17
Jesus disse aos seus discípulos: “As tentações são inevitáveis, mas será terrível para aqueles que servem de tropeço para os outros! Pois seria melhor para essas pessoas que elas tivessem uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço e que fossem jogadas no mar do que fazer com que um desses pequeninos peque. Então, cuidado com o que vocês fazem. Se o seu irmão pecar, aconselhe-o. E se ele se arrepender, perdoe-o. Mesmo se ele pecar contra você sete vezes por dia e se nas sete vezes vier e lhe disser: ‘Desculpe-me!’ Perdoe-o.”
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Mestre, precisamos de ajuda para ter mais fé!” O Senhor respondeu: “Mesmo se a sua fé fosse tão pequena quanto uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque as suas raízes e vá se plantar no mar.’ E ela iria lhes obedecer.
Digamos que vocês tenham um empregado que cuide da terra ou que seja o pastor do seu rebanho. Quando ele chega do trabalho, vocês dizem a ele: ‘Entre e se sente para comer’? Não. Vocês lhe diriam: ‘Faça a minha comida. Vista-se e sirva-me até que eu termine de comer. Depois, você pode comer.’ E vocês agradecem ao empregado por fazer o que vocês mandaram? Não. 10 Da mesma forma, uma vez que vocês tenham feito tudo o que foi dito para fazerem, deveriam apenas dizer: ‘Nós somos empregados inúteis. Fizemos apenas a nossa obrigação.’ ”
11 Enquanto Jesus continuava em seu caminho para Jerusalém, passou entre as regiões da Samaria e da Galileia. 12 Quando ele entrou em um povoado, dez leprosos o encontraram, mas mantiveram uma certa distância. 13 Eles gritaram: “Jesus, Mestre, por favor, tenha pena de nós!”
14 Quando Jesus os viu, disse-lhes: “Vão e se apresentem aos sacerdotes.”* Enquanto eles iam fazer o que Jesus tinha dito, foram curados. 15 Um deles, quando percebeu que estava curado, voltou para onde estava Jesus e, gritando, louvou a Deus. 16 Ele se ajoelhou aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Ele era samaritano.
17 “Não foram dez leprosos curados?”, Jesus perguntou. “Onde estão os outros nove? 18 Nenhum deles voltou para louvar a Deus, mas apenas este estrangeiro?”
19 Jesus disse ao samaritano: “Levante-se e vá! A sua fé o curou.”
20 Certa vez, quando os fariseus vieram e perguntaram a Jesus sobre quando o Reino de Deus iria chegar, ele respondeu: “O Reino de Deus não virá com sinais visíveis que vocês possam ver. 21 As pessoas não irão dizer: ‘Veja! Aqui está.’ Ou: ‘Olhe! Está lá’, pois o Reino de Deus está dentro de vocês.”
22 Então, Jesus disse aos discípulos: “Está chegando o momento em que vocês irão querer ver o dia em que o Filho do Homem houver chegado, mas não verão. 23 Eles lhes dirão: ‘Vejam! Lá está ele’, ou ‘Olhem! Ele está aqui’, mas, não corram atrás deles. 24 O dia em que o Filho do Homem vier será exatamente como o relâmpago, que ilumina o céu de uma ponta até a outra. 25 Mas, primeiro ele sofrerá muitas coisas e será rejeitado pelo povo de hoje. 26 A época em que o Filho do homem vier será como a época de Noé: 27 as pessoas comiam e bebiam, casavam-se e eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Depois veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 Será como aconteceu no tempo de Ló: as pessoas comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, houve uma chuva de fogo e enxofre, que caiu do céu e matou todas as pessoas de lá.
30 O dia em que o Filho do Homem aparecer será exatamente assim. 31 Nesse dia, se vocês estiverem na parte de cima das suas casas, no terraço, não desçam para entrar em casa e pegar suas coisas. E se vocês estiverem trabalhando no campo, não voltem para casa também. 32 Lembrem-se da esposa de Ló. 33 Se vocês tentarem preservar suas vidas, vocês as perderão. Mas, se vocês perderem as suas vidas, vocês as salvarão. 34 Eu lhes digo que, naquela noite, dois estarão dormindo na cama; um será levado e o outro será deixado. 35 Duas mulheres estarão moendo grãos, e uma será levada e a outra será deixada.” 36  §
37 Eles perguntaram: “Onde isso acontecerá, Senhor?” Jesus respondeu: “Os urubus se reúnem onde o corpo de um morto está.”
 
* 17:14 Levítico 14. 17:21 Ou “dentro de vocês.” 17:22 Literalmente, “um dos dias.” § 17:36 O versículo 36 não se encontra nos textos originais.