2
Irmãos e irmãs, quanto à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e sobre como nos reuniremos com ele, temos o seguinte para lhes dizer: por favor, não fiquem perturbados com qualquer revelação espiritual, mensagem ou carta que supostamente venha de nós e que os faça pensar que o dia do Senhor já tenha chegado. Não deixem que ninguém os engane de forma alguma, porque primeiro deve vir a Revolta contra Deus*, e o homem perverso será revelado, aquele que traz a destruição. Ele é o inimigo de Deus e, orgulhosamente, será contra tudo que é considerado divino e contra tudo que é adorado. Ele até mesmo se colocará no Templo de Deus, afirmando ser Deus. Vocês não se lembram de que eu lhes disse tudo isso enquanto ainda estava aí com vocês?
Agora vocês sabem o que o está mantendo sob controle, pois ele será revelado pelo que ele é no momento certo. Pois o mistério da desordem já está agindo. No entanto, nada acontecerá até que aquele que impede que isso aconteça agora esteja fora do caminho. E, então, o perverso será revelado, aquele a quem o Senhor Jesus irá eliminar com um sopro§, destruindo-o com o brilho de sua chegada. Ele, o perverso, vem para fazer o trabalho de Satanás, com todos os tipos de poderes, operando milagres e realizando coisas incríveis, mas que são apenas demonstrações falsas. 10 Usando todo tipo de truques malignos, ele engana todos os que se encontram em seu caminho e os leva para a destruição, pois tais pessoas se recusaram a amar a verdade para serem salvas. 11 Por isso, Deus lhes permite serem iludidas e acreditarem na mentira.* 12 Assim, todos os que não confiaram na verdade serão condenados, pois eles preferiram acreditar naquilo que é falso.
13 Mas, nós devemos sempre agradecer a Deus por vocês, irmãos e irmãs amados pelo Senhor, pois Deus, desde o começo, os escolheu para serem salvos, pelo poder do Espírito que os torna justos, porque vocês creem na verdade. 14 É por isso que ele os chamou, para que, por meio do evangelho que lhes anunciamos, vocês possam participar da glória do nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Então, permaneçam firmes e se apeguem ao que vocês aprenderam, seja pelo que lhes disseram ou por alguma carta que lhes enviamos. 16 Que, o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus, o Pai, que nos ama, e que na sua bondade nos deu tanto confiança eterna quanto uma esperança boa, 17 os encorajem e os fortaleçam, para que vocês possam dizer e fazer apenas o que é bom.
 
* 2:3 Literalmente, “apostasia”, o fim dos tempos, a rejeição final de Deus. 2:6 Todo esse trecho (2:6-12) gera muito debate quanto ao seu significado. 2:7 Literalmente, “mistério da desordem”, indicando que o “segredo revelado” do poder anti-Deus não é apenas a violação da lei, mas é verdadeiramente a falta da lei, onde não há qualquer respeito pela lei. § 2:8 Literalmente, “pelo sopro de sua boca.” * 2:11 A mentira: nesse contexto certamente significa a Mentira fundamental sobre a natureza e o caráter de Deus que o Inimigo contou (Isaías 14, Ezequiel 28), o qual até mesmo afirma ser Deus (2:4). Em termos do “envio” de Deus dessa desilusão, observe que, nas Sagradas Escrituras, Deus fala frequentemente sobre causar algo, ou seja, o que ele não evitou é como se ele causasse.