14
Façam do amor o seu objetivo mais importante! Mas, também, façam o seu melhor para receberem dons espirituais, especialmente a capacidade de anunciar a mensagem de Deus.* Aqueles que falam em uma língua não estão falando às pessoas, mas, sim, para Deus, pois ninguém pode entendê-los quando eles falam sobre os mistérios, no Espírito. Porém, as palavras daquele que profetiza fortalecem as pessoas, pois elas oferecem encorajamento e conforto. Aquele que fala em outra língua apenas encoraja a si mesmo; mas aquele que profetiza fortalece a igreja. Eu gostaria que todos vocês falassem em línguas diferentes, mas preferiria ainda mais se pudessem profetizar. Aqueles que profetizam são mais importantes do que aqueles que falam em diferentes línguas, a não ser que consigam interpretar o que está sendo dito, para que a igreja possa se fortalecer.
Irmãos e irmãs, se eu for até vocês falando em línguas diferentes, que benefício eu traria para vocês, a não ser que eu trouxesse alguma revelação ou conhecimento, mensagem profética ou ensinamento? Existem instrumentos musicais, como flauta ou harpa, mas se eles não produzirem notas claras, como saberão qual música está sendo tocada? Da mesma maneira, se a corneta não produz um som claro, quem ficará pronto para a batalha? O mesmo serve para vocês. A não ser que vocês falem usando palavras que sejam fáceis de se compreender, quem saberá o que estão dizendo? O que vocês disserem se perderá com o vento. 10 Certamente há muitas línguas neste mundo e há significado em cada uma delas. 11 Mas se eu não entender a língua, aqueles que a falam são estrangeiros para mim, e eu também sou estrangeiro para eles. 12 O mesmo serve para vocês. Se vocês estão dispostos a ter dons espirituais, tentem principalmente ter aqueles dons que fortaleçam a igreja. 13 Qualquer pessoa que fale em uma língua diferente deve pedir a Deus para que consiga traduzir o que é dito. 14 Pois se eu orar em voz alta, em uma língua diferente, meu espírito estará orando, mas minha mente não tem parte nisso.
15 Então, o que eu devo fazer? Irei orar “com o Espírito”, mas também irei orar com a minha mente. Irei cantar “com o Espírito”, mas também irei cantar com a minha mente.§ 16 Pois se você ora apenas “com o Espírito”, como as pessoas comuns, que não têm entendimento, podem dizer “Amém!”, após a sua oração de agradecimento, já que elas não têm ideia do que você disse? 17 Talvez você tenha feito uma ótima oração de agradecimento, mas que não ajudou a outra pessoa. 18 Eu agradeço a Deus pelo fato de ser capaz de falar em outras línguas, mais do que vocês todos. 19 Mas, na igreja, eu prefiro falar cinco palavras que possam ser entendidas, para ensinar as pessoas, do que falar dez mil palavras em uma língua que ninguém consiga entender. 20 Irmãos e irmãs, não pensem como crianças. Sejam inocentes como bebês em relação ao mal, mas sejam adultos em seu modo de pensar. 21 Como as Sagradas Escrituras registram: “ ‘Eu falarei com o meu povo por meio de outras línguas e dos lábios dos pagãos, mas, ainda assim, eles não me darão ouvidos’, diz o Senhor.”*
22 Falar em diferentes línguas é um sinal, não para os cristãos, mas para aqueles que não creem. Mas, quanto à profecia é o contrário: não é para aqueles que não creem, mas, sim, para os cristãos. 23 Se toda a igreja estiver reunida e todos vocês estiverem falando em línguas diferentes e chegarem algumas pessoas que não têm instrução ou que não creem, elas não dirão que vocês estão loucos? 24 Mas, se todos estiverem profetizando, e vier alguém que não crê ou que não tenha instrução, ele ficará convencido e terá que prestar contas pelas palavras que ouviu. 25 Os pensamentos secretos dessa pessoa serão revelados e, então, ela cairá de joelhos e irá adorar a Deus, afirmando que Deus verdadeiramente está com vocês.
26 Portanto, irmãos e irmãs, o que vocês devem fazer? Quando se reunirem, pessoas diferentes irão cantar, ensinar, compartilhar uma revelação de Deus, falar em uma língua diferente ou fazer uma interpretação. Mas, tudo deve ser feito com o propósito de desenvolver e de encorajar a igreja. 27 Se alguém quiser falar em uma língua diferente, que apenas dois o façam, ou no máximo três, sendo apenas um por vez, e alguém deve interpretar o que está sendo dito. 28 Caso não tenha alguém para interpretar, as pessoas que falam em línguas diferentes devem ficar quietas na igreja e falar apenas consigo mesmas e com Deus. 29 Do mesmo modo, se dois ou três desses receberem uma mensagem de Deus, por meio do dom de profecia, eles devem falar, e que os outros pensem sobre o que foi dito. 30 No entanto, se uma revelação especial vier para alguém que esteja sentado, então, quem estiver falando deve dar o lugar para que o outro fale. 31 Todos vocês podem profetizar, um de cada vez, para que todos possam aprender e ser incentivados. 32 Quem fala por Deus, por meio do dom de profecia, deve aprender a controlar a sua inspiração profética, 33 pois Deus não é um Deus de desordem, mas, de paz e tranquilidade. Em todas as igrejas do povo de Deus 34 as mulheres devem permanecer quietas e não devem falar. Que elas estejam submissas, cumprindo o que a lei determina. 35 Se elas quiserem saber a respeito de alguma coisa, devem fazer isso em casa, perguntando ao marido. Não é apropriado§ que mulheres falem na igreja.* 36 Por acaso a palavra de Deus se originou com vocês? Vocês foram os únicos para quem a mensagem do Senhor veio? 37 Quem achar que é um profeta ou que tem algum dom espiritual deve estar ciente de que o que estou escrevendo a vocês é um mandamento do Senhor. 38 Quem ignorar isso, também será ignorado. 39 Então, meus irmãos e minhas irmãs, busquem sempre anunciar a palavra de Deus, por meio do dom de profecia. E não proíbam que se fale em línguas diferentes. 40 Apenas garantam que tudo seja feito de forma adequada e com ordem.
 
* 14:1 Literalmente, “profetizar”, mas no sentido de contar sobre as boas novas, em vez de prever o futuro. Os termos “anunciar a mensagem de Deus”, “mensagem profética de Deus” ou “falar por Deus” são usados aqui. 14:2 Claramente, esse não é o uso que normalmente fazemos da linguagem humana. Há muita discussão a respeito desse fenômeno. Visivelmente, a igreja antiga recebeu o dom da habilidade de falar e de ser compreendida em diferentes línguas humanas, como Atos 2 deixa claro. No entanto, algum tipo de “discurso extático” ou seja, quando quem fala está em estado de êxtase, parece estar presente aqui. A sua prática em Corinto estava sendo abusiva e, então, Paulo precisa combater o problema aqui. 14:11 Literalmente, eu sou um bárbaro para aquele que fala, e aquele que fala é um bárbaro para mim. A própria palavra “bárbaro” transmite uma ideia de que estão sendo feitos sons que não fazem sentido, por exemplo, “baa-baa” etc. § 14:15 Aqui, Paulo parece estar usando a terminologia de alguns moradores de Corinto, que se orgulhavam de estar “com o Espírito” como se fossem superiores aos outros. Paulo destaca que estar “com o Espírito” não é útil, a menos que isso traga compreensão. * 14:21 Isaías 28:11-12. 14:25 Literalmente, “cairá com o seu rosto no chão.” 14:33 Essa afirmação é para lidar com a situação em que as pessoas estão alegando ter revelação/inspiração especial para, então, querer prioridade com os argumentos óbvios que resultariam disso. § 14:35 “Não é apropriado.” Ao usar esse termo, que também pode significar vergonhoso ou escandaloso, Paulo revela que isso se relaciona ao contexto cultural. * 14:35 O motivo para se colocar 14:34-35 entre aspas é o entendimento de que essa é a posição destacada na carta vinda de Corinto e que Paulo primeiro faz a citação disso e, depois, contesta o argumento deles. O fato de que apenas três capítulos antes, em 11:5, Paulo se refere a mulheres orando e fazendo profecias, indica que essa afirmação não pode ser lida como uma proibição generalizada em relação às mulheres falarem na igreja. A partir do contexto, parece ser possível que as mulheres na igreja de Corinto estivessem questionando e debatendo, o que seria parte da desordem que ele menciona, e que Paulo está tratando aqui da solução sugerida na carta vinda da igreja de Corinto.