O Apóstolo Paulo escreveu cartas aos seus ajudantes. Nós chamamos esta carta de Tito.
1
Tito 1:1-4
TEMA: Eu, Paulo, fui escolhido por Deus como o servo dele, e como apóstolo de Jesus Cristo para levar o povo de Deus a conhecer, crer e praticar os verdadeiros ensinamentos. Escrevo esta carta a você, Tito. Que Deus continue a abençoar você.
Eu, Paulo, escrevo esta carta a você, Tito. Deus me nomeou para ser o seu servo e para ser apóstolo que representa Jesus Cristo. Deus me nomeou para ensinar aqueles que Ele escolheu para serem o seu povo que crê nele do modo correto. Ele quer que eu ensine a eles os verdadeiros ensinamentos sobre Deus, para que eles aprendam a agir com piedade conforme agrade a Deus. Como resultado de eu fazer isso, eles esperam, confiantemente, que Deus vá fazer com que vivam para sempre. Deus, quem nunca mente, prometeu antes de criar o mundo, que o povo dele viverá para sempre. Então no tempo que Ele escolheu, revelou a sua mensagem para nós. Mais especificamente, foi-me confiada esta mensagem {Deus, nosso Salvador, entregou- me esta mensagem} e confiou em mim para proclamá-la aos outros. Tito, eu escrevo esta carta a você porque você é como um verdadeiro filho [MET] para mim, já que eu o levei a crer nas mesmas doutrinas sobre Cristo que eu creio. Oro que Deus nosso Pai e Cristo Jesus nosso Salvador continuem a mostrar bondade para você e fazer com que tenha a paz interior.
Tito 1.5
TEMA: Deixei você em Creta com estes propósitos: você deve corrigir aqueles cristãos que aceitam os ensinamentos falsos, insistir com todos os cristãos para que eles ajam conforme os ensinamentos corretos; e você deve escolher presbíteros os quais ninguém possa criticar justamente.
Quando pedi que você ficasse na ilha de Creta, queria que fizesse estas coisas: ensinar os cristãos o que precisam saber para que eles entendam corretamente os assuntos espirituais que alguns estão ensinando incorretament, e nomear presbíteros na congregação de cada cidade na maneira como eu lhe instruí.
Tito 1.6-9
TEMA: Nomeie homens como presbíteros que ninguém possa criticar justamente.
Quando você nomear homens como presbíteros, você deve escolher os homens que ninguém possa acusar justamente de ter o costume de agir mal (OU, de quem todos falam bem). Mais especificamente, nomeie homens que sejam fiéis às suas esposas.
Nomeie homens cujos filhos obedecam fielmente aos pais deles. Não escolha homens que de costume fazem todas as coisas que seus corpos os estimulam a fazer, ou homens cujos filhos se recusem a obedecer aos seus pais. Os líderes da congregação precisam ser homens que, como todos sabem, costumam fazer o que é bom (OU, quem ninguém possa acusar justamente de fazer o que é errado), já que é por Deus que vão dirigir a congregação. Mais especificamente, eles não devem ser arrogantes. Eles não devem ficar zangados facilmente. Eles não devem ser homens que bebem muito álcool. Eles não devem ser homens que agem de maneira violenta/que machucam as pessoas quando ficam zangados. Eles não devem ser homens que querem muito dinheiro. Pelo contrário, eles devem ser homens que recebem bem os hóspedes e cuidam deles. Devem ser devotados ao que é bom. Devem fazer o que Deus considera correto. Devem ser santos/dedicados totalmente a Deus. Devem ser homens que fazem o que suas mentes lhes dizem ser correto e não o que suas emoções os estimulam a fazer. Devem crer firmemente na mensagem sobre Jesus Cristo,assim como eu/nós ensino/ensinamos, para que possam ensinar os cristãos o que é certo, e os estimular a seguirem bem esta mensagem. Se aceitarem com firmeza a nossa mensagem, eles poderão convencer aqueles que se opõem ao que é certo de que esteja errados.
Tito 1:10-16
TEMA: Já que há muitos enganadores que ensinam o que é falso, que nem conhecem Deus e são incapazes de fazer qualquer coisa boa, convençam poderosamente aqueles cristãos que seguem ensinamentos falsos, para que creiam firmemente nos ensinamentos certos.
10 Eu digo isso porque há muitas pessoas que se opõem aos ensinamentos certos. Não querem obedecer àqueles que têm autoridade sobre elas, falam à toa, dizendo coisas que não ajudam ninguém e enganam as pessoas. Os cristãos judaicos [MTY] que insistem em que obedeçamos a todos os rituais deles estão fazendo isso especialmente. 11  Você e os líderes que você nomear devem impedir que essas pessoas ensinem os cristãos. Elas estão fazendo com que famílias inteiras deixem de crer nos ensinamentos certos ,[MET] ensinando-lhes ideias erradas. Eles ensinam as pessoas somente para que elas lhes deem dinheiro/bens, o que é uma motivação muito vergonhosa. 12 Um homem da ilha de Creta que eles consideram profeta disse: “Meus compatriotas de Creta sempre mentem uns para os outros! Eles são como animais selvagens perigosos [MET]! São preguiçosos e sempre comem demais [SYN]!” 13 As palavras que esse homem falou sobre eles ainda são verdadeiras, especialmente no que diz respeito a eles serem mentirosos. Portanto, convença com vigor aqueles cristãos de Creta de que esses ensinamentos falsos são errados. Diga a eles que creiam firmemente nos ensinamentos certos. 14  Ensine a eles que não ouçam mais as histórias que os judeus inventam. Eles devem especialmente optar por não obedecer àqueles que rejeitam os nossos verdadeiros ensinamentos, porque essas pessoas ensinam coisas que só vêm de seres humanos, não vêm de Deus. 15  Os cristãos devem rejeitar esses ensinamentos, porque nenhuma comida que o cristão come pode torná-lo impuro.”
Pode fazê-lo impuro {inaceitável a Deus} se ele estiver puro no seu ser interior. Mas se uma pessoa estiver má dentro de si e se não confiar em Cristo Jesus, não há nenhum ritual que possa fazê-la aceitável a Deus. Tais pessoas têm estragado seu modo de pensar, e nem sentem culpadas quando fazem o mal. 16 Mesmo quando elas dizem que conhecem Deus, pelo que fazem mostram que não conhecem Deus/seu verdadeiro ensinamento. Elas não obedecem a Deus, e são incapazes de fazerem qualquer coisa boa aos olhos dele. Por isso Deus os considera totalmente repulsivos!