3
Então, meus irmãos e minhas irmãs, que vivem para Deus e que participam deste chamado celestial, precisamos pensar cuidadosamente sobre Jesus, aquele que dizemos que foi enviado por Deus* e que é considerado o Grande Sacerdote. Ele foi fiel a Deus no trabalho para o qual foi escolhido, assim como Moisés foi fiel a Deus na casa de Deus. Mas Jesus merece uma glória muito maior do que a de Moisés, da mesma forma que um construtor de uma casa merece mais crédito do que a casa. Cada casa tem o seu construtor, mas Deus é o construtor de tudo. E Moisés foi um servo fiel na casa de Deus. Ele falou a respeito do que seria anunciado tempos depois. Mas Cristo é um filho que é o responsável pela casa de Deus. E nós somos a casa de Deus, desde que conservemos a confiança e a esperança naquilo que esperamos.
É por isso que o Espírito Santo diz: “Hoje, se vocês ouvirem o que Deus está dizendo, não tenham uma atitude teimosa, como os seus antepassados tiveram, ao se revoltarem contra Ele, quando o colocaram à prova no deserto. Os seus antepassados me fizeram passar por isso. Testaram a minha paciência, mesmo tendo sido testemunhas do que eu fiz durante quarenta anos.
10 Aquela geração me irritou§ e, então, eu disse: ‘Os pensamentos deles são puro engano, e eles não me conhecem e nem sabem o que eu estou fazendo.’ 11 Então, por causa da minha decepção, eu jurei: ‘Eles não entrarão no meu descanso.’ ”*
12 Irmãos e irmãs, façam tudo para que não tenham pensamentos ruins, que os afastem da fé no Deus vivo. 13 Animem uns aos outros todos os dias, enquanto vocês ainda têm um “hoje.” Assim, nenhum de vocês será endurecido pelo engano do pecado. 14 Pois somos aliados de Cristo, desde que a nossa fé em Deus continue inabalável desde o começo até o fim.
15 Como é dito nas Sagradas Escrituras: “Hoje, se vocês ouvirem o que Deus está dizendo, não tenham uma atitude teimosa como os seus antepassados tiveram, ao se revoltarem contra Ele.” 16 Quem foi que se revoltou contra Deus, mesmo ao ouvir o que ele disse? Por acaso, não foram todos aqueles que sairam do Egito, por intermédio de Moisés? 17 Com quem Deus ficou aborrecido por quarenta anos? Não foi com aqueles que pecaram, aqueles mesmos que foram sepultados no deserto? 18 A quem Deus se referia ao jurar que eles não entrariam em seu descanso? Não foi, por acaso, uma referência àqueles que foram desobedientes? 19 Então, está claro para nós que eles não foram capazes de entrar na terra prometida porque não confiaram em Deus.
 
* 3:1 Literalmente, “apóstolo.” Essa palavra vinda do grego significava aquele que é enviado. 3:2 Aqui, a palavra “casa” significa mais do que a construção. Ela se refere aos membros da casa, aos membros da família, a própria família. Aqui e no versículo 5, a lealdade de Moisés, como um servo na casa de Deus, está se referindo a Números 12:7. 3:8 “Atitude teimosa” ou inflexível. § 3:10 Como sempre, Deus usa termos humanos. Não se deve entender que Deus fique bravo como costumamos ficar, especialmente quando chega ao ponto de “perdermos a calma” e de agir sem amor ou de forma irracional. O mesmo comentário se aplica à passagem em 3:11. * 3:11 “Descanso.” Esse conceito é mais desenvolvido no capítulo 4 e está relacionado ao sábado, à Terra Prometida e ao convite de Deus para irem a Ele. Embora essa não seja a mais fácil das frases para se entender, “entrar no meu descanso” talvez seja a melhor tradução, pois ela mantém a base que será desenvolvida posteriormente e inclui todas as várias referências. A citação está no Salmo 95:7-11. 3:15 Salmo 95:7-8.