16
Assim que o dia de sábado tinha acabado, Maria Madalena, Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para colocarem sobre o corpo de Jesus. No domingo*, bem cedo, assim que o sol nascia, elas foram ao túmulo. Elas perguntavam umas para as outras: “Quem irá rolar a pedra, para que consigamos entrar no túmulo?” Mas, quando elas chegaram e olharam, perceberam que a pedra muito grande e pesada já tinha sido tirada da entrada.
Quando elas entraram no túmulo, viram um jovem sentado à direita, usando um longo manto branco. Elas ficaram muito assustadas.
Ele lhes disse: “Não tenham medo! Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, aquele que foi crucificado. Ele ressuscitou. Ele não está aqui. Vejam! Este é o lugar em que eles o colocaram. Agora vão e digam a Pedro e aos outros discípulos que ele está indo antes deles para a Galileia. Vocês o encontrarão lá, exatamente como ele lhes disse.”
Elas saíram e correram, tremendo e muito confusas. Elas não disseram nada a ninguém, porque estavam com muito medo.
Quando Jesus ressuscitou na manhã de domingo, ele apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem expulsara sete demônios. 10 Ela foi e contou aos companheiros de Jesus, pois eles estavam tristes e chorando. 11 Quando eles ouviram que Jesus estava vivo e que ela o tinha visto, eles não acreditaram. 12 Depois, Jesus apareceu em uma forma diferente para dois outros discípulos, que iam caminhando para o campo. 13 Eles voltaram e contaram aos outros, mas eles não acreditaram neles também.
14 Depois disso, ele apareceu aos onze discípulos, enquanto eles estavam comendo. Ele os repreendeu por sua falta de fé e sua teimosia, pois eles não acreditaram naqueles que o tinham visto após ter ressuscitado.
15 Então, ele lhes disse: “Anunciem pelo mundo inteiro o evangelho a todas as pessoas. 16 Qualquer um que tenha fé em mim e for batizado será salvo, mas quem escolher não ter fé será condenado. 17 Os seguintes sinais acompanharão os que têm fé em mim: em meu nome, eles expulsarão demônios. Eles falarão novos idiomas. 18 E se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, eles não sofrerão nenhum mal. Eles colocarão suas mãos nos doentes e eles serão curados.”
19 Depois, o Senhor Jesus, após acabar de falar com eles, foi levado para o céu, onde se sentou à direita de Deus. 20 Os discípulos foram e anunciaram o evangelho por toda parte. E o Senhor trabalhava com eles, por meio dos sinais milagrosos que acompanhavam a mensagem, confirmando que ela era verdadeira.
 
* 16:2 Literalmente, “o primeiro dia da semana.” 16:8 Muitos dos primeiros manuscritos do evangelho de Marcos terminam aqui. Outros continuam como mostrado. 16:15 Literalmente, “toda a criação.”