3
Pedro e João estavam indo ao Templo na hora da oração da tarde, por volta das três horas da tarde. Estava ali um homem, que era manco desde que nascera. Ele era levado para lá todos os dias e colocado à porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmolas às pessoas que iam até lá. Ele viu Pedro e João quando eles estavam quase entrando no Templo e lhes pediu uma esmola. Pedro olhou direto para ele. João fez o mesmo. Pedro disse ao homem: “Olhe para nós!” O homem olhou para eles muito atentamente, esperando que lhe dessem algo. Pedro falou: “Eu não tenho prata nem ouro, mas eu lhe darei o que tenho. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, ande!”
Pedro o pegou pela mão direita e o ajudou a se levantar. No mesmo instante, os seus pés e os seus tornozelos ficaram fortes novamente. Ele deu um pulo, ficou em pé e começou a andar. Ele entrou no Templo com Pedro e João, caminhando, pulando e louvando a Deus. Todos que estavam lá viram-no andando e louvando a Deus. 10 Eles reconheceram que ele era o mendigo que costumava ficar assentado à Porta Formosa do Templo; e ficaram muito surpresos e maravilhados com o que lhe tinha acontecido. 11 Ele se agarrou firmemente a Pedro e a João, enquanto todas as pessoas correram até eles, no Alpendre de Salomão.* Elas estavam completamente admiradas com o que havia acontecido.
12 Quando Pedro viu isso, falou a todos os que lá estavam: “Povo de Israel, por que vocês estão surpresos com o que aconteceu com esse homem? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivesse sido pelo nosso próprio poder ou fé que esse homem tenha conseguido andar? 13 O Deus dos nossos antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó foi quem glorificou seu servo Jesus. Foi ele que vocês entregaram e rejeitaram na presença de Pilatos, mesmo após Pilatos ter decidido soltá-lo. 14 Vocês rejeitaram alguém santo e bom e pediram para que um assassino fosse solto. 15 Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e nós somos testemunhas disso. 16 Esse homem foi curado por sua fé no nome de Jesus. Vocês estão vendo esse homem e o conhecem. Por meio da fé em Jesus, esse homem foi completamente curado diante de todos vocês.
17 Agora eu sei, irmãos e irmãs, que vocês e seus líderes fizeram isso por ignorância. 18 Mas, Deus cumpriu o que havia anunciado por todos os profetas: que o seu Messias iria sofrer. 19 Agora, tratem de se arrepender e mudem os seus caminhos, para que os seus pecados sejam perdoados. Assim, o Senhor poderá conceder a vocês a oportunidade para que se curem e se recuperem 20 e também poderá enviar Jesus, que Ele havia escolhido para ser o Messias de vocês. 21 Pois Jesus precisa ficar no céu até que chegue o tempo em que tudo seja renovado, exatamente como Deus anunciou há muito tempo, pelos seus santos profetas.
22 Moisés disse: ‘O Senhor Deus enviará, assim como me enviou, um profeta para vocês, que será escolhido entre o seu próprio povo. Ouçam tudo o que ele lhes disser. 23 Qualquer um que não o ouvir será totalmente afastado do seu povo.’ 24 Todos os profetas, desde Samuel até os que vieram depois dele, falaram a respeito destes dias. 25 Vocês são os filhos dos profetas e do acordo§ que Deus fez com os seus antepassados, quando ele disse para Abraão: ‘Por meio dos seus descendentes, todas as famílias da terra serão abençoadas.’* 26 Deus preparou o seu Servo e o enviou primeiro a vocês, para abençoá-los, afastando cada um de vocês do caminho do mal.”
 
* 3:11 Uma parte do Templo, ver também 5:12. 3:22 Deuteronômio 18:15. 3:23 Deuteronômio 18:19. § 3:25 Ou “aliança.” * 3:25 Gênesis 22:18.