5
Irmãos e irmãs, não precisamos escrever nada a vocês a respeito dos momentos e das datas proféticas. Vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão durante a noite. Quando as pessoas falarem que tudo está em paz e seguro, é que, de repente, a ruína cairá sobre elas. As pessoas certamente não escaparão, pois será como uma mulher que está em trabalho de parto. Mas vocês, irmãos e irmãs, não estão no escuro, sem saber sobre isso. Por essa razão, não serão pegos de surpresa quando o Dia do Senhor* chegar, de repente, como um ladrão. Pois todos vocês são filhos da luz e filhos do dia. Nós não pertencemos à noite ou às trevas. Então, não devemos estar dormindo como todos os outros. Pelo contrário, devemos estar alerta e sóbrios. Porque é durante a noite que as pessoas dormem e é durante a noite quando ficam bêbadas. Mas, como nós pertencemos ao dia, devemos manter nossas mentes limpas; devemos vestir a armadura da verdade e do amor e colocar o capacete da esperança da salvação. Pois Deus não nos reservou a punição, mas, sim, a salvação, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele é aquele que morreu por nós, para que possamos viver com ele, tanto se estivermos vivos quanto se estivermos mortos quando ele chegar. 11 Então, incentivem e fortaleçam uns aos outros, exatamente como fazem agora.
12 Irmãos e irmãs, nós pedimos para que respeitem as pessoas que trabalham com vocês, que os levam ao Senhor e que os ensinam. 13 Vocês devem ter amor por elas e valorizá-las muito, pelo trabalho que elas realizam. Vivam em paz uns com os outros. 14 Nós lhes pedimos, irmãos e irmãs, para alertar aqueles que são preguiçosos, dar coragem aos desanimados, ajudar os que são fracos e ter muita paciência com todos. 15 Tenham certeza de não pagarem o mal com o mal, mas de sempre tentarem fazer o bem uns aos outros e para todas as outras pessoas também. 16 Estejam sempre alegres, 17 nunca deixem de orar, 18 sejam agradecidos em todas as situações. Façam assim, pois é isso o que Deus, em Cristo Jesus, quer que vocês façam. 19 Não atrapalhem o Espírito, 20 não desprezem as profecias e 21 analisem tudo. Fiquem apenas com o que é bom; 22 afastem-se de qualquer tipo de mal.
23 Que o próprio Deus da paz os tornem completamente puros e que todo o seu ser – corpo, mente e espírito – seja mantido sem culpa para quando o nosso Senhor Jesus Cristo voltar. 24 Aquele que os chama é confiável, e ele certamente fará isso. 25 Irmãos e irmãs, lembrem-se de nós em suas orações. 26 Cumprimentem a todos os irmãos daí com afeto. 27 Eu lhes peço, em nome do Senhor, que leiam essa carta para todos os irmãos na fé. 28 Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!
 
* 5:4 Literalmente, “Dia.” 5:10 “Por”, no sentido de “para o bem de”, em vez de “no lugar de.” 5:26 Literalmente, “com um beijo santo.”