3 João
1
Esta carta é escrita pelo presbítero* para Gaio, meu querido amigo, a quem amo de verdade. Meu amigo, eu oro, acima de tudo, para que você esteja indo bem e esteja com boa saúde, pois eu sei que está espiritualmente bem.
Eu fiquei contente quando alguns irmãos chegaram e me disseram sobre o seu comprometimento com a verdade e sobre como você continua a viver no caminho da verdade. Nada me deixa mais feliz do que ouvir como meus queridos amigos estão seguindo a verdade. Meu amigo, você mostra como é digno de confiança em seu trabalho ao cuidar dos irmãos, mesmo daqueles que não conhece. Eles falaram muito bem sobre o seu amor para toda a igreja daqui. Por favor, ajude essas pessoas em sua jornada, de uma forma que agrade a Deus, pois eles viajam em nome do Senhor, sem aceitar qualquer ajuda das pessoas que não creem em Deus. Nós devemos apoiá-los, para que possamos participar do seu trabalho de anunciar a verdade.
Eu escrevi sobre isso para a igreja, mas Diótrefes, que gosta de estar no comando§, recusa aceitar nossa autoridade. 10 Então, quando eu chegar aí, deixarei claro como ele está agindo. Ele está fazendo acusações maliciosas contra nós. E não satisfeito com isso, ele também se recusa a acolher quaisquer outros irmãos. Também não deixa que qualquer outra pessoa os receba e expulsa da igreja aqueles que os recebem.
11 Meu amigo, imite o que é bom, e não o que é mau. Aqueles que fazem o bem pertencem a Deus. Já os que fazem o mal não conhecem Deus.*
12 Todos falam bem de Demétrio e até mesmo a verdade fala bem dele! Nós também falamos muito bem dele, e você sabe que falamos a verdade. 13 Ainda tenho muitas coisas para lhe contar, mas não quero fazer isso por carta. 14 Espero vê-lo muito em breve, para que possamos conversar pessoalmente. 15 Que a paz esteja com você! Os amigos daqui mandam saudações para você. Por favor, cumprimente pessoalmente, por mim, cada um dos nossos amigos.
 
* 1:1 Geralmente compreendido como se referindo a João, aquele que escreveu esta carta. 1:5 Irmãos cristãos que viajavam, anunciando o evangelho. 1:7 Literalmente, “gentios.” § 1:9 Literalmente, “ama ser o primeiro.” * 1:11 Literalmente, “não vê a Deus.”