14
João 14.1-14
TEMA: Jesus encoraja seus discípulos, explicando-lhes que Ele é o caminho para o Pai.
Jesus continuou dizendo-nos, “Deixem de ficar ansiosos/preocupados. Continuem confiando em Deus (OU, Vocês estão confiando em Deus); continuem confiando também em mim. No lugar onde está meu Pai no céu, há muito espaço! Se isso não fosse verdade, eu lhes teria dito. Estou para ir preparar um lugar para vocês. Já que vou lá para preparar um lugar para vocês, também voltarei para levar vocês para que possam ficar lá comigo. Vou fazer isso para que vocês possam estar onde eu estou. Vocês já conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou”.
Tomé lhe disse, “Senhor, não sabemos para onde o Senhor vai. Portanto, como podemos conhecer o caminho?” Jesus disse a ele, “Sou o caminho [MET] para onde meu Pai está. Sou aquele que revela [MET] a verdade sobre Deus e que dá a vida eterna às pessoas. Sou o único que pode capacitar as pessoas a chegarem até meu Pai. Não há outro jeito ou caminho. Já que vocês me conhecem e sabem quem realmente sou (OU, Se vocês realmente soubessem quem eu sou), vão conhecer (OU, teriam conhecido) meu Pai também. Daqui em diante, vocês o conhecem, e é como se o tivessem visto”.
Filipe disse a Ele, “Senhor, mostre-nos seu Pai e isso nos basta”! Jesus lhe disse, “Filipe, estou com vocês há muito tempo já. Portanto com certeza devem/por que vocês não saber/sabem [RHQ] quem eu realmente sou!? Para aqueles que me viram, é como se tivessem visto meu Pai. Por isso vocês não devem/por que vocês [RHQ] dizer/dizem, ‘Mostre-nos seu Pai’!? 10 Vocês devem/Será que vocês não [RHQ] crer/creem que desfruto intimidade com meu Pai, e que meu Pai tem uma íntima relação comigo!? A mensagem que comunico a vocês não vem somente de mim. Meu Pai, que tem uma íntima relação comigo, capacita-me a ensinar e fazer os milagres que Ele deseja que eu realize. 11 Creiam que desfruto intimidade com meu Pai, e que meu Pai tem uma íntima relação comigo. Se não crerem isso por causa de minhas palavras, creiam-no por causa dos próprios milagres que tenho feito. 12 Escutem bem o seguinte: Qualquer de vocês que confiar em mim vai fazer os tipos de milagres que eu tenho feito. Por causa -- daquilo que vou fazer por vocês/de eu mandar a vocês o Espírito de Deus depois de voltar a meu Pai, vocês poderão fazer milagres ainda maiores que aqueles que eu tenho feito. 13 E tudo que vocês me pedirem para fazer por me pertencerem/com minha autoridade [MTY], isso vou fazer, para mostrar a vocês quão grande é meu Pai. 14 Tudo que pedirem para meu Pai fazer por me pertencerem/com minha autoridade [MTY], isso vou fazer.
João 14.15-31
TEMA: Jesus prometa mandar-lhes o Espírito Santo.
15 Se vocês me amam, vão fazer o que eu lhes mandei fazer. 16 Então eu mesmo vou pedir a meu Pai, e Ele lhes mandará mais alguém que vai encorajá-los/ser como conselheiro legal para vocês. 17 Refiro-me ao Espírito quem vai ensinar-lhes a verdade de Deus. Ele vai estar para sempre com vocês. Aqueles que se opõem a Deus [MTY] não podem recebê-lo, pois não conseguem entender o que Ele faz, nem quem é Ele. Mas vocês sabem quem é Ele, pois Ele está com vocês e vai estar dentro de vocês. 18 Quando eu partir, não vou deixar vocês sozinhos/desamparados [MET]. Quando eu mandar o Espírito, será como se eu voltasse para vocês. 19 Daqui a pouco, aqueles que não pertencem a Deus não me verão mais. Mas quando o Espírito vier a vocês, será como se vocês me vissem de novo (OU, Mas, após eu voltar à vida, vocês vão me ver de novo.) Já que estarei vivo novamente, vocês também vão ter a vida eterna. 20 Naquela hora vocês vão saber que tenho uma íntima relação com meu Pai, e vocês vão desfrutar intimidade comigo, e eu com vocês. 21 Aqueles que tiverem aceitado meus mandamentos, obedecendo-os, são os que me amam. Aqueles que me amam serão amados por meu Pai. {Meu Pai vai amar aqueles que me amam}. Também vou amá-los, e lhes revelarei como sou, realmente.
22 Então Judas lhe falou. Não foi Judas Iscariotes, senão um homem também chamado Tadeu/cujo pai se chamava Tiago. Ele disse, “Senhor, o que aconteceu, para o Senhor poder nos revelar como é realmente, e não revelar a mesma informação àqueles que não pertencem a Deus?” 23 Jesus lhe respondeu, “Aqueles que me amam vão obedecer aquilo que eu lhes disse. Meu Pai também vai amá-los. São aquelas pessoas com quem vamos poder vir morar/ter uma íntima relação. 24 Mas aqueles que não me amam não vão obedecer aquilo que eu lhes disse. Por isso não posso revelar a eles como sou realmente.
Estas palavras que lhes digo não se originam comigo. Elas vieram do meu Pai, aquele que me enviou. 25 Já lhes tenho dito todas estas coisas enquanto ainda estou aqui com vocês. 26 Mas meu Pai vai mandar o Espírito Santo. É Ele quem vai encorajá-los/ser como conselheiro legal para vocês. Ele virá com minha autoridade [MTY]. Ele vai ensinar-lhes toda a verdade de Deus que devem saber. Ele também vai fazer com que vocês se lembrem de todas as coisas que lhes tenho dito. 27 Ao deixar vocês, dou-lhes paz no seu interior. Esta paz interna vem de mim. Não faço com que vocês tenham algo que lhes pudessem dar aqueles que não pertencem a Deus [MTY]. Portanto, deixem de ficar ansiosos/preocupados, e não tenham medo.
28 Vocês me ouviram dizer, ‘Vou partir, mas depois voltarei a vocês’. Se vocês me amassem, ficariam contentes com minha volta para o Pai, pois meu Pai é maior que eu, e lá Ele vai me honrar e vai mandar-lhes o Espírito. 29 Já lhes tenho dito estas coisas agora, antes que aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês possam crer que é verdade aquilo que eu disse. 30 Não vou poder falar mais tempo com vocês, pois aquilo que me acontece será como se Satanás, o governante deste mundo, viesse me atacar. Ele não tem controle sobre aquilo que me acontece. 31 Pelo contrário, as pessoas que não pertencem a Deus [MTY] devem aprender, daquilo que me acontecer, que amo meu Pai e faço as coisas que Ele me mandou fazer. Então, levantemo-nos e vamos embora daqui”.