6
Meus irmãos e minhas irmãs, se alguém for desencaminhado pelo pecado, vocês, que são espirituais, devem ajudar, com gentileza, essa pessoa a encontrar o bom caminho. Cuidado para não serem tentados também. Ajudem-se, ao levarem as cargas uns dos outros, pois, assim, vocês cumprirão a lei de Cristo. Aqueles que acham que são realmente importantes, quando na verdade não são, apenas se enganam. Examinem cuidadosamente suas ações. Para que, então, possam se sentir satisfeitos com vocês mesmos, sem se compararem aos outros. Nós precisamos ter responsabilidade por nós mesmos.
Aqueles que aprendem a Palavra devem tratar bem os seus mestres, compartilhando com eles todas as coisas boas. Não se enganem: Deus não pode ser tratado com desrespeito, pois o que uma pessoa plantar é isso mesmo o que ela irá colher. Se plantar de acordo com a natureza humana pecadora irá colher, dessa natureza, a morte. Mas, se plantar de acordo com o Espírito, do Espírito irá colher a vida eterna. Nunca se cansem de fazer o bem, pois, se não desistirmos, faremos a colheita no momento certo. 10 Então, enquanto ainda temos tempo*, vamos fazer boas ações para todos, especialmente para aqueles que pertencem à família da fé.
11 Observem com que letras grandes escrevi a vocês com minhas próprias mãos! 12 Aquelas pessoas, que só querem causar uma boa impressão, estão forçando-os a serem circuncidados. Elas fazem isso apenas para não serem perseguidas por causa da cruz de Cristo. 13 Mesmo aqueles que são circuncidados não cumprem a lei, mas querem que vocês sejam circuncidados, para que possam se orgulhar de vocês e para afirmarem que vocês são seguidores deles. 14 Que eu nunca me vanglorie, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dessa cruz, o mundo foi crucificado para mim, e eu estou crucificado para o mundo. 15 Não interessa ser circuncidado ou não; o que realmente importa é ser uma nova pessoa! 16 Paz e misericórdia a todos os que seguem esse princípio e para o Israel de Deus! 17 Por favor, não me incomodem mais, porque eu carrego em meu próprio corpo as cicatrizes de Jesus. 18 Meus irmãos e minhas irmãs, que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês! Amém!
 
* 6:10 Isto é, o tempo de oportunidade. 6:13 O orgulho está relacionado a eles terem convencido outras pessoas a seguirem a sua crença na importância permanente do rito judaico da circuncisão (e em outras práticas judaicas, o problema que se nota em toda carta aos gálatas). 6:17 Em outras palavras, as feridas de Paulo foram feitas quando ele foi perseguido por seguir Jesus.