6
Nós, como cooperadores de Deus, também pedimos a vocês para que não desperdicem a graça que recebem dele. Como Deus disse: “No momento certo eu o ouvi e, no dia da salvação, eu o resgatei.”* Acreditem em mim: agora é o momento certo!; agora é o dia da salvação! Nós não queremos que o nosso trabalho seja criticado e, por isso, não fazemos coisas que possam prejudicar as pessoas. Em vez disso, tentamos demonstrar que somos bons servos de Deus, de todas as formas que podemos. Com bastante paciência, suportamos todos os tipos de problemas, sofrimentos e perigos. Somos espancados, jogados na cadeia e atacados por multidões. Temos trabalhado muito duro, passando por noites mal dormidas e até fome. Pela pureza, conhecimento, paciência e gentileza mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, sempre demonstramos amor sincero. Falamos com sinceridade, vivendo pelo poder de Deus. Nossas armas são a verdade e a justiça, as quais usamos tanto para atacar como para nos defender. Sendo honrados ou desonrados, insultados ou elogiados, nós continuamos. As pessoas dizem que somos mentirosos, mas falamos a verdade. Somos ignorados, mesmo sendo conhecidos; somos tratados como mortos, mas ainda estamos vivos; somos chicoteados, porém não estamos mortos. 10 As pessoas nos veem como infelizes, mas sempre estamos felizes; tratam-nos como pobres, mas tornamos muitas pessoas ricas; somos considerados necessitados, mas temos tudo!
11 Queridos amigos de Corinto, eu tenho falado francamente com vocês, amando a todos com todo o meu coração! 12 Não escondemos o amor que sentimos por vocês, mas vocês não demonstram amor por nós. 13 Por favor, retribuam o sentimento que temos por vocês da mesma forma, como se fossem meus filhos, e sejam generosos!
14 Não se unam a pessoas que não creem, pois qual é a conexão que o bem tem com o mal? O que a luz e as trevas têm em comum? 15 Como poderiam Cristo e o diabo§ concordarem? O que é que um cristão e alguém que não crê têm em comum? 16 Que acordo pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como Deus disse: “Eu viverei neles e andarei entre eles. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”* 17 E o Senhor diz: “Então, deixe-os, e se separem deles. Não toquem em nada que seja impuro, e eu os aceitarei.” 18 E o Senhor Todo-Poderoso continua: “Eu serei como um Pai para vocês e vocês serão filhos e filhas para mim.”
 
* 6:2 Isaías 49:8. 6:7 Ou “palavra da verdade”, significando o evangelho. 6:7 Literalmente, “armas da direita e da esquerda.” Isso pode significar o uso de uma espada com a mão direita e de um escudo com a mão esquerda. § 6:15 Literalmente, “Belial.” Era um demônio presente na mitologia cananeia, considerado como adversário do povo escolhido por Deus. * 6:16 Levítico 26:12 e Ezequiel 37:27. 6:17 Isaías 52:11 e Ezequiel 20:34, Ezequiel 20:41. 6:18 2 Samuel 7:14 ou 1 Crônicas 17:13.