2
Antigamente, vocês estavam mortos em seus pecados e más ações, vivendo de acordo com os caminhos do mundo, sob o controle do diabo*, cujo espírito está trabalhando naqueles que desobedecem a Deus. Todos nós já fomos assim, com nosso comportamento sendo determinado pelos desejos da nossa natureza humana pecadora e do nosso modo maligno de pensar. Como qualquer outra pessoa, por causa dessa natureza, éramos pessoas que deveriam sofrer o castigo de Deus.
Mas Deus, em sua grande misericórdia, por causa do imenso amor que sente por nós, mesmo enquanto estávamos mortos em nossos pecados, nos fez viver juntamente com Cristo. A fé que vocês têm nele os salvou. Ele nos ressuscitou com Cristo e em Cristo Jesus nos acolheu no céu ao seu lado. Assim, Deus demonstrou a grandeza da sua graça, ao nos revelar a sua bondade, por meio de Cristo Jesus, por toda a eternidade que está por vir. Pois vocês são salvos pela graça, ao crer nele. Isso não vem de vocês; mas é um presente de Deus. A salvação não tem nada que ver com esforços humanos. Então, não se sintam orgulhosos. 10 Nós somos o resultado do que Deus faz, criados em Cristo Jesus para fazer o bem, que Deus já planejara para que o fizéssemos.
11 Então, vocês que eram “pagãos”, falando em termos humanos, chamados “não circuncidados” por aqueles que são “circuncidados”, que nada mais é do que um procedimento feito por mãos humanas, precisam se lembrar de 12 que já estiveram afastados de Cristo. Vocês foram impedidos, por serem não-judeus, de se tornarem cidadãos de Israel. E também, por isso, não puderam fazer parte do acordo§ que Deus tinha prometido. Vocês não tinham esperança e viviam no mundo sem Deus. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que já estiveram muito distantes de Deus, foram trazidos para perto dele por meio do sangue de Cristo.
14 Cristo é a nossa paz. Por meio do seu corpo*, ele fez com que os dois povos se tornassem um e destruiu o muro da separação que trazia hostilidade e nos dividia, 15 fazendo com que nos libertássemos da lei, com suas exigências e regulamentos. Ele fez isso para que pudesse criar um novo povo unido a ele, a partir dos judeus e dos não-judeus. Foi assim que ele trouxe a paz. 16 Por meio da sua crucificação, Jesus quis reconciliar completamente os dois povos a Deus. Ele quis que eles se unissem em um só corpo, para destruir a hostilidade que havia entre eles.
17 Ele veio e anunciou o evangelho da paz, tanto para aqueles que estavam longe, quanto para aqueles que estavam perto. 18 E foi por meio dele que todos nós conseguimos chegar ao Pai, pelo mesmo Espírito. 19 Isso significa que vocês não são mais estrangeiros nem visitantes, pois agora se tornaram compatriotas do povo de Deus e todos pertencem à família de Deus. 20 Família essa que está se formando a partir dos alicerces que os apóstolos e os profetas construíram, com Cristo Jesus como a pedra fundamental. 21 Nele, toda a construção está unida, crescendo para formar um templo sagrado para o Senhor. 22 Vocês também estão sendo construídos, unidos a ele, como uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.
 
* 2:2 Literalmente, “o líder do poder do ar.” 2:3 A versão em grego, literalmente, diz: “Por natureza, filhos da ira.” Seguindo o pensamento anterior sobre a natureza humana, isso poderia significar que somos “naturalmente irritados” ou rebeldes em relação a Deus. Outra opção seria a de que nós somos o objeto da ira divina, embora Deus não seja especificamente mencionado aqui. 2:11 Isso é, os judeus (circuncidados) e os gentios (não circuncidados). § 2:12 Ou “aliança.” * 2:14 Pelo contexto, parece que Paulo se refere aqui à crucificação de Jesus.