito que elas façam e de julgá-las, e Ele é Deus. Só Ele é capaz de salvar as pessoas ou de destruí-las/puni-las. Por isso –você, com certeza, não tem o direito/Quem é você [RHQ] de/para decidir como Deus deveria punir outras pessoas.
Tiago 4.13-16
TEMA: Vocês não deveriam se vangloriar sobre o que vocês farão no futuro, pois a vida é transitória. Ao invés disso, vocês deveriam planejar fazer qualquer coisa –seja o que for- que Deus quer que façam, pois se vangloriar daquilo que vocês querem fazer, ao invés de considerar a vontade de Deus, é um ato pecaminoso.
13 Alguns de vocês estão dizendo arrogantemente: “Hoje ou amanhã iremos para certa cidade. Passaremos ali um ano, compraremos e venderemos coisas e ganharemos um monte de dinheiro”. Agora me escutem! 14 Vocês não deveriam dizer isso, pois vocês não sabem o que acontecerá amanhã ou quanto tempo viverão. Sua vida é curta [MET] como um nevoeiro/vapor que aparece por um tempo curto e logo desaparece. 15 Ao invés de dizer isso, vocês deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. 16 Mas agora vocês estão se vangloriando sobre todas as coisas que vocês arrogantemente planejam fazer. Vocês estão fazendo o mal quando se vangloriam dessa maneira.
Tiago 4.17
TEMA: Certamente se alguém sabe qual a coisa correta a fazer, mas não a faz, ele está pecando.
17 Com certeza, se alguém sabe qual a coisa boa/certa que deve fazer, mas não a faz, ele está pecando.