12
Agora, falemos sobre os “dons espirituais.”* Meus irmãos e minhas irmãs, eu quero explicar sobre isso para vocês. Vocês sabem que, quando eram pagãos, foram enganados e desviados do caminho, para adoração de ídolos, que nem mesmo podem falar. Deixem-me esclarecer isso para vocês: ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Maldito seja Jesus!” E ninguém também pode dizer: “Jesus é o Senhor!”, a não ser pelo Espírito Santo. Agora, entendam que há diferentes tipos de dons espirituais, mas todos eles vêm do mesmo Espírito. Há diferentes tipos de trabalho, mas eles vêm do mesmo Senhor. O trabalho pode ser feito de diferentes maneiras, mas todas elas vêm do mesmo Deus, que trabalha por meio de todas elas. O Espírito é dado a cada um de nós, visando o bem de todos. Uma pessoa recebe do Espírito a habilidade de falar, usando palavras da sabedoria. Outra recebe uma mensagem de conhecimento, por meio do mesmo Espírito. Já outra recebe, desse mesmo Espírito, o dom de ter uma fé extraordinária. Esse mesmo Espírito dá a outra pessoa o dom de curar. 10 Para outra ele dá a capacidade de realizar milagres. Já outra pessoa recebe o dom da profecia. A outra é dado o dom da sabedoria espiritual. E outra ainda recebe a capacidade de falar diferentes línguas, enquanto a outra é dado o dom de interpretar o que essas línguas querem dizer. 11 Mas, todos esses dons são realizações de um único e mesmo Espírito, que distribui a cada um diversos dons, conforme a sua vontade.
12 Exatamente como acontece com o corpo humano, que é uma unidade feita de muitas partes, todas as partes do corpo, embora haja muitas delas, formam um único corpo. E, assim, também acontece com Cristo. 13 Pois, foi por meio de um único Espírito que todos nós fomos batizados, para formar um único corpo. Não importa se somos judeus ou gregos, escravos ou homens livres, pois todos nós bebemos de um único Espírito. 14 O corpo não é formado de uma parte, mas de muitas partes. 15 Se o pé dissesse: “Por eu não ser a mão, eu não sou parte do corpo”, isso faria com que ele não fosse realmente uma parte do corpo? 16 Se a orelha dissesse: “Por eu não ser um olho, eu não faço parte do corpo”, isso faria com que ela não fosse parte do corpo? 17 Se todo o corpo fosse um olho, como seria possível ouvir? Se todo o corpo fosse uma orelha, como seria possível cheirar?
18 Mas Deus organizou cada parte do corpo, colocando cada uma delas da maneira que quis. 19 Se elas fossem todas iguais, o que aconteceria com o corpo? 20 No entanto, como há muitas partes, elas formam o corpo como o conhecemos. 21 O olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você”, ou a cabeça falar para o pé: “Eu não preciso de você.” 22 Muito pelo contrário, algumas dessas partes do corpo, que parecem ser as mais insignificantes, são as mais essenciais. 23 Na verdade, essas partes do corpo, que nós consideramos menos honrosas para serem mostradas, nós “honramos” mais, ao cobri-las; o que é indecente, tratamos com mais recato! 24 O que é bonito não precisa ser coberto. Deus não organizou o corpo para que fosse dada mais honra para as partes que são menos bonitas. 25 Isso aconteceu para que não houvesse qualquer conflito no corpo. As diferentes partes devem cuidar igualmente umas das outras. 26 Então, quando uma parte está sofrendo, todas as outras partes sofrem também; e quando uma parte é bem tratada, então, todas as outras partes do corpo se alegram também!
27 Agora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês forma uma parte dele. 28 Na igreja, Deus fez primeiro com que alguns fossem apóstolos; depois, que outros fossem profetas; e, então, os mestres. Depois, há aqueles que realizam milagres, os que têm dons de cura, as pessoas que ajudam os outros, e outros que são bons administradores, e ainda outros que podem falar diferentes línguas. 29 Nem todos são apóstolos, ou profetas, ou mestres. Nem todos são capazes de realizar milagres. 30 Nem todos têm dons de cura, ou a capacidade de falar em diferentes línguas, ou de interpretá-las. 31 Mas, vocês realmente deveriam querer ter os dons mais significativos.§ Então, agora, eu lhes mostrarei um caminho muito melhor do que os outros.
 
* 12:1 Paulo retoma outra questão que os coríntios lhe perguntaram. 12:5 Ou “serviço.” 12:26 Aqui, Paulo parece estar pensando mais sobre o corpo da igreja do que sobre um corpo físico. § 12:31 Ao discutir os diferentes dons espirituais, Paulo afirma que os irmãos deveriam desejar os que fossem mais importantes. É claro que decidir quais seriam os mais importantes seria assunto de muito debate. O que ele realmente está fazendo é preparar a cena para o próximo capítulo, pois, sem amor, nenhum desses dons, mesmo aqueles considerados os mais significativos, valeriam para alguma coisa.