2
Meus amigos, como irmãos na fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, vocês não devem demonstrar favoritismo. Imaginem que um homem entre em sua sinagoga usando anéis de ouro e roupas finas e, logo em seguida, entre um homem pobre, vestido com trapos. Se vocês derem atenção especial ao homem bem-vestido e disserem: “Por favor, sente-se aqui neste lugar de honra”, mas ao pobre disserem: “Fique em pé ali, ou sente-se no chão, aos meus pés”, por acaso não estão discriminando e julgando por motivos ruins? Escutem, amigos: Deus não escolheu aqueles que o mundo considera pobres para serem ricos em sua fé nele e para que aqueles que o amam herdem o Reino prometido por Ele? Mas vocês tratam os pobres de maneira vergonhosa. Não são os ricos que humilham vocês e que os arrastam diante dos tribunais? Eles não insultam o nome honrado* daquele que os chamou e a quem vocês pertencem?
Se vocês cumprirem a lei real das Sagradas Escrituras: “Ame ao seu próximo como a si mesmo”, então, estarão fazendo o que é certo. Mas estarão pecando, caso demonstrem favoritismo. Se vocês violarem a lei, serão considerados culpados. 10 Uma pessoa que viola apenas um mandamento da lei, mesmo que cumpra todos os outros, é considerada culpada. 11 Deus lhes disse para não cometerem adultério e também para não matarem. Então, se vocês não cometem adultério, mas matam, então, tornaram-se culpados por violarem a lei. 12 Vocês devem falar e viver como pessoas que serão julgadas pela lei que traz a liberdade. 13 Quem não demonstrar misericórdia também será julgado sem misericórdia. No entanto, a misericórdia prevalece sobre o julgamento!§
14 Meus amigos, o que adianta alguém dizer que tem fé em Deus, se não pratica boas ações? Esse tipo de “fé” pode salvar alguém? 15 Se um irmão ou uma irmã não têm o que vestir ou o que comer, 16 e vocês disserem: “Que Deus os abençoe! Vistam roupas quentes e comam bem!” Mas, vocês não dão o que essas pessoas precisam para sobreviver, onde está a bondade nisso? 17 Por si só, mesmo a fé de vocês em Deus, baseada na verdade, está morta e não tem valor algum se vocês realmente não praticarem o que é bom e justo.
18 Alguém pode até dizer: “Você tem a sua fé em Deus. E eu tenho as minhas boas ações.” Bem, mostre-me a sua fé em Deus sem boas ações e eu lhe mostrarei a minha fé em Deus por meio de boas ações. 19 Você acredita que Deus é um só? Ótimo! Mas os demônios também acreditam em Deus e têm muito medo dele. 20 Seu tolo! Você não sabe que crer em Deus sem fazer o que é justo não faz o mínimo sentido? 21 O nosso antepassado Abraão não demonstrou que foi justificado* por meio do que ele fez, ao oferecer o seu próprio filho Isaque no altar como sacrifício? 22 Note como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, sua fé em Deus se tornou completa. 23 Assim, se cumpriu o que está escrito nas Sagradas Escrituras: “Abraão creu em Deus e, por isso, foi considerado justo” e Deus o chamou de amigo.
24 Vejam que as pessoas demonstram ser justas pelo que elas fazem, e não apenas porque dizem ter fé. 25 Da mesma maneira, não foi Raabe, a prostituta, que demonstrou ser justa por meio do que ela fez, quando escondeu os espiões e os ajudou a fugir por uma estrada diferente? 26 Exatamente como o corpo está morto sem o espírito, assim também a fé sem ações está morta.
 
* 2:7 Geralmente entendido como sendo o nome de Jesus. 2:8 Levítico 19:18. 2:11 Êxodo 20:13-14 ou Deuteronômio 5:17-18. § 2:13 O significado exato desse versículo é muito discutido, mas o ponto fundamental é enfatizar o caráter misericordioso de Deus. * 2:21 Ou “demonstrou ser justo.” 2:23 Gênesis 15:6. 2:23 Isaías 41:8.