5
Todos os que creem que Jesus é o Messias são filhos de Deus, e quem ama o Pai também ama o seu Filho. E como sabemos que amamos os filhos de Deus? Sabemos quando amamos a Deus e seguimos os seus mandamentos. Amar a Deus significa que cumprimos os seus mandamentos, e seus mandamentos não são difíceis de serem obedecidos. Todos os que são filhos de Deus podem vencer o mundo. A vitória sobre o mundo nós a conseguimos por causa da nossa fé em Deus. E quem pode vencer o mundo? Apenas aqueles que têm fé em Jesus, crendo que ele é o Filho de Deus. Jesus Cristo é aquele que veio por meio da água e do sangue. Ele não veio apenas por meio da água, mas por meio da água e do sangue.* O Espírito dá provas que confirmam isso, pois o Espírito é a verdade. Assim, há três testemunhas: o Espírito, a água e o sangue, e todos os três concordam entre si.
Se aceitamos a prova que testemunhas humanas fornecem, então, a prova que Deus nos dá é muito mais importante. A prova que vem de Deus é o seu testemunho sobre o seu Filho. 10 Aqueles que creem no Filho de Deus aceitaram essa prova e se apegaram a ela. Mas aqueles que não creem em Deus fazem dele um mentiroso, pois eles não acreditam na prova que Deus nos deu sobre o seu Filho. 11 A prova é esta: Deus nos deu a vida eterna e temos essa vida por meio do seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida. Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Eu estou escrevendo para garantir aos que creem no nome do Filho de Deus que vocês terão a vida eterna. 14 Nós podemos confiar que ele nos escutará, desde que façamos os nossos pedidos de acordo com a sua vontade. 15 E sabendo que ele ouve os nossos pedidos, podemos ter certeza de que receberemos o que lhe pedirmos. 16 Se vocês virem um irmão ou uma irmã cristãos cometendo um pecado que não traz a morte, vocês devem orar e Deus dará a vida para aquele que pecou. A não ser que seja pecado que traga a morte. Há pecado que traz morte, e eu não estou dizendo que as pessoas deveriam orar por esse pecado. 17 Sim, tudo o que não é justo é pecado, mas há pecados que não trazem a morte.
18 Nós sabemos que aqueles que nasceram de Deus não vivem pecando; pois o Filho de Deus§ os protege e o diabo não pode lhes fazer mal. 19 Nós sabemos que pertencemos a Deus e que o mundo está sob o domínio do maligno. 20 Também sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para que possamos reconhecer aquele que é verdadeiro. Nós vivemos unidos ao Deus verdadeiro e unidos também ao seu Filho Jesus Cristo. Ele é o Deus verdadeiro e a vida eterna.* 21 Meus filhinhos, afastem-se da adoração aos ídolos!
 
* 5:6 Geralmente, interpreta-se que aqui se trate da água do batismo e que o sangue signifique a morte de Jesus. 5:8 Há dúvidas em relação à autenticidade dos versículos 7 e 8. 5:16 Literalmente, “um pecado para a morte.” § 5:18 Literalmente, Aquele que nasceu de Deus, seguindo o conceito no início do versículo. A identificação fica clara no versículo seguinte. * 5:20 Pode-se entender como se ele desse a vida eterna e também como se ele vivesse para sempre.