3
A mensagem de João Batista
Naquele tempo, João Batista apareceu e começou a proclamar no deserto da Judéia, dizendo:
—Arrependam-se, pois o reino do céu está próximo.
Era a João Batista que o profeta* Isaías estava se referindo quando disse:
 
“Uma voz clama no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor,
e abram estradas retas para Ele passar”.
 
João usava roupas feitas de pêlo de camelo e um cinto de couro amarrado na cintura e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Muita gente ia ouvir a mensagem de João; eram pessoas vindas de Jerusalém, de toda a província da Judéia e também de toda a região das redondezas do rio Jordão. Elas confessavam os seus pecados e eram batizadas por João Batista no rio Jordão.
Quando João viu que muitos dos fariseus e saduceus§ estavam se aproximando para serem batizados por ele, disse-lhes:
—Raça de cobras venenosas! Quem os avisou para escaparem do castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram. Não comecem a dizer entre vocês mesmos: “Abraão é nosso pai”. Pois eu lhes digo que até destas pedras Deus é capaz de fazer descendentes de Abraão. 10 O machado está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não produz bom fruto será cortada e jogada no fogo.
11 —Eu os batizo* em água para arrependimento. Mas aquele que vem depois de mim os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele é muito mais poderoso do que eu e eu não sou digno nem de lhe tirar as sandálias. 12 Ele tem uma pá nas mãos e com ela vai separar o trigo da palha. O trigo será juntado em seu depósito, mas a palha será queimada com um fogo que nunca se apaga.
O batismo de Jesus
13 Naquela mesma época Jesus viajou da Galiléia para o rio Jordão e foi ao encontro de João Batista, pois queria que ele o batizasse. 14 João, porém, queria impedi-lo, pois dizia:
—Eu é que devo ser batizado§ pelo senhor e é o senhor que vem a mim pedindo que eu o batize?
15 Jesus, entretanto, respondeu:
—Deixe as coisas como estão por agora. Devemos fazer tudo o que é exigido por Deus. Então, depois de ouvir isto, João concordou em batizar Jesus.
16 Jesus foi batizado* e, assim que se levantou da água, viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer sobre Ele na forma de uma pomba. 17 E uma voz vinda do céu disse:
—Este é o meu Filho querido. Ele me dá muita alegria!
* 3:3 profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. 3:3 Isaías 40.3 3:6 batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. 3:7 fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. § 3:7 saduceus Um principal grupo religioso de judeus. Eles aceitavam somente os primeiros cinco livros do Velho Testamento. Eles acreditavam que as pessoas não tinham uma outra vida depois da morte. * 3:11 batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. 3:11 Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. 3:13 batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. § 3:14 batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. * 3:16 batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. 3:16 Espírito (de Deus) Também é chamado de “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.