10
“Eu lhes digo que isto é verdade: qualquer um que não entre pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é um ladrão e bandido. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas respondem ao comando de sua voz. Ele chama suas ovelhas por seus nomes e as leva para fora do curral. Após trazer o rebanho para fora, ele caminha na frente das ovelhas e elas o seguem, porque reconhecem a sua voz. Elas não seguirão o comando de estranhos. Na verdade, elas fugiriam de um estranho, pois não reconhecem a voz de estranhos.”
Quando Jesus contou essa história como exemplo, as pessoas que o escutavam não entenderam o que ele quis dizer. Então, Jesus explicou novamente: “Eu lhes digo que isto é verdade: Eu sou a porta do curral. Todos aqueles que vieram antes de mim eram ladrões e bandidos, mas as ovelhas não lhes deram atenção. Eu sou a porta. Todos aqueles que entram por mim serão curados.* Eles serão capazes de entrar e sair e encontrarão o alimento que precisam. 10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim lhes trazer vida, e vida completa. 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O homem pago para cuidar das ovelhas não é o pastor. Quando ele vê o lobo se aproximando, foge. Ele abandona as ovelhas, porque elas não são dele. Então, o lobo ataca e espalha o rebanho. 13 O homem foge porque ele está trabalhando apenas pelo dinheiro e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Eu sei que as ovelhas são minhas e que elas me conhecem. 15 Da mesma maneira, o Pai me conhece e eu o conheço. Eu dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Eu tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu devo trazê-las também. Elas ouvirão a minha voz e haverá apenas um rebanho com apenas um pastor.
17 É por isso que o Pai me ama, pois eu dou a minha vida para recebê-la de novo. 18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu a entrego de maneira espontânea. Eu tenho o direito de dar a minha vida e de recebê-la novamente. Isso é o que meu Pai me mandou fazer.”
19 Os judeus ficaram novamente divididos em relação ao que pensavam sobre o que Jesus tinha acabado de dizer. 20 Muitos deles diziam: “Ele está possuído pelo demônio! Ele é louco! Por que vocês estão escutando o que ele diz?” 21 Mas, outros diziam: “Estas não são palavras ditas por alguém possuído pelo demônio. Além disso, um demônio não consegue curar os olhos de um cego.”
22 Era inverno, e estavam comemorando, em Jerusalém, a Festa da Dedicação. 23 Jesus estava andando no Templo, próximo a uma entrada conhecida como Alpendre de Salomão. Os judeus o cercaram e perguntaram: 24 “Por quanto tempo você nos manterá em dúvida? Se você é realmente o Messias, então, nos diga claramente.”
25 Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, mas vocês não acreditaram. Os milagres que eu faço em nome do meu Pai provam quem eu sou. 26 Vocês não creem em mim porque não são minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas reconhecem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou para elas a vida eterna. Elas nunca morrerão, e ninguém poderá tomá-las de mim. 29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos, e ninguém pode tirá-las dele. 30 Eu e o Pai somos um.”
31 Mais uma vez, os judeus pegaram pedras para jogar em Jesus.
32 Jesus, então, lhes disse: “Vocês têm visto muitas boas ações que eu faço em nome do Pai. Por qual delas vocês estão querendo me apedrejar?”
33 Os judeus responderam: “Nós não estamos querendo apedrejá-lo por uma boa ação e, sim, por blasfêmia; pois você não passa de um homem que afirma ser Deus.”
34 Jesus disse: “Por acaso, na lei de vocês não está escrito: ‘Eu disse: Vocês são deuses’?§ 35 Deus chamou aquelas pessoas de ‘deuses,’ pessoas as quais foi dirigida a Palavra de Deus, e as Sagradas Escrituras não podem falhar. 36 Então, por que vocês estão dizendo que aquele que o Pai escolheu e enviou ao mundo está dizendo mentiras ao afirmar: ‘Eu sou o Filho de Deus’? 37 Se eu não estiver fazendo o que o meu Pai faz, então, não creiam em mim. 38 Mas, se eu estiver fazendo, mesmo que não creiam em mim, acreditem ao menos no que eu faço. Assim, vocês poderão saber e entender que o Pai está em mim e eu estou no Pai.”
39 Eles tentaram prender Jesus novamente, mas ele conseguiu escapar. 40 Ele voltou, atravessando o rio Jordão até o local em que João tinha começado a batizar e lá ficou. 41 Muitas pessoas foram até onde ele estava e diziam: “João não fez milagres, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade.” 42 Muitos dos que foram ver Jesus creram nele.
 
* 10:9 Ou “salvos.” 10:24 Uma expressão comum que é literalmente “elevar nossas almas”, significando criar uma posição de incerteza. 10:28 Literalmente, “arrancá-las da minha mão.” Semelhante ao versículo 29. § 10:34 Salmo 82:6.