13
Quando Jesus estava saindo do Templo, um dos seus discípulos lhe disse: “Mestre, veja estas pedras gigantescas e estes edifícios magníficos!”*
“Você está vendo todos estes grandes edifícios?”, Jesus respondeu. “Não sobrará uma única pedra sobre a outra. Tudo será destruído.”
Jesus estava sentado no monte das Oliveiras, olhando para o Templo, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular: “Mestre, conte para nós quando isso irá acontecer. Qual é o sinal que irá mostrar que tudo isso está próximo de se cumprir?”
Jesus começou a lhes dizer: “Cuidado para que ninguém engane vocês. Muitas pessoas virão em meu nome, afirmando: ‘Eu sou o Messias!’ Elas enganarão muita gente. Não fiquem preocupados quando ouvirem sobre guerras em lugares próximos ou distantes. Essas coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim. Uma nação vai guerrear contra outra, e um reino lutará contra outro. Haverá tremores de terra em vários lugares, e a fome também se espalhará. Esses são os efeitos do início das dores do parto do mundo.
Cuidem-se! Eles entregarão vocês para serem julgados nos tribunais. Vocês apanharão nas sinagogas. Por me seguirem, vocês precisarão ficar diante de governadores, de reis e precisarão testemunhar para eles.
10 Primeiro, o evangelho deve ser anunciado a todas as pessoas. 11 Quando eles vierem prender vocês e levá-los aos tribunais, não se preocupem com o que devem falar. Apenas digam o que lhes for dado para dizer naquele momento, pois não serão vocês falando, mas, sim, o Espírito Santo.
12 Um irmão entregará outro irmão para ser morto e um pai entregará seu filho. Filhos se voltarão contra os seus pais e os matarão. 13 Vocês serão odiados por todos, por minha causa, mas, quem se mantiver firme até o fim será salvo.
14 Mas, quando vocês virem a ‘abominação’, situada onde não deveria estar (que o leitor entenda o que isso quer dizer), então, aqueles que estiverem na Judeia deverão correr para as montanhas. 15 As pessoas que estiverem nos terraços de suas casas não entrem nas casas para pegar absolutamente nada. 16 Aqueles que estiverem nos campos não voltem para casa para pegar os seus casacos. 17 Como sofrerão as mulheres grávidas e as que estiverem amamentando nessa época! 18 Peçam a Deus para que isso não aconteça durante o inverno. 19 Pois, esses serão dias turbulentos como nunca se viu desde que Deus criou o mundo. E nunca mais se verá uma coisa assim. 20 Se Deus não encurtar esses dias, ninguém sobreviverá. No entanto, pelo bem dos que Deus escolheu salvar, ele abreviou esses dias.
21 Então, se alguém lhes disser: ‘Veja! Aqui está o Messias.’ Ou: ‘Olhe!, aqui está ele’, não acreditem. 22 Falsos messias e falsos profetas aparecerão e farão sinais milagrosos e coisas maravilhosas para enganar, se possível, até os escolhidos por Deus. 23 Cuidado! Estou lhes dizendo todas essas coisas antes que elas aconteçam.
24 Isso é o que acontecerá após esses dias de tribulação: ‘O sol ficará escuro e a lua não brilhará. 25 As estrelas cairão do céu e os poderes do espaço serão abalados.’§
26 Então, eles verão o Filho do Homem vindo nas nuvens, com grande poder e glória.* 27 Ele enviará os anjos e reunirá todos os seus escolhidos, seja onde estiverem, de um lado do mundo até o outro.
28 Aprendam com a lição da figueira. Quando os seus galhos ficam verdes e as folhas começam a surgir, vocês sabem que o verão está próximo. 29 Da mesma maneira, quando virem essas coisas acontecendo, vocês saberão que o tempo está próximo, pronto para começar! 30 Eu lhes digo que isto é verdade: as pessoas desta geração não morrerão até que todas essas coisas tenham acontecido. 31 Céu e terra chegarão ao fim, mas os meus ensinamentos permanecerão.
32 Ninguém sabe quando chegará o dia ou a hora disso acontecer, nem os anjos no céu e nem mesmo o Filho; apenas o Pai sabe. 33 Vigiem! Fiquem atentos! Pois vocês não sabem quando isso irá acontecer. 34 É como um homem que saiu em uma viagem. Ele saiu de sua casa e deu a cada um dos seus empregados a autorização para fazer o que ele lhes tinha ordenado. Ele disse ao porteiro para ficar atento.
35 Então, vigiem, pois vocês não sabem quando o proprietário da casa estará de volta: se será no final da tarde, no meio da noite, antes do amanhecer ou de manhã. 36 Vocês não irão querer ser pegos dormindo, caso ele retorne inesperadamente. 37 O que eu estou dizendo a vocês, eu digo a todos: ‘Vigiem!’ ”
 
* 13:1 Literalmente, “que pedras e que construções maravilhosas!” 13:4 Devido à pergunta dos discípulos combinar os dois acontecimentos, a resposta de Jesus associa aspectos da destruição do Templo e do final dos tempos. 13:14 Ou “a idolatria que causa desgosto.” Daniel 9:27, Daniel 11:31 e Daniel 12:11. § 13:25 Isaías 13:10. * 13:26 Daniel 7:13-14. 13:27 Literalmente, “pelos quatro ventos.”