Marcos
1
Aqui começa o evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Exatamente como o profeta Isaías escreveu: “Estou enviando o meu mensageiro antes de você, para preparar o seu caminho. Alguém está gritando no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor! Abram um caminho reto para ele!’ ”*
João Batista apareceu no deserto, anunciando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Todos os moradores da Judeia e de Jerusalém foram até ele. Eles confessaram os seus pecados e foram batizados no rio Jordão.
João usava uma roupa feita de pelo de camelo e um cinto de couro. Ele comia gafanhotos e mel silvestre. Isto é o que ele dizia ao povo: “Aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu. Eu não sou digno nem mesmo de tirar as suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.”
Então, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10 Assim que Jesus saiu da água, ele viu os céus se abrirem e o Espírito, como uma pomba, descer e pousar sobre§ ele. 11 Uma voz vinda do céu disse: “Você é o meu Filho, a quem eu amo e que me deixa muito feliz.”
12 Logo em seguida, o Espírito o mandou para o deserto, 13 onde ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias. Ele estava entre os animais selvagens, e os anjos cuidaram dele.
14 Mais tarde, após João ser preso, Jesus foi para a Galileia, anunciando as boas novas que vêm de Deus.
15 Jesus dizia: “O tempo anunciado chegou! O Reino de Deus chegou!* Arrependam-se e creiam no evangelho!”
16 Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o seu irmão André, jogando a rede de pesca na água, pois pescar era o meio de sobrevivência deles. 17 Jesus lhes disse: “Venham e sigam-me e eu lhes ensinarei a pescar pessoas!” 18 Eles imediatamente largaram as redes e o seguiram.
19 Mais adiante, ele viu Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu. Eles estavam em um barco, consertando suas redes. 20 Imediatamente, Jesus os chamou para segui-lo, e eles deixaram o seu pai Zebedeu no barco, com os empregados contratados, e seguiram Jesus.
21 Eles partiram para Cafarnaum e, no sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinou ali. 22 As pessoas ficaram maravilhadas com a sua forma de ensinar, pois ele falava com autoridade, diferente dos educadores religiosos.
23 De repente, ali mesmo na sinagoga, um homem possuído por um espírito mau começou a gritar: 24 “Jesus de Nazaré, por que você está nos incomodando? Você veio para nos destruir? Eu sei quem você é! Você é o Santo que Deus enviou!”
25 Jesus repreendeu o espírito mau, dizendo: “Fique quieto! Saia dele!”
26 O espírito mau gritou, fez o homem ter convulsões e saiu dele.
27 Todos ficaram espantados com o que aconteceu. Eles perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Este novo ensinamento tem tamanha autoridade? Mesmo os espíritos maus lhe obedecem!” 28 A notícia a respeito de Jesus se espalhou rapidamente por toda a região da Galileia.
29 Então, eles saíram da sinagoga e foram para a casa de Simão e de André, junto com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava deitada na cama, com febre. Eles, então, falaram com Jesus a respeito dela. 31 Ele se aproximou dela, segurou a sua mão e a ajudou a se levantar. Ela imediatamente ficou sem febre. Depois, ela preparou a comida para eles.
32 Após o pôr-do-sol naquela tarde, as pessoas trouxeram os doentes e os possuídos por demônios para Jesus curar. 33 Todas as pessoas da cidade se reuniram fora da casa de Simão. 34 Ele curou muitas pessoas que tinham diversas doenças e expulsou muitos demônios. Ele não permitia que os demônios falassem, pois eles sabiam quem ele era.
35 De manhã, bem cedo, enquanto o céu ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi sozinho para um lugar calmo, para orar. 36 Simão e os outros foram procurá-lo. 37 Quando o encontraram, eles lhe disseram: “Todos estão procurando você.”
38 Jesus respondeu: “Nós precisamos ir para outras cidades próximas daqui, para que eu também possa anunciar o evangelho lá. Afinal, foi para isso que eu vim.”
39 Então, ele percorreu toda a Galileia, anunciando seus ensinamentos nas sinagogas e expulsando os demônios.
40 Um leproso veio até ele, pedindo ajuda. O homem se ajoelhou diante de Jesus, dizendo: “Por favor, se você quiser, você pode me curar!” 41 Com pena, Jesus se aproximou, tocou nele e disse: “Sim, eu quero! Você está curado!”
42 A lepra o deixou imediatamente, e ele ficou curado. 43 Jesus o avisou antes de mandá-lo embora: 44 “Cuidado para não contar sobre isso a ninguém. Vá e peça ao sacerdote que o examine. E ofereça o sacrifício que Moisés exigiu por essa purificação, para que as pessoas tenham uma prova”.§
45 Mas, o leproso curado foi e disse a todos o que tinha acontecido. Com isso, Jesus não podia mais ir publicamente às cidades. Ele precisou ficar em lugares mais afastados. E pessoas de todas as partes vinham procurá-lo.
 
* 1:3 Malaquias 3:1 e Isaías 40:3. 1:4 Arrependimento significa uma “mudança de atitude”; mas, aqui também reflete o chamado dos profetas do Antigo Testamento para voltarmos para o Senhor como seu povo e para que renunciemos às falsas ideias religiosas e às práticas do mal. 1:6 Muito provavelmente signifique alfarroba, em vez de insetos. § 1:10 Ou “para dentro do.” * 1:15 Ou “O governo de Deus começou!” O Reino não deve ser visto como um território no senso comum da palavra, mas, sim, como o reinado e a autoridade de Deus sendo restaurados pela chegada de Jesus. Observe também que o tempo verbal indica que o Reino não está simplesmente perto, mas que ele chegou na pessoa de Jesus. Isso acrescenta urgência à resposta de arrependimento. 1:20 Implícito. 1:22 “Educadores religiosos” ou “escribas.” Esses eram mais do que “escribas” no sentido estrito. Eles eram homens que tinham autoridade na interpretação das Sagradas Escrituras, e o seu tempo era usado para ensinar as pessoas sobre as exigências da lei religiosa. § 1:44 Levítico 14.