21
Jesus estava olhando ao redor e viu pessoas ricas colocando suas contribuições na caixa de ofertas.* Ele também viu uma viúva muito pobre colocar duas pequenas moedas.
Ele disse: “Eu lhes digo que isto é verdade: esta pobre viúva colocou mais do que todos os outros juntos. Todos eles deram da riqueza que eles tinham, mas ela deu de sua pobreza tudo o que tinha para viver.”
Algumas pessoas que estavam lá comentavam sobre o Templo, a respeito das bonitas pedras com que estava enfeitado e das coisas que tinham sido ofertadas. Mas, Jesus disse: “Em relação a estas coisas para as quais vocês estão olhando, está chegando o momento em que não restará uma pedra sobre a outra. Tudo será destruído!”
Eles lhe perguntaram: “Mestre, quando isso acontecerá? Qual será o sinal que mostrará que essas coisas acontecerão?”
Jesus lhes avisou: “Tenham cuidado para que não sejam enganados. Muitas pessoas vão aparecer, fingindo ser eu, afirmando: ‘Eu sou o Messias!’§. E também: ‘O tempo chegou!’ Mas não as sigam. Quando vocês ouvirem sobre guerras e revoluções, não fiquem com medo, pois essas coisas precisam acontecer primeiro, mas não quer dizer que o fim virá imediatamente.”
10 Ele lhes disse: “As nações atacarão umas às outras, e os reinos lutarão uns contra os outros. 11 Haverá fortes tremores de terra, muita fome e epidemias em muitos lugares. Além disso, serão vistos estranhos sinais no céu, que irão aterrorizar a todos. 12 Mas, antes de tudo isso, eles irão prendê-los e persegui-los. Eles irão arrastá-los até às sinagogas e os jogarão na prisão. Vocês serão julgados por reis e governadores, por minha causa. 13 Mas, isso lhes dará a oportunidade para falar em meu nome diante deles. 14 Assim, não se preocupem sobre como falarão para se defender, 15 pois eu lhes darei palavras de sabedoria, para que os seus inimigos não sejam capazes de resistir a vocês ou de desmenti-los. 16 Vocês serão entregues até por seus pais, irmãos, parentes e amigos e irão até mesmo matar alguns de vocês. 17 Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. 18 Mas, nem um único fio de cabelo da cabeça de vocês será perdido. 19 Ao ficarem firmes, vocês ganharão as suas vidas.*
20 No entanto, quando vocês virem Jerusalém cercada por exércitos, então, saberão que a destruição da cidade está próxima. 21 As pessoas que estiverem na Judeia deverão fugir para as montanhas, e aquelas que estiverem em Jerusalém deverão sair imediatamente. Os que se encontram nos campos não deverão entrar na cidade. 22 Pois esses serão dias de punição, cumprindo assim o que está escrito.
23 Que dias difíceis para as mulheres que estiverem grávidas ou amamentando os seus bebês nessa época! Porque virão problemas terríveis sobre a terra e acontecerá a punição para essas pessoas. 24 Muitas serão mortas pela espada, e outras levadas como prisioneiras para todas as nações. Jerusalém será esmagada pelas nações pagãs até que se acabe o tempo delas fazerem isso.
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Aqui na terra, as nações ficarão em dificuldade e confusas pelo barulho furioso e pela agitação do mar. 26 As pessoas irão desmaiar de medo, aterrorizadas com o que estará acontecendo no mundo, pois os poderes dos céus serão abalados. 27 Então, elas verão o Filho do Homem, vindo em uma nuvem, com poder e grande glória. 28 Mas, quando essas coisas acontecerem, fiquem firmes e ergam a cabeça, pois vocês logo serão salvos.”
29 Então, Jesus lhes contou esta história como um exemplo para o que queria dizer: “Vejam a figueira ou qualquer outro tipo de árvore. 30 Quando vocês veem novas folhas aparecerem ninguém precisa lhes dizer que o verão está próximo. 31 Da mesma maneira, quando vocês virem essas coisas acontecendo não precisarão que alguém lhes diga que o Reino de Deus está próximo. 32 Eu lhes digo que isto é verdade: esta geração não morrerá antes que tudo isso aconteça. 33 O céu e a terra poderão desaparecer, mas a minha palavra não desaparecerá.
34 Tomem cuidado para que não se distraiam com festas, bebedeiras ou com as preocupações desta vida, para que esse dia não os pegue de surpresa. 35 Pois esse dia virá para todos que vivem sobre a terra. 36 Fiquem sempre alerta e orem. Assim, vocês poderão escapar de tudo que irá acontecer e permanecer em pé diante do Filho do Homem.”
37 Todos os dias Jesus ensinava no Templo, e todas as noites ele ficava no monte das Oliveiras. 38 Todas as pessoas vinham bem cedo de manhã para ouvi-lo no Templo.
 
* 21:1 No Templo. (Ver 20:1.) 21:2 Moedas de pequeno valor, chamadas lepta. 21:5 Provavelmente alguns dos discípulos, ver Marcos 13:1. § 21:8 Ou “virão em meu nome.” * 21:19 Significando vida eterna, ou até mesmo que você conseguirá ser quem você realmente foi destinado a ser. 21:27 Daniel 7:13-14. 21:34 “Esse dia”, a chegada do Filho do Homem.