10
Agora, quero lhes explicar isto, irmãos e irmãs, que nossos antepassados viveram protegidos pela nuvem e todos passaram pelo mar.* Então, simbolicamente, eles foram batizados “em Moisés”, na nuvem e no mar. Todos eles comeram os mesmos alimentos espirituais e beberam da mesma bebida espiritual, pois eles “bebiam de uma rocha espiritual” que os acompanhava. Essa rocha era Cristo. No entanto, Deus não ficou feliz com a maioria deles e, assim, eles morreram no deserto.
Agora, essas experiências são exemplos para nós, para nos mostrar que não devemos desejar o que é mau, como eles fizeram. Vocês não devem adorar ídolos, como alguns deles fizeram, pois como está escrito nas Sagradas Escrituras: “As pessoas festejaram e beberam e se entregaram à adoração de deuses pagãos.” Nós não devemos cometer pecados sexuais, como alguns deles fizeram, e a consequência foi a morte de vinte e três mil pessoas em um único dia. Nem devemos testar os limites de Deus, como alguns deles fizeram e, assim, foram mortos por serpentes. 10 Não reclamem de Deus, como alguns deles fizeram e, por isso, acabaram morrendo nas mãos do anjo da destruição.
11 Todas as coisas que aconteceram a eles são exemplos para nós e foram escritas para nos alertar, pois estamos vivendo no fim dos tempos. 12 Então, se vocês pensam que são fortes o bastante para permanecerem firmes, tomem cuidado para não caírem! 13 Vocês não passaram por qualquer tentação que fosse maior do que a de qualquer outra pessoa. Em Deus se pode confiar, pois ele não permitirá que passem por tentações maiores do que vocês podem suportar. E quando vocês forem tentados, ele irá lhes mostrar uma saída, para que vocês permaneçam fortes. 14 Então, meus queridos amigos, afastem-se da adoração de ídolos.
15 Eu estou falando com pessoas sensíveis. Então, decidam se acham que estou falando a verdade. 16 Quando nós agradecemos pelo cálice que usamos na Ceia do Senhor, nós não participamos do sangue de Cristo? Quando partimos o pão da comunhão, não participamos do corpo de Cristo? 17 Ao comermos um pedaço de pão, mostramos que, mesmo sendo muitos, somos apenas um único corpo. 18 Pensem no povo de Israel. Aqueles que comem dos alimentos oferecidos em sacrifício no altar, também não tomam parte juntos no sacrifício que é oferecido? 19 Então, o que eu estou dizendo? Que o que é oferecido aos ídolos tem algum valor ou que um ídolo existe realmente? É claro que não! 20 Os pagãos estão fazendo sacrifícios aos demônios e, não, a Deus. Eu não quero que vocês tenham qualquer ligação com os demônios! 21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem comer à mesa do Senhor e também não podem fazê-lo à mesa dos demônios. 22 Por acaso, estamos tentando deixar o Senhor com ciúmes? Somos, acaso, mais fortes do que ele?
23 Alguns dizem assim: “Sou livre para fazer tudo o que eu quiser.” Mas, nem tudo é adequado. “Sou livre para fazer tudo o que eu quiser.” Mas, nem tudo é construtivo. 24 Vocês não devem buscar o seu próprio bem, mas, sim, o bem do seu próximo. 25 Comam qualquer coisa que é vendida no mercado, sem peso em sua consciência§, 26 pois “a terra e tudo que nela há pertencem a Deus.”*
27 Se uma pessoa que não é cristã os convida para comer, e vocês têm vontade de ir, comam o que for servido, sem ficarem com a sua consciência pesada. 28 Mas, se alguém lhes disser: “Estes alimentos foram oferecidos em sacrifício aos ídolos”, não comam essa comida, por respeito a quem lhes disse isso e por motivo de consciência. 29 Pela consciência de quem lhes disse isso e, não, pela sua própria. Pois, por que a minha liberdade deveria ser determinada pela consciência de outra pessoa? 30 Se escolho comer com gratidão, por que eu deveria ser criticado por comer pelo que já agradeci a Deus? 31 Então, se vocês comerem ou beberem, ou seja lá o que fizerem, tenham certeza de fazer tudo para a glória de Deus. 32 Não ofendam os judeus, nem os não-judeus, nem a igreja de Deus. 33 Façam como eu e tentem agradar a todos em tudo o que fizerem. Eu não penso em me beneficiar, mas, sim, no que beneficiaria os outros, para que, assim, eles possam ser salvos.
 
* 10:1 A nuvem da presença de Deus e a passagem pelo mar Vermelho. 10:7 Ver Êxodo 32:6. 10:23 Ver 6:12. § 10:25 Isso se refere à questão dos alimentos oferecidos em sacrifício aos ídolos. * 10:26 Salmo 24:1. 10:29 Esta pergunta parece estar em discordância com o versículo anterior. Paulo está argumentado a favor da tolerância entre quem fica ofendido ao comer alimentos oferecidos em sacrifício aos ídolos e os que não veem problema nisso, já que os “deuses” dos ídolos não existem.