Hebreus
1
Deus, que no passado falou várias vezes e de várias maneiras com os nossos antepassados, por meio dos profetas, nestes últimos dias, tem falado conosco por meio do seu Filho. Deus escolheu o Filho para ser o herdeiro de tudo o que existe e fez o universo por meio dele. O Filho é a glória radiante de Deus e a expressão exata do seu verdadeiro caráter. Ele sustenta tudo por sua palavra poderosa. Depois que ele purificou os homens dos seus pecados, sentou-se à direita de Deus, a Majestade, no céu. Ele foi colocado em uma posição muito acima daquela dos anjos, pois recebeu um nome ainda mais importante do que o deles. Deus nunca disse a qualquer anjo: “Você é o meu Filho e hoje eu me tornei o seu Pai” ou: “Eu serei um Pai para ele, e ele será um Filho para mim.”*
Além disso, quando enviou ao mundo o seu Filho Primogênito, ele disse: “Que todos os anjos de Deus o adorem.” Em relação aos anjos é dito: “Deus faz com que seus anjos se tornem ventos e os seus servos, chamas de fogo.”§ Porém, em relação ao Filho, ele diz: “O seu trono, ó Deus, dura para todo o sempre e, em seu Reino, a justiça é o cetro que representa o seu poder. Você ama o que é justo e odeia a injustiça. E é por isso que Deus, o seu Deus, colocou você acima de qualquer outro, ao ungi-lo* com o azeite da alegria.”
10 “Senhor, no início você criou a terra. Os céus são produto de suas mãos. 11 Eles chegarão a um fim, mas você permanecerá para sempre. Eles vão se desgastar exatamente como acontece com as roupas, 12 e você irá dobrá-los como a uma capa. Como as roupas, eles serão trocados, mas você é sempre o mesmo, e a sua vida não tem fim.” 13 Mas, ele nunca disse isso a um anjo: “Sente-se a minha direita, até que eu coloque os seus inimigos submissos aos seus pés.”§ 14 O que são os anjos? Eles são seres que servem, enviados para ajudar aqueles que receberão a salvação.
 
* 1:5 O livro dos Hebreus tem muitas citações e referências ao Antigo Testamento, algumas das quais não são citadas exatamente como em seu texto de referência, ou são fornecidas resumidamente. Portanto, às vezes, isso dificulta a identificação exata da fonte ou das fontes. As citações do Antigo Testamento, que são relativamente claras, serão identificadas aqui. As citações incluídas nesse versículo parecem ser: Salmo 2:7, 2 Samuel 7:14 e 1 Crônicas 17:13. 1:6 “Filho Primogênito”: esse termo não deve ser considerado como se tivesse havido um tempo em que Jesus não existisse. Usa-se o termo para identificar a posição e, não, a cronologia. 1:6 Deuteronômio 32:43. § 1:7 Salmo 104:4. * 1:9 A prática antiga de derramar azeite sobre a cabeça de uma pessoa servia para indicar que ela havia sido escolhida para uma posição específica, uma grande honra. 1:9 Salmo 45:6-7. 1:12 Literalmente, “seus anos nunca terão fim.” A citação faz parte do Salmo 102:25-27. § 1:13 Salmo 110:1.